Blog da Twygo
Onboarding (Integração) de colaboradores
Publicado 08/10/2019
Por Kátia

A integração de novos colaboradores é muito importante para colocar o funcionário “a bordo” da nova empresa em que vai trabalhar. É o momento de ele entender a cultura da empresa, ser apresentado aos colegas e aprender a executar sua função.

Realizar esse processo corretamente é a chave para o sucesso de muitas contratações e, por isso, vamos ensinar tudo o que esse treinamento precisa conter, para você realizá-lo da melhor forma. Siga lendo o post para aprender!

Integração de novos colaboradores

O que é integração de novos colaboradores?

Integração de novos colaboradores é o processo de preparar um funcionário para que ele inicie seu trabalho na empresa.

KIT Integração novos colaboradores

Esse processo tem 3 principais objetivos:

Acolhimento do colaborador

A integração é o momento de receber o novo colaborador para trabalhar em um novo ambiente, acolhê-lo e fazê-lo se sentir parte do time.

Ao fim da integração, ele deve estar por dentro da cultura da empresa, e bem entrosado com os colegas de equipe.

Ensinar o essencial sobre a empresa

O colaborador deve saber o necessário sobre a empresa antes de começar a trabalhar de fato.

Isso porque ele precisa entender o perfil da empresa que ele irá fazer parte, saber como o trabalho dele se encaixa na estratégia da organização, como os processos estão estruturados etc.

Capacitar o colaborador para exercer sua função

O processo de integração também tem como objetivo preparar o profissional para desempenhar sua função na empresa com qualidade e autonomia.

Por isso, ele deve ser capacitado nos processos de sua área, nas ferramentas que irá precisar utilizar diariamente e todos os indicadores e materiais que o ajudem a exercer seu trabalho.

Onboarding: como acelerar a integração de novos colaboradores e engajá-los na sua equipe

Qual a importância da integração de novos colaboradores?

A integração é o primeiro degrau do desenvolvimento do funcionário na empresa. É a partir dela que ele conhecerá sua equipe de trabalho, os métodos e processos utilizados, entender o que a organização espera dele e o que ele pode esperar da organização.

Entenda alguns benefícios de realizar corretamente a integração de novos colaboradores:

Entrega mais rápida de resultados

Quando um novo colaborador entende o método de trabalho e como realizá-lo da melhor forma, o período de adaptação é mais rápido e ele começa a entregar resultados mais cedo.

Melhora do clima organizacional

Cada vez mais as empresas percebem a necessidade de prezar por um bom clima organizacional, e o primeiro passo para se obter um bom clima é estabelecer e deixar claro as regras, valores, filosofias e código de conduta da empresa.

São essas bases que garantirão um bom clima organizacional, e o mais indicado é apresentá-las assim que o profissional entra na organização.

O que um treinamento de integração contém?

O que precisa ter na integração de novos colaboradores

1 – Mensagem de boas vindas

É um recado amistoso para o colaborador, assinado pelo seu futuro líder, diretor da área ou mesmo pelo presidente da companhia. Aqui também entra a entrega de  itens personalizados. Isso aumenta a sensação de pertencimento.

No vídeo abaixo deixamos algumas ideias de itens para adicionar no kit de boas-vindas do seu colaborador.

2 – Documentos importantes

Também é importante fornecer ao novo colaborador documentos importantes, como: cartilhas de benefícios e convênios, acordos de confidencialidade, números de ramal, manuais etc.

3 – Apresentação da empresa

Consiste em apresentar uma breve história da organização, os valores, a visão e a missão da empresa, além da cultura organizacional. Isso ajuda a aumentar o engajamento do novo colaborador e fazê-lo entender que faz parte de um grande projeto.

4 – Apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa

É interessante que o novo colaborador tenha contato com o produto ou serviço oferecido pela empresa, independentemente do setor em que ele irá atuar. Afinal, ele deve saber em prol de que está trabalhando, aquilo que ele estará promovendo.

5 – Apresentação aos colegas de trabalho

Ao apresentar um novo membro a sua equipe, é importante esclarecer quem é o seu líder imediato, quais as funções de cada um e quais as atividades que serão realizadas por ele.

6 – Apresentação das funções

Algo que não pode faltar na integração de um novo colaborador é a apresentação das funções que serão desempenhadas por ele. Não só isso, mas os processos e as ferramentas também.

checklist-para-integracao-de-novos-colaboradores-twygo

Todos esses procedimentos devem aparecer em algum momento da integração, e é importante saber em que momento você deve lançar mão de cada um deles. Por isso, fizemos um passo a passo com as etapas de uma integração.

No próximo tópico, você pode conferir e aprender a aplicar um treinamento desse tipo, olha só:

Como aplicar um treinamento de integração?

Como fazer onboarding de funcionários

1) Prepare o colaborador

Antes de tudo, precisamos lembrar que a integração começa bem antes do primeiro dia do colaborador na empresa. Ela ocorre desde que o profissional é contratado até depois dos primeiros dias de trabalho.

Então é preciso preparar o colaborador para entrar na organização. Mas como se faz isso? Você precisa fazê-lo se sentir bem-vindo e garantir que tenha uma boa experiência. Aqui entram:

  • Welcome kits;
  • Mensagem de boas-vindas;
  • Materiais institucionais (ex: culture code);
  • Aviso a equipe sobre chegada do novo colega.

2) Apresente a empresa

Esse é o momento no qual o colaborador vai começar na empresa, o seu primeiro dia. Geralmente essa etapa é liderada pelo RH, que fica responsável por apresentar a empresa e sua estrutura.

Então é importante reforçar para o colaborador “quem” é a empresa. Você faz isso apresentando:

  • Missão, visão e valores;
  • Cultura organizacional;
  • Estratégia do negócio;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Macroprocessos;
  • Tour pelo escritório (físico ou virtual).

Além disso, o funcionário precisa ser apresentado aos profissionais-chave da empresa, como a liderança e gestão, e claro, a seus colegas de trabalho. Essa interação é muito importante para introduzir o novo colaborador ao seu setor e fazê-lo se sentir definitivamente acolhido.

3) Capacite o colaborador

Esse passo geralmente é realizado pelo líder/gestor do novo colaborador. É o momento de efetivamente treinar o profissional para desempenhar sua função.

O colaborador irá precisar passar por treinamentos e capacitações, em sua maioria mais técnicas, para aprender a executar a função de acordo com os padrões específicos da organização.

Ele irá precisar saber utilizar todas as ferramentas necessárias, saber quem pode orientá-lo em caso de dúvidas, e ter domínio básico dos processos de sua área.

4) Avalie a integração

Por fim, você não pode deixar de medir os resultados do treinamento. Dessa forma, você pode avaliar as ações e identificar as melhorias a serem feitas nas próximas integrações.

Você consegue fazer isso através de feedbacks dos novos colaboradores que passaram pelo treinamento, para saber o que eles acharam positivo e negativo no processo.

Uma outra ferramenta é a avaliação de desempenho, que além de ajudar a identificar os conhecimentos adquiridos pelos profissionais, pode servir como um indicativo da qualidade técnica da integração.

Pronto, agora você está pronto para realizar a integração de novos colaboradores na sua empresa!

Esse processo precisa ser repetido toda vez que alguém entra na empresa, nesse sentido, os gastos com tempo, recursos humanos e materiais é algo a ser levado em conta. Para que não seja necessário repetir diversas vezes a aplicação do mesmo conteúdo, uma plataforma EAD pode ser muito útil.

Demonstracao-gravada-twygo-lms

É possível hospedar o conteúdo do treinamento (vídeos, PDFs, PPTs, etc.) em uma plataforma EAD, e esse conteúdo pode ser acessado a qualquer hora por qualquer novo colaborador que entrar na empresa. Isso elimina a necessidade de formar turmas, alocar espaços físicos e outros recursos.

Se quiser saber mais sobre a utilização de plataformas EAD em treinamentos de integração, leia nosso post sobre o assunto e aprenda como fazer integração de novos colaboradores usando uma plataforma EAD.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!