Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 05/07/2019
Por Pontomais

Assim como um termômetro, os indicadores servem como um diagnóstico que permite que a organização analise uma situação e tome ações para melhorá-la. Na gestão de pessoas a situação não poderia ser diferente. Se bem utilizados, os indicadores de gestão de pessoas podem ajudar a definir o sucesso e crescimento do departamento de RH e, consequentemente, do negócio!

Para te ajudar nesse acompanhamento, listamos abaixo os principais indicadores de gestão de pessoas que devem ser acompanhados para um gerenciamento de capital humano eficiente:

5 indicadores de gestão de pessoas para acompanhar de perto

1 – Absenteísmo

O absenteísmo é a ausência do trabalhador em seu posto de trabalho. Além das faltas, no índice de absenteísmo também são considerados fatores como atrasos, saídas antecipadas, e outros motivos que faça a pessoa se ausentar de suas funções durante o período de jornada.

Para calcular o índice de absenteísmo em sua empresa, precisa primeiro entender qual a carga horária líquida total que deveria ser realizada. Desse modo, a fórmula ficaria a seguinte:

Índice de absenteísmo = nº de colaboradores x horas de trabalho por dia x total de dias trabalhados neste período

No final, divida o número de horas perdidas pelo número de horas de trabalho que a sua equipe deveria executar, multiplique por 100 (para transformar em %) e pronto. Você obterá o percentual de absenteísmo em sua empresa.

Índice de absenteísmo = (horas perdidas / horas totais) x 100

O valor de absenteísmo aponta a saúde organizacional. Números elevados mostram uma possível falta de qualidade no ambiente de trabalho, que impacta negativamente no clima organizacional. Por isso é importante os gestores estarem atentos a este número.

ferramenta-calculadora-de-rotatividade-de-colaboradores-twygo

2 – Turnover

O turnover está relacionado à rotatividade dos colaboradores na empresa, ou seja, às entradas e saídas do quadro de colaboradores. Entre os fatores que devem ser avaliados estão o modo como a gestão de pessoas é feita, o clima organizacional, o perfil das vagas que estão em turnover e a situação do mercado.

O turnover deve ser evitado justamente porque custa caro. Além dos custos com as rescisões, devem ser levadas em consideração também o tempo investido com treinamentos e a abertura de novos processos seletivos. O alto giro de pessoas também pode resultar na perda do aprendizado contínuo e a perda de muitas informações em relação ao andamento dos processos da organização.

Para calcular o turnover, primeiro some a quantidade de colaboradores admitidos e demitidos e faça a divisão por dois para achar a média.

Turnover = (quantidade de colaboradores admitidos + quantidade de colaboradores demitidos no mesmo período) / 2

Depois, faça a divisão deste resultado pelo número total de funcionários e multiplique por 100.

Turnover = (resultado da divisão anterior / total de funcionários na empresa no início do período) x 100

Pronto, agora você já possui o valor percentual do turnover de sua empresa.

calculadora-de-custo-de-integracao-de-colaboradores-twygo

3 – Índice de reclamação trabalhista

Podemos dizer que entre os indicadores de gestão, esse é um dos mais alarmantes para o RH. Ainda mais no Brasil, um dos recordistas de ações trabalhistas no mundo. Esta taxa sinaliza problemas de gestão e possíveis desacordos com a legislação.

Para levantar esse índice devem ser contabilizados casos de atrasos nos pagamentos, recolhimento do INSS, FGTS, entre outros motivos parecidos. Identificar a situação é o primeiro passo para corrigir e evitar novas ações trabalhistas.

4 – Tempo para produtividade

O tempo para produtividade revela qual é o tempo médio para um novo funcionário alcançar uma produtividade satisfatória, contabilizando desde o seu primeiro dia. Esse indicador é essencial para analisar a efetividade do programa de integração de sua empresa.

Um outro aspecto que pode ser avaliado é a qualificação do seu processo de recrutamento, ou seja, se os perfis escolhidos realmente estão de acordo com as atividades que deverão ser desempenhadas.

ferramenta-checklist-para-integracao-de-novos-colaboradores-Twygo

5 – Folha de ponto

O ponto dos colaboradores pode revelar não apenas um indicador importante, mas vários: horas extras, horas faltantes, banco de horas, escalas, entre outros. Esses números estão diretamente ligados à produtividade da equipe e ajudam a reduzir o percentual do índice acima.

Assim, o gestor consegue visualizar a capacidade operacional da empresa, possíveis sobrecargas e as melhores alocações da mão de obra disponível. Equipes bem distribuídas e equilibradas terão um melhor desempenho e retenção, melhorando também os indicadores citados acima.

Sistemas de controle de ponto online possibilitam essa rápida análise com dados atualizados em tempo real em poucos cliques e um baixo custo. Entre os líderes de mercado de gestão de jornada está a Pontomais.

Se sua empresa está buscando uma solução para automatizar as rotinas do dia a dia de RH para ter mais tempo de ser estratégico e analisar os indicadores de gestão de pessoas, podem testar a Pontomais por 14 dias grátis. Aproveite!

Para conhecer mais indicadores importantes de acompanhar na gestão de pessoas, acesse nosso infográfico especial que mostra 11 indicadores de treinamento. Clique no banner abaixo e visualize-o gratuitamente!

indicadores-de-treinamento-para-acompanhar-de-perto-twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!