Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 23/02/2023
Por Artia

Gerenciar projetos é uma tarefa bastante complexa. Mas, com as ferramentas certas, boa parte da gestão pode ser simplificada e o tempo otimizado 

Com tantas tecnologias disponíveis, acompanhar os projetos com diversas planilhas ou controles paralelos não é mais tão eficiente. Assim, para aqueles que desejam se destacar no mercado, é fundamental investir em sistemas e métodos de trabalho mais completos.  

Pensando nisso, para que você saia na frente e desenvolva projetos que trazem resultado, nós trouxemos uma lista atualizada com as melhores ferramentas para gestão de projetos em 2023.

Confira!  

6 melhores ferramentas para gestão de projetos em 2023 

  1.  Artia

    O Artia está no topo da lista das melhores ferramentas de 2023 pela gestão completa que proporciona, possibilitando centralizar toda a gestão de projetos em um único lugar.

    As funcionalidades do Artia vão além do básico para um software de gestão de projetos, trazendo recursos que visam facilitar o dia a dia do usuário e melhorar o fluxo produtivo. Então, além do Kanban, gráfico de Gantt e lista de atividades, há opções para apontamento de horas com play-pause, checklists e a técnica pomodoro inclusas no pacote.

    Além disso, o destaque desta ferramenta para gestão de projetos é o fato dela ser um produto 100% nacional. Assim, a implantação do software e o suporte são feitas totalmente em português, o que evita muitos problemas de comunicação comuns em outros sistemas do meio.

  2. Asana 

    O Asana também é uma ferramenta de gestão de projetos ideal para quem busca centralizar o controle do trabalho e ter todos os dados alinhados. Porém, aqui, o destaque é mais para as integrações do que para as funcionalidades.

    A ideia deste sistema é oferecer conexão com diversos aplicativos externos, o que possibilita uma gestão mais integrada e permite aos gestores manter métodos de trabalho já utilizados. Dessa forma, ele facilita a rotina do time e organiza as informações com praticidade.

  3. JobConvo

    Se deseja uma forma eficaz, econômica e ágil de recrutar os melhores talentos para sua empresa, o software de recrutamento, seleção e admissão digital da JobConvo é a solução. Este software impulsionado por inteligência artificial permite a divulgação de vagas em diversos canais, incluindo redes sociais e sites de emprego.

    A JobConvo se destaca pela sua inovação e eficácia. Ela automatiza a triagem de currículos por meio de algoritmos que avaliam o perfil e a compatibilidade dos candidatos. Além disso, oferece a possibilidade de aplicar testes online, como avaliações comportamentais, técnicas e psicológicas, e facilita entrevistas em vídeo, que são gravadas e transcritas automaticamente.

    Para descobrir como a JobConvo pode ajudar a encontrar os profissionais ideais para sua empresa de maneira mais eficiente, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.

  4. Microsoft Project 

    O Microsoft Project é o software de gestão de projetos da Microsoft, sendo um nome bastante forte no mercado.

    Muitos gestores de projetos costumam utilizar diversas planilhas e, se você já está familiarizado com o Excel e gosta dessa forma de trabalho, essa ferramenta pode ser uma ótima opção, porque a interface dos dois sistemas é parecida.

    Além disso, o foco do Microsoft Project é o controle do cronograma do projeto, sendo uma das melhores opções para quem busca por um gráfico de Gantt eficiente e bem desenvolvido.

  5. Runrun.it

    O Runrun.it é um software de gestão de projetos voltado para a gestão do fluxo de trabalho, que traz várias funcionalidades para controlar a execução dos projetos.

    A proposta deste software é auxiliar em três fatores: o fazer da operação, o medir dos resultados e saber da estratégia. Assim, a plataforma tem um enfoque na equipe e no acompanhamento das demandas

  6. Jira 

    O Jira é uma ferramenta de gestão de projetos com uma proposta um pouco diferente dos softwares trazidos acima.

    Essa plataforma traz as principais funcionalidades de um software de gestão de projetos, mas com foco em atender às metodologias ágeis, principalmente o Scrum. Assim, o Jira faz o controle dos projetos a partir do Kanban, método baseado em quadros e cartões de atividades.

    Então, apesar de ser uma excelente opção, ela pode não ser muito interessante para quem utiliza outras metodologias de gestão de projetos.

    Preços por usuário ferramentas de gestão de projetos

Ficou interessado em alguma das ferramentas acima? Então, considere as necessidades que sua empresa tem e, se ela atender aos requisitos que você precisa, você está no caminho certo.

Mas, atenção! Escolher a ferramenta certa não é tudo. Além de considerar os gaps da sua gestão de projetos, para que a ferramenta traga resultados, é preciso realizar a implementação da forma correta e garantir que toda a equipe compreenda o sistema.

Veja só:

Dica! Não se esqueça de dar atenção à implementação da ferramenta

Concorda que se você tiver o carro mais rápido de todos, mas deixá-lo parado na garagem, o diferencial que ele traz não será aproveitado?

Com as ferramentas de gestão de projetos a mesma coisa acontece! Um dos maiores erros dos gestores é acreditar que, ao contratar um software de gestão, todos os problemas serão resolvidos automaticamente. Mas, as coisas não são bem assim.

Para que a empresa veja melhorias nos processos, é preciso que todos os colaboradores saibam aproveitar ao máximo as funcionalidades do sistema. Por isso, a implementação da ferramenta de gestão de projetos é um momento crucial e que precisa de muita atenção.

Dessa forma, é interessante que você siga alguns passos importantíssimos:

Como fazer implementação de sistemas

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse passo a passo para não errar na hora de implementar a sua ferramenta de gestão de projetos, confira o conteúdo completo sobre o tema: implementação de sistemas sem erro!

Além disso, recomendamos que você se aprofunde mais no quarto passo, de treinar e capacitar a equipe. Afinal, na prática, é ela quem realmente fará a ferramenta funcionar. Então, confira também mais algumas dicas para obter bons resultados nos treinamentos e capacitações.

Combinando a ferramenta de gestão de projetos mais adequada a uma boa implementação, seus projetos terão tudo para serem sucesso em 2023!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!