Health Score: saiba como montar o seu + dicas de como aumentar a pontuação dos clientes

Receba nossas novidades
Newsletter
Health score

Health Score, em tradução livre, significa “Pontuação de saúde”. Mas o que isso quer dizer? Bem, Health Score é uma métrica que ajuda a mensurar o engajamento dos clientes e prever seu comportamento por meio de um sistema de pontuação.  

Esse sistema permite avaliar as interações que os consumidores têm com a empresa e com as soluções que contrataram, e a partir disso, fornece uma nota que indica se o cliente está suficientemente engajado com a marca ou não. 

Neste post, vamos te explicar como ele funciona, te ensinar como montar o seu e ainda vamos te dar dicas de como aumentar a pontuação dos seus clientes, e, consequentemente, a satisfação deles. 

Você pode seguir o texto na ordem ou pode escolher o tópico que mais lhe interessa pelo índice abaixo, fique à vontade!  

O que é Health Score? 

O Health Score é um sistema de pontuação que permite identificar a “saúde” do cliente em relação à sua empresa, e atua como um medidor da satisfação e do engajamento do cliente com relação a sua marca. 

Ele funciona mais ou menos como um exame de sangue, porque quando fazemos esse exame, temos um relatório da situação do nosso corpo em geral, e podemos tomar atitudes com relação a isso. Por meio dos índices de glicose, de colesterol, plaquetas etc., que são comparados com uma taxa padrão, o médico consegue analisar os resultados e nos dizer se estamos saudáveis ou não.

O Health Score segue a mesma ideia. Basicamente, se estabelece requisitos que o cliente deve cumprir, como NPS ou utilização do serviço, e então é analisado se o cliente está “cumprindo” os mesmos. Por exemplo, no caso da utilização do serviço, é avaliado se o cliente está de fato utilizando a solução de forma frequente. Por meio da análise desses e outros indicadores, é possível quantificar o quanto esse consumidor está extraindo de valor do seu produto e analisar a situação dele.

Através dessa pontuação (score) do cliente, você consegue saber se ele está num estado de insatisfação com seu serviço e prestes a cancelar o contrato ou se está definitivamente fidelizado, engajado com o produto e disposto a recomendá-lo. 

Por isso o Health Score é tão importante para as empresas, principalmente aquelas que trabalham com recorrência, como o SaaS, pois pontua os clientes e facilita a análise de quais consumidores é preciso focar e quais já estão prontos para se fazer up-sell e cross-sell, por exemplo. 

Esse sistema de pontuação é um recurso que traz à empresa mais conhecimento do seu público consumidor e ajuda a prevenir “churns”. Em resumo, o Health Score contribui para o crescimento do seu negócio. Mas como especificamente ele ajuda a empresa? Em qual área ele é útil? Vamos te explicar no próximo tópico. 

Como o Health Score ajuda o Customer Success?   

Com certeza você já ouviu falar em Customer Success, não é mesmo? Relembrando rapidamente, Customer Success é a área que trabalha para garantir a satisfação do cliente com o serviço que ele contratou.  

O cliente alcança essa satisfação quando chega ao resultado que desejava quando adquiriu o produto ou serviço. Além disso, para que o cliente tenha uma opinião positiva sobre a empresa e se torne além de cliente fiel, promotor da marca, é necessária uma boa experiência com a empresa em todos os pontos de contato. É o que chamamos de Customer Experience.  

E é aí que entra o papel do CS, pois ele faz uso de diversos recursos para fazer com que essa experiência seja a melhor possível. Por exemplo, ele utiliza o onboarding, para ensinar um novo cliente a usar o produto da melhor forma para que ele chegue mais rápido ao seu objetivo. Também busca criar um relacionamento com o cliente para mantê-lo engajado com a marca e evitar o churn.  

Agora, ligue os pontos, o que vai ajudar o CS a identificar os clientes que precisam ser mais engajados? Isso mesmo, o Health Score! Através dele, se organiza a base de clientes, e assim é possível analisar quais consumidores precisam de mais atenção no sentido de satisfação com o produto, garantindo um trabalho muito mais preciso e evitando desperdício de tempo e energia do time de CS.  

Qual a importância de calcular o Health Score?  

Previne churn 

O health score atua como uma prevenção. Por meio dele, você antecipa o comportamento dos clientes, sem levar sustos de um dia para o outro quando um cliente diz que quer cancelar o contrato com sua empresa.  

Assim, quando um consumidor apresentar uma pontuação baixa no score, você poderá entrar em contato para entender os motivos do baixo engajamento e agir para que a situação não perdure. 

Aumento do faturamento  

Como já dissemos antes, o health score é um recurso que ajuda no crescimento do negócio. Isso é óbvio, pois se sua equipe tem um sistema que ajuda a prever o comportamento dos clientes, você pode agir cedo para evitar perdas de consumidores, ou ao menos aumentar seu tempo de vida como cliente, além de aumentar o ticket médio com os clientes engajados e fiéis. Isso certamente vai gerar mais lucratividade ao negócio. 

Aumento da satisfação do cliente 

Segundo uma pesquisa feita em 2019 pelo Delivery Customer Experience, 90% dos clientes acreditam que a maioria das marcas falham em atender suas expectativas. Esse é um dado preocupante, porém o que mais assusta é que a maioria das empresas acredita que tem sucesso em satisfazer seus consumidores. Analisando essas perspectivas, percebe-se que satisfazer os clientes exige mais esforço e é ainda mais importante do que se pensa, visto que pela insatisfação geral dos consumidores, uma empresa que atende as expectativas dos clientes é de fato um diferencial.   

O health score contribui diretamente para o aumento da satisfação do consumidor, pois com a pontuação é possível perceber quem são os clientes que apresentam sinais de insatisfação, e assim, o time de CS pode agir rapidamente para reparar essa situação.  

Além disso, quando se utiliza o health score para pontuar toda a base de clientes, você terá dados sólidos das ações e estratégias que geram mais resultado e engajamento nos consumidores. 

Ajuda a identificar novas oportunidades 

Todo mundo sabe que manter clientes fiéis é mais lucrativo do que conquistar novos, porque se pode vender novamente para eles sem gastar muito com a prospecção. O health score auxilia nessa tarefa também, uma vez que fornece uma visão completa dos clientes com alta pontuação, ou seja, aqueles mais engajados e possivelmente prontos para comprar novamente da sua empresa ou fazer up-sell, por exemplo. 

Okay, você já concluiu que o Health Score é imprescindível para o sucesso do seu negócio, mas agora vamos ao que interessa. Nos próximos tópicos vamos te dar algumas dicas para montar o seu Health Score e maneiras de aumentar a pontuação dos clientes. Continue a leitura! 

Como calcular o Health Score?  

1) Definição dos “testes” 

O Health Score é um sistema de pontuação, ou seja, você propõe vários “testes” para avaliar a situação do cliente em relação a sua empresa, e então avalia os resultados. Mas, afinal, quais “testes” precisam ser feitos para avaliar a saúde do cliente? 

Bem, essa resposta é complexa, pois isso vai depender do perfil de cada empresa. É necessário, antes de tudo, fazer uma análise do comportamento do cliente ideal, o que se espera da reação dele em relação ao serviço e a empresa.  

Por exemplo, no caso de uma empresa do segmento de SaaS, as atitudes esperadas do cliente são a de completar o onboarding e utilizar com muita frequência o software. Já para outros segmentos, o NPS e a quantidade de reclamações ou de chamados de assistência podem ser mais relevantes.  

A ideia é escolher os indicadores que vão dar visibilidade da situação do cliente da forma mais objetiva possível. 

2) Atribuir pesos

Em seguida, você precisa definir quais desses parâmetros são mais importantes e quais nem tanto e atribuir pesos para eles. Dessa forma, você consegue avaliar melhor o consumidor.  

Para ilustrar melhor: Imagine que um cliente tem uma pontuação mediana no score, porém não pontuou no ”teste” mais importante. Será que é um cliente mediano mesmo? Talvez seja preciso um pouco mais de atenção nesse consumidor. 

3) Classificar a pontuação 

Nessa etapa, você soma todas os pesos dos “testes” e estabelece a pontuação máxima. Geralmente, é utilizada a pontuação de 0 a 100, para ser mais fácil. A partir disso, você pode criar os conceitos de acordo com o score do consumidor, o mais comum é atribuir: 

  • De 0 a 50 – baixo engajamento (possível churn) 
  • De 51 a 75 – médio engajamento – (acompanhamento) 
  • De 76 a 100 – alto engajamento – (novas oportunidades) 

Para facilitar a visualização dos resultados, você pode atribuir cores aos conceitos. Por exemplo:

  • Vermelho – baixo engajamento
  • Amarelo – médio engajamento
  • Azul – alto engajamento
Tabela de Health Score com pontuação

 4) Ações necessárias 

Pronto, agora que você montou o score e já tem a pontuação dos clientes, basta tomar as atitudes necessárias de acordo com a pontuação de cada consumidor. Como mostra o exemplo acima, você pode entrar em contato com os clientes de score baixo para entender o motivo da situação, se estão insatisfeitos ou simplesmente não conseguem explorar a solução adequadamente.  

Para os clientes medianos é possível agir da mesma maneira, e o CS pode ajudar o consumidor a ter uma experiência melhor com a ferramenta do que a que vinha tendo. 

Por fim, para os consumidores de nota alta, é possível explorar esse bom engajamento com programas de fidelização, de indicação de novos clientes e oferecer outras opções que agreguem ao serviço que contratou da sua empresa. 

Agora que você entendeu como montar o seu próprio score, fica a dúvida: como aumentar a pontuação dos clientes e mantê-los engajados? Vamos te dar algumas dicas no próximo tópico.  

O que fazer para aumentar o health score dos clientes? 

Adotar o padrão de interação com os clientes de alta pontuação 

Depois de analisar o score dos clientes, você perceberá padrões, tanto dos clientes engajados quanto dos menos engajados. Esse conhecimento pode e deve ser incorporado ao Customer Success para melhorar a experiência geral dos consumidores.  

Por exemplo, se o setor de CS tem a prática de entrar em contato com o cliente 2 semanas após ele ter adquirido sua solução e percebe pelo health score que essa estratégia não gera muito resultado, talvez seja melhor mudar a estratégia e abordar o cliente mais cedo. 

Customer Success bem estruturado 

Já falamos aqui que o Health Score é a ferramenta estratégica do Customer Success, porém ela se mostra ineficiente se o time de CS não conseguir agir rapidamente pare prevenir os churns e criar um bom relacionamento com os clientes.  

Nesse sentido, os profissionais de CS precisam ter um sistema de dados bem organizado para lidar com cada cliente de maneira individual e desenvolver uma relação com o consumidor que vá além do “Tudo certo com o produto? Tudo”, mas tenha um caráter consultivo, a fim de que o CS seja um ajudante do cliente para fazê-lo chegar no objetivo que ele deseja.  

Onboarding dos clientes  

Para garantir que o cliente irá extrair o melhor da solução e chegar mais rápido ao objetivo dele, é essencial fazer o processo de onboarding com ele. O onboarding é um treinamento inicial para que o consumidor aprenda a utilizar a ferramenta. Isso pode ser feito facilmente de forma virtual através da tecnologia. 

Universidade Corporativa 

universidade corporativa é uma ferramenta muito útil para engajar e satisfazer os clientes. A proposta de uma UC é de reunir cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores ou clientes de uma empresa. 

Sim, uma universidade corporativa pode ser usada para capacitar clientes e fazer o processo de onboarding, o que otimiza esse treinamento. Os benefícios de utilizar uma UC para capacitar clientes são: 

  • Independe de lugar e hora; 
  • Traz autonomia para o consumidor; 
  • Armazena todo o conhecimento, que pode ser acessado a qualquer momento facilmente. 

Além disso, ao disponibilizar uma universidade corporativa para o cliente, você pode ir além do processo de onboarding e oferecer outros cursos e treinamentos que o ajudem a alcançar os resultados desejados e o mantenham engajado com a sua empresa.  

Gostou das dicas? Agora você está pronto para aplicar o health score e prever as ações dos seus consumidores. Se você quer saber mais sobre como aumentar o engajamento dos seus clientes utilizando uma  Universidade Corporativa, não deixe de assistir nosso webinar Sucesso do cliente por meio de uma Universidade Corporativa!  

Sucesso do cliente universidade corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Hide Buttons