Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 03/10/2018
Por Multipeers

Os colaboradores formam um dos pilares mais importantes de uma empresa. Eles são, sem dúvida, fundamentais para o andamento de uma organização. Por isso, é importante monitorar seus dados e comportamentos para que a empresa tenha acesso à informação em tempo real sobre seus colaboradores, fazendo a gestão de pessoas da melhor forma.

Nesse artigo vamos te contar a importância da informação em tempo real para a gestão de pessoas!

Para isso é importante entender o que é o People Analytics.

O que é People Analytics?

People Analytics é o processo de recolha, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para as decisões tomadas na empresa, antecipando tendências e ajustando estratégias.

Esse termo é cada vez mais importante para as empresas! Há previsões de que nos próximos tempos existam ainda mais dados sobre os colaboradores. Assim, a necessidade de fazer algo útil com esses dados também cresce.

Analisar dados em tempo real é uma tendência que veio para ficar, pois atualmente já não basta analisar informações com alguns dias de atraso, é preciso analisar os dados no exato momento em que eles são gerados, pois só assim os negócios conseguem manter-se competitivos.

Vamos ver quais os principais benefícios da informação em tempo real para a gestão de pessoas!

Benefícios da informação em tempo real para a gestão de pessoas

Menos burocracia

O excesso de burocracia sempre foi um dos grandes inimigos da gestão de pessoas. Processos morosos e complicados sempre pautaram as empresas.

Esses processos complicados faziam com que os talentos se cansassem e procurassem um novo emprego, fazendo com que a taxa de retenção de talento nas empresas fosse muito reduzida, aumentando a rotatividade de colaboradores.

Através de softwares que permitem analisar a informação em tempo real e em um único dashboard, é possível automatizar cada vez mais processos e hoje em dia eles tornaram-se mais leves e simples.

Departamento de recursos humanos como elemento estratégico

O departamento de recursos humanos lida diariamente com questões burocráticas e antes da integração tecnológica tudo era ainda mais complicado.

As tarefas desses profissionais estavam desalinhadas dos objetivos da empresa como um todo. Hoje em dia, devido à tecnologia, o departamento de recursos humanos é uma ferramenta de apoio para o cumprimento dos objetivos das empresas. Com o uso de ferramentas certas (por exemplo: ferramentas de análise de KPI’s) é possível identificar e formar colaboradores com capacidade de liderança.

Tomada de decisão mais assertiva

Quando se sabe exatamente o que acontece na empresa, é muito mais fácil tomar a decisão certa.

Analisar o negócio em tempo real pode dar todos os inputs necessários para que a empresa decida conscientemente sobre o melhor rumo a tomar referente aos recursos humanos da empresa, ou seja, para promover ou desligar um colaborador.

Os relatórios com alguns dias apresentam informações desatualizadas, que não correspondem ao estado real da empresa naquele momento. Por isso, muitas vezes as decisões tomadas são desajustadas e não beneficiam o negócio.

informacao-em-tempo-real1

Possibilidade de ativar alertas de negócio

Os softwares de monitoramento do negócio, como o Multipeers, permitem que se definam alertas de negócio sempre que acontecer um desvio do que é considerado normal dentro da sua empresa.

Essas ferramentas podem ativar alertas de negócio sobre níveis de absenteísmo, por exemplo.

Onde quer que o gestor de RH esteja, será notificado por SMS ou e-mail sobre eventuais alterações e poderá agir de imediato, antes mesmo de haver prejuízos para a organização.

A possibilidade de receber alertas em tempo real revela-se uma enorme vantagem competitiva pois possibilita uma ação imediata, antes mesmo de existirem consequências para os processos da empresa.

O Multipeers é um sistema de monitorização do negócio que o ajuda a analisar a enorme quantidade de informação que é gerada diariamente na sua organização. Através de dashboards simples, conseguirá perceber instantaneamente em que ponto está a sua empresa e agir de imediato para conseguir os melhores resultados possíveis!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!