A Importância do Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações

Ter um bom capital humano é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de garantir o sucesso de uma empresa. Contar com um grupo de colaboradores treinado e capacitado é sinônimo de organização atualizada, pronta para resolver problemas e para entregar o melhor produto para o cliente. Neste post você vai aprender ainda mais sobre a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações e como implantar um programa de T&D na sua organização!

Nesse texto você vai ver:

Para começar, vamos esclarecer o conceito de T&D:

O que é Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores?

Você deve achar que a resposta para essa pergunta é bem óbvia, mas há algumas diferenças entre o que é treinamento e o que é desenvolvimento que precisam estar bem claras:

O Treinamento capacita colaboradores para executarem atividades específicas dentro da empresa.

Por exemplo: aprender a manusear um software, desenvolver práticas de atendimento ao cliente, etc. É uma técnica de curto ou médio prazo e, portanto, seus resultados são percebidos rapidamente.

O Desenvolvimento, também chamado de cultura de desenvolvimento, é o conjunto de todas as práticas adotadas por uma empresa para melhorar o desempenho pessoal e profissional de um colaborador. Envolve práticas de treinamento, momentos de conversa, palestras, coaching e muito mais.

O desenvolvimento não tem uma duração mensurável porque ele deve ocorrer durante todo o tempo em que o colaborador estiver na empresa. Os resultados podem ser analisados gradativamente, conforme a proposta de desenvolvimento for avançando.

Apesar das diferenças, treinamento e desenvolvimento caminham juntos! Então entenda a importância de tê-los na sua empresa:

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações?

Como já te contamos anteriormente, investir na capacitação do capital humano é essencial para uma organização que tenha comprometimento em entregar o melhor produto e contar com uma equipe preparada. Além disso, elencamos alguns outros fatores para te ajudar a entender a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações:

Leia também  O que é e como fazer Treinamento Comportamental

Motivação

Os colaboradores vão se sentir mais motivados e mais valorizados, afinal, eles passarão a ser o centro de um conjunto de ações organizadas pela empresa.

Entrosamento

As práticas de T&D em equipe permitem que você tenha um time mais entrosado e ágil, facilitando a comunicação e a execução de tarefas.

Aumenta a participação de colaboradores na tomada de decisão

Colaboradores passam a ter mais conhecimento e, consequentemente, mais confiança para participar das decisões da empresa.

Diminui a rotatividade

Se os seus colaboradores vão se sentir mais confiantes e motivados, eles não vão querer trocar sua empresa por outra, certo? Assim, você economiza com a rotatividade de funcionários e ainda permite que os seus colaboradores cresçam dentro da organização.

Alinha a estratégia

A estratégia de uma empresa é a alma da competição e em um mercado cada vez mais acirrado, ter uma estratégia bem definida e alinhada entre os colaboradores é fundamental.

Aumenta a produtividade

Um treinamento pode ensinar seu colaborador a realizar o trabalho de forma mais rápida e otimizar alguns processos, aumentando a sua produtividade.

Facilita a introdução de um novo colaborador

Treinamento mais básicos, sobre o posicionamento e história da empresa podem auxiliar novos colaboradores na cultura empresarial.

Padroniza procedimentos

Em empresas como franquias alimentícias, um treinamento é fundamental para alinhar os procedimentos entre os franquiados.

Produto cada vez melhor

E, é claro, no fim de tudo isso quem ganha mesmo é o cliente, que poderá ter um produto cada vez melhor e um ótimo atendimento para resolver seus problemas.

Pronto para adotar um programa de T&D? Entenda como fazer na prática:

Como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Muitas empresas ficam com medo de implantar um programa de T&D porque entendem que é uma prática de proporções gigantescas, que vai tomar boa parte do tempo da sua organização, mas não é bem assim.

Para te ajudar, listamos abaixo um passo a passo simplificado sobre como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso post completo sobre como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento.

Leia também  Treinamento de Integração: o que é, qual a importância e como promover na sua empresa

Confira:

Diagnóstico

Levantamento das necessidades da sua empresa e das principais demandas que precisam ser atendidas com um programa de treinamento e desenvolvimento. Pergunte-se: quais habilidades precisam ser desenvolvidas pela sua equipe?

Planejamento

Depois que o seu diagnóstico estiver desenvolvido, é hora de planejar! Neste momento, envolva os seus gestores e também sinta as necessidades dos seus colaboradores.

É importante entender que o T&D é também um processo de ensino-aprendizagem, portanto, tente ser bem didático e planeje atividades atrativas, por exemplo: palestras, workshops, oficinas, reuniões e momentos de integração.

Ah, e não se esqueça do planejamento de orçamento! É nesta etapa que ele precisa ser pensado.

Calculadora de orçamento de T&D

Implementação

Este é o momento de colocar tudo em prática.

Com um bom planejamento, a implementação se torna mais simples, mas é preciso tomar alguns cuidados: além de aplicar, você deve conduzir o processo, sempre buscando melhorias e novas práticas.

Também é muito importante ouvir o principal envolvido nesse processo: o seu colaborador.

Avaliação

Será que o seu treinamento deu resultados e os seus colaboradores puderam aprimorar suas habilidades? A avaliação é muito importante para saber a resposta dessa pergunta.

Aposte em autoavaliação e avaliação individual e, é claro: a melhor forma de verificar a eficácia do seu programa é avaliar o andamento das atividades e tarefas dos seus colaboradores.

Algumas empresas podem inclusive ampliar seu programa de treinamento e desenvolvimento e criar uma Universidade Corporativa, mas isso já é assunto para outro post!

Mas algumas dificuldades podem surgir…

Veja como elas estão sendo dribladas com o treinamento a distância:

Treinamento e desenvolvimento a distância

Em muitas empresas, como franquias e multinacionais, é difícil padronizar os procedimentos de equipes comerciais, de marketing ou até da própria gerência do negócio, pois as distâncias são muito grandes. Por isso, o treinamento a distância se tornou a melhor alternativa.

Através de uma plataforma EAD, a empresa poderá disponibilizar conteúdos como vídeos, textos e apresentações para o seu colaborador. Assim, ele pode ter a autonomia de realizar as aprendizagens quando tiver mais disponibilidade.

Dentro da própria plataforma ele também poderá realizar as avaliações e interagir com outros membros da equipe através de fóruns de discussão, dessa forma ele não perde a possibilidade de compartilhar dúvidas e de aprender coletivamente.

Leia também  Tudo que você precisa saber para fazer um bom LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento)

E o gestor poderá acompanhar todo o seu progresso dentro da plataforma, facilitando inclusive na comprovação das horas de treinamento.

Esperamos que você tenha entendido a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações! Aproveite e veja mais sobre o assunto no nosso post completo sobre treinamento e desenvolvimento. Se preferir, também é possível fazer o download do nosso e-book:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Baixar material rico - Meio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *