Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 01/08/2019
Por Kátia

Indicadores de treinamento são métricas cruciais para mensurar o nível de qualidade e eficácia das capacitações de uma empresa. A partir dos indicadores de treinamento, é possível encontrar pontos de melhoria para os programas de T&D futuros.

Se você quiser ficar por dentro de tudo sobre indicadores de treinamento, preparamos um post completo:

Você pode pular para a parte que mais lhe interessar ou ler o conteúdo na íntegra. Boa leitura!

 

 

O que são indicadores de treinamento?

Um indicador de treinamento é uma medida quantitativa que aponta a eficiência de um programa de capacitação a partir dos resultados que ele apresenta.

Por meio dele, os líderes responsáveis pelos treinamentos conseguem perceber o que já está dando certo e o que precisam mudar no desenvolvimento dos colaboradores.

Existem vários indicadores para acompanhar, que podem ser separados por foco e utilidade. Lembrando que não há uma lista de indicadores obrigatórios para monitorar.

A filtragem de quais indicadores têm a ver com a necessidade da empresa deve ser feita pelos gestores que organizam o programa de T&D, levando em consideração os objetivos da organização.

Veja a seguir quais são os benefícios de investir nos indicadores de treinamento.

 

Quais as vantagens dos indicadores de treinamento?

Melhor direcionamento do treinamento

Os indicadores de treinamento possibilitam que a empresa tenha uma abordagem mais estratégica da capacitação. Isso ocorre porque ajudam na:

  1. Mensuração do retorno que os treinamentos trazem;
  2. Análise de dados para tomar medidas futuras;
  3. Criação de um plano de carreira para os colaboradores.

Além disso, ajudam a entender as características dos colaboradores e ter informações mais precisas sobre eles.

Ajuda na escolha dos formatos de conteúdo

Na hora de preparar os materiais de treinamento, é preciso levar em conta que cada pessoa tem uma forma de aprender.

Enquanto alguns colaboradores têm memória visual e preferem slides e infográficos, outros tem memória auditiva e aprendem melhor com palestras e podcasts.

Veja exemplos:

Indicadores de treinamento tipos de aprendizagem

A partir dos indicadores, é possível identificar quais tipos de conteúdo são preferidos pelas equipes e preparar materiais voltados para elas.

Aumenta os resultados da empresa

O objetivo principal dos treinamentos é melhorar as habilidades dos colaboradores para trazer resultados.

Treinamentos monitorados com indicadores tem mais chance de otimizar competências, e assim, aumentar a produtividade e os números da empresa.

Agora que você já sabe a importância dos indicadores de treinamento, confira quais são eles!

 

 

Indicadores de treinamento específicos

Cada indicador de treinamento foca em um fator do programa de treinamento. Esses indicadores podem ser separados em indicadores específicos e generalizados, que vamos explicar a seguir.

Você pode acompanhar a lista de indicadores junto com o infográfico gratuito que preparamos. Clique no banner para acessar!

CTA-indicadores-de-treinamento

Os indicadores específicos são direcionados à análise de um treinamento realizado recentemente, monitorando sua performance em relação aos treinamentos anteriores. Esse tipo de indicador demonstra fatores de desempenho como engajamento, satisfação e aproveitamento. Confira:

1. Taxa de adesão

Este indicador mostra a porcentagem de colaboradores convidados que compareceram ao treinamento. Essa porcentagem reflete a efetividade da divulgação do programa.

É importante divulgar os treinamentos bem antes da realização, para que os colaboradores entendam a importância de tirar um tempo para se capacitar. Isso ajuda a criar engajamento, para que mais pessoas participem simultaneamente do treinamento.

Quanto mais colaboradores treinados em um único período, maior a economia de recursos em programas futuros.

2. Taxa de abandono

Indica quantos colaboradores desistiram do treinamento no meio do caminho. Monitorar esse indicador ajuda a executar ações de melhoria no engajamento dos colaboradores, além de servir como comparativo do antes e depois de eventuais mudanças no plano de treinamento e desenvolvimento.

3. Reação dos participantes

Após aplicar uma trilha de aprendizagem, o ideal é oferecer aos colaboradores um meio de comunicar suas opiniões sobre os treinamentos. Avaliando esses dados é possível medir a qualidade do treinamento e o nível de aprendizado dos colaboradores.

Além de ajudar na manutenção do programa de T&D, medir a reação dos participantes passa um sentimento de valorização aos colaboradores, aumentando o engajamento.

4. Média de avaliação do aprendizado

Fazendo uma média das notas dos colaboradores no treinamento, você consegue um registro mais concreto do nível de aprendizado dos envolvidos.

Junto disso, é possível verificar quais são os treinamentos com as maiores e as menores notas, contribuindo na criação de ações de melhoria mais direcionadas.

5. Investimento em T&D por pessoa

Esse indicador basicamente divide o gasto total do treinamento pelo número de colaboradores que participaram.

Para manter esse indicador positivo, é necessário equilibrar a balança entre custo e resultados: treinamentos com custos maiores precisam mostrar resultados mais rápidos, para que o investimento compense.

Também é possível comparar o investimento com o desempenho individual de cada colaborador treinado.

6. Aproveitamento individual

É uma análise feita com cada colaborador que participou do treinamento, indicando se ele realmente adquiriu conhecimento e se tornou um profissional melhor. Isso é avaliado por meio de uma comparação do desempenho atual com o desempenho anterior ao treinamento e observando a execução de tarefas.

Colaboradores com um bom aproveitamento individual se tornam multiplicadores internos, ou seja, colaboradores que passam seu aprendizado para frente por meio da gestão do conhecimento. Assim, toda a equipe recebe capacitação mais rapidamente e, consequentemente, gera melhores resultados.

Para você saber mais sobre como analisar resultados de treinamento, temos um webinar completo e gratuito. Clique no banner para conferir!

Como mensurar resultados de treinamentos corporativos

 

 

Indicadores de Treinamento Gerais

indicadores gerais mostram os efeitos do programa de treinamento e desenvolvimento em um determinado período de tempo, como o intervalo de um ano. Esses cinco indicadores se baseiam em dados mais abrangentes e atemporais na empresa, como:

7. Colaboradores alcançados

Quantos colaboradores foram capacitados durante o treinamento? Quanto tempo ele durou? Monitorar o número de colaboradores alcançados ajuda a avaliar:

  • A capacidade da equipe de treinamento de lidar com equipes grandes;
  • O cumprimento do treinamento em em determinados espaços de tempo.

Além disso, avalia a efetividade do programa de T&D.

8. Tempo médio de treinamento por pessoa

Indica a média de tempo destinada ao treinamento de cada colaborador. Monitorar esse indicador ajuda na avaliação da efetividade do programa de T&D e na contabilização de quantas horas de trabalho foram destinadas para treinamentos por pessoa.

9. Média de temas por pessoa

A diversidade de treinamentos que cada colaborador participou influencia diretamente nas ações de melhoria que serão feitas no futuro.

Por exemplo, se o tema X gera mais engajamento entre os colaboradores do departamento A do que o tema Y, é natural que a equipe procure novas formas de abordar o tema Y. Assim, ele também pode se tornar interessante para os colaboradores do departamento.

10. Investimento total em T&D

O programa de T&D ideal é aquele de baixo custo e bons resultados. A melhor forma de alcançá-lo é acompanhando de perto o valor destinado ao treinamento, sempre considerando os valores gastos com ferramentas úteis para a aplicação da  trilha de aprendizagem.

E não é só isso! Medir o investimento permite que os gestores façam a comparação dos gastos em relação a treinamentos passados e ajuda a calcular o indicador de investimento em T&D por pessoa.

11. Indicadores de negócio

Ao investir em treinamento e desenvolvimento, o esperado é que a efetividade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores melhore. Logo, é importante verificar indicadores de performance geral da empresa para saber se houve melhoria nos negócios como um todo graças aos treinamentos.

Os treinamentos devem refletir nos resultados dos processos e, consequentemente, nos resultados da empresa. Indicadores como melhoria nas vendas, na satisfação do cliente e na qualidade do produto final ajudam a saber se isso de fato ocorreu. Se não, talvez alguns treinamentos devam ser repensados.

Para garantir que este processo seja eficaz e o seu time de colaboradores tenha uma boa experiência, é preciso focar no planejamento da sua estratégia.

Veja a seguir uma dica que vai te ajudar nesse processo.

Dica: planeje seu treinamento com mais facilidade!

O Canvas de Planejamento de Treinamentoque vai te ajudar a dar direcionamento à sua capacitação. Com ele, você vai otimizar o seu tempo para planejar o treinamento da sua equipe de forma objetiva

Ficou interessado? Clique no banner abaixo para baixar o material.

Canvas planejamento de treinamento
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!