Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 06/04/2018
Por Kátia

Nas empresas que investem em treinamento corporativo, é comum que ocorram reclamações dos colaboradores devido a forma de apresentação do conteúdo de treinamento.

Conteúdo de treinamento corporativo: dor ou oportunidade?

As reclamações vão desde o visual dos slides, narrações chatas, falta de aplicabilidade do conteúdo, até a carga horária excessiva para o tema abordado.

Além disso, não é incomum ouvir dos colaboradores que o curso só foi realizado porque o RH adicionou o mesmo na trilha de capacitação, apenas para cumprir a carga horária do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Isso não é uma particularidade da empresa A ou B: acontece em grande parte das empresas!

Os colaboradores acabam sendo afetados e, por causa destas reclamações, já criaram uma barreira mental do EAD.

Mas não se preocupe, este modelo está com os dias contados.

As organizações terão formas muito mais efetivas de capacitar seus colaboradores, com custo reduzido e eficiência aumentada.

A nova geração de colaboradores e a tecnologia

A nova geração de colaboradores é sedenta pelo conhecimento rápido (just-in-time), ou seja, o que ele precisa aplicar, na hora que ele precisa aplicar, e com a profundidade adequada às suas necessidades.

Já pensou a respeito? Se você pegar um jovem de que nunca trabalhou com finanças e pedir para ele montar um fluxo de caixa, qual será a primeira coisa que ele fará?

Com certeza será acessar o Google, YouTube, e outras fontes públicas de informações para entender o que é um fluxo de caixa, compreender como funciona, e como deve ser apresentado.

Se você tiver filhos, você vai entender este comportamento. As crianças de hoje já nascem com smartphone nas mãos, deslizando os dedinhos e escolhendo o que, quanto e como querem consumir conteúdos da internet.

Isso é a evolução humana caminhando junto com a tecnologia.

Desta forma as empresas, em um futuro não muito distante, não conseguirão mais prover capacitações de 8 horas para explorar um conceito abrangente do seu processo, ou mesmo que consigam, não conseguirão prender a atenção destes jovens por mais que 20 minutos. Isso a neurolinguística explica.

5 passos para transformar treinamentos presenciais em EAD

Então por que não utilizar desta capacidade dos jovens para gerar e simultaneamente consumir estes conteúdos?

A figura do Youtuber Corporativo

É aí que aparece a figura dos geradores de conteúdo de treinamento, ou “YouTubers Corporativos”: este é o perfil daqueles colaboradores que pegarão seus celulares e gerarão conteúdos rápidos e relevantes das suas rotinas, processos e procedimentos, otimizando o que seria um treinamento corporativo tradicional de 8 horas, em 10 vídeos de 5 minutos, por exemplo.

Esse é um caminho sem volta, e para gerenciar este volume de conteúdo e torná-los relevantes e indexáveis, as organizações precisarão de uma plataforma EAD que consiga gerenciar isto de forma fácil e efetiva, permitindo que a Universidade Corporativa ou o RH atue de forma muito diferente do que conhecemos atualmente, montando ambientes de aprendizagem dinâmicos e não mais “empurrando” trilhas de capacitação com volumes de horas elevados para uma absorção de conhecimento restrita do colaborador.

Uma empresa é feita de pessoas, suas qualificações, conhecimento e capacidade de crescimento. Porém, gerir pessoas é uma tarefa bastante trabalhosa. Por isso é preciso entender qual a melhor forma de incentivar o crescimento pessoal dos colaboradores, para reverter os recursos usados em seu desenvolvimento em bons resultados para a empresa.

A Qualyteam, por exemplo, disponibiliza um sistema online para Gestão de Treinamentos que facilita esse processo. Com ele é possível cadastrar cargos e colaboradores, definir as competências que cada cargo exige, fazer o agendamento de avaliação de desempenho e treinamentos, e ainda gerar automaticamente a estruturação do organograma da empresa.

Quer saber como a nossa plataforma EAD pode ajudar a sua organização nesta evolução humana aliada à tecnologia? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Plataforma-EAD-para-Educação-Corporativa-demonstração-1
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!