Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 07/02/2023
Por Ideal Marketing

Você sabe o que significa a gestão de pessoas e como esse gerenciamento pode ser feito dentro de uma empresa?

De forma geral, o gerenciamento ou gestão de pessoas representa um conjunto de ações e técnicas criadas pelo setor de recursos humanos (RH), que tem a finalidade de desenvolver os colaboradores em um contato humanizado. Ou seja, ocorrerá a melhora dos processos e das atividades dentro da empresa, mas com a humanização da marca.

Esse é um processo desafiador, pois costuma envolver diferentes setores dentro da empresa. Dessa forma, neste artigo, apresentaremos como sua empresa pode fazer uma gestão de pessoas de forma eficiente.

Acompanhe o artigo a seguir!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é a área de uma empresa responsável por realizar ações, atividades e práticas que são adotadas pela empresa e que são direcionadas para os colaboradores. A finalidade é fazer com que os funcionários prossigam motivados, com boa produtividade e desempenho positivo dentro da empresa.

De modo geral, o setor de recursos humanos é o responsável direto pela gestão de pessoas, mas isso envolve também uma integração com outros setores, como o de comunicação e marketing, assim como o envolvimento das próprias lideranças do negócio.

É válido ressaltar que o processo de gerenciamento de pessoas atual não visa somente atingir bons objetivos e metas para a empresa, mas também é voltada para a humanização do negócio em relação ao colaborador.

Ou seja, existe a intenção e o trabalho para que os colaboradores se sintam bem dentro da empresa e tenham uma boa qualidade de vida dentro do trabalho. A ideia é que haja satisfação dentro desse ambiente.

Quais atividades o gestor de pessoas desenvolve?

Entendendo o conceito sobre o que é a gestão de pessoas, sua finalidade e objetivos, podemos pensar também nas atividades desenvolvidas pelo time de gestão de pessoas:

  • Realização de treinamentos dos colaboradores;
  • Promove atividades de orientação e motivação;
  • Cria momentos de lazer, descontração e bem-estar;
  • Colabora na supervisão do fluxo de trabalho;
  • Contribui para a criação e levantamento de estratégias na área;
  • Realiza os processos seletivos dentro da empresa;
  • Colabora para que a empresa atinja suas metas;
  • Consegue mapear os talentos e direcionar os colaboradores para os cargos.

Como você pôde perceber, o profissional de gestão de pessoas possui uma ampla qualificação e responsabilidades que se iniciam desde o processo de seleção para uma vaga até o acompanhamento da jornada do colaborador dentro da empresa.

Após esse processo, existe um mapeamento das competências, pontos fortes e capacidades que cada colaborador tem.

Isso faz com que a pessoa seja direcionada para a atividade específica, levando em conta, a implementação de estratégias que visem o seu bem-estar e que estejam alinhadas à missão, visão e valores da empresa.

Mas, como a gestão de pessoas pode ser feita na prática? Não se preocupe que falaremos sobre isso a seguir:

Gestão de pessoas na prática: saiba como fazer isso de forma eficiente

Primeiro, vale entender que todas as atividades relacionadas na gestão de pessoas precisam ter um alinhamento com o plano estratégico empresarial. Ou seja, precisam estar alinhadas com os objetivos da liderança.

Diante disso, na prática, o processo de gestão de pessoas pode ser feito por meio da criação de atividades (palestras, workshops, rodas de conversa), que tragam orientações importantes sobre motivação, bem-estar e saúde mental no trabalho.

Além disso, existe um trabalho direcionado para melhorar a comunicação interna, fazendo com que tanto as lideranças possam passar sua mensagem, mas que os colaboradores também possam se expressar acerca de um tema.

É essencial promover também treinamentos ligados ao trabalho em equipe, assim como atividades que visem explorar as potencialidades da pessoa. Isso pode ocorrer por meio de treinamentos voltados para o desenvolvimento.

Existem outras atividades que também precisam ser pensadas do ponto de vista da valorização do colaborador, com bons planos salariais e de benefícios, assim como com o investimento em seu crescimento profissional por meio de cursos de capacitação.

Com essas práticas, sua empresa consegue garantir de forma prática um bom local para se trabalhar, assim como uma boa integração dentro da equipe.

Isso se reflete em um trabalho bem feito, com bons resultados para a empresa, além do aumento da eficiência nas atividades.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!