O que é universidade corporativa

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, afinal, uma equipe bem preparada é essencial para o sucesso de qualquer organização. Neste texto vamos te contar como as empresas têm promovido conhecimento e práticas de ensino-aprendizagem através da Universidade Corporativa (UC). Vamos começar?

O que é Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa é uma instituição de ensino situada dentro de uma empresa. Seu principal objetivo é desenvolver habilidades, aprimorar competências e estimular o senso crítico dos colaboradores, sempre conforme os valores da organização.

A UC é entendida como a evolução da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) porque cumpre as mesmas funções que o T&D, mas vai além: pode ofertar cursos para público externo, promove ações para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores e tem autonomia para organizar propostas de ensino constantemente, sem esperar pela demanda de algum outro setor.

Para que serve uma Universidade Corporativa?

De forma muito simples podemos dizer que a Universidade Corporativa serve para melhorar o capital intelectual de uma empresa.

Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que ela se preocupa com o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores para melhorar o entrosamento das equipes, as relações de trabalho e a satisfação do funcionário, tudo isso através de um processo de ensino-aprendizagem.

Através desse processo a Universidade Corporativa ainda cumpre outras funções essenciais para uma empresa, como a capacitação de novos colaboradores e a promoção de uma melhora nos padrões de qualidade. Além disso, ela também pode ajudar colaboradores a desenvolver liderança e a serem promovidos de seus cargos.

Entenda como funciona uma Universidade Corporativa na prática:

Como funciona uma Universidade Corporativa

Os cursos ofertados pela UC geralmente têm uma duração curta (costumam levar algumas semanas ou, raramente, alguns meses) e ocorrem durante o horário de trabalho do colaborador, integrando parte de suas atividades profissionais.

Geralmente a rotina de uma UC é mais focada na prática do que na teoria. Já que seus colaboradores estão dentro de uma empresa, nada melhor do que usar esse espaço para testar suas habilidades, certo?

Além de atender o público interno, algumas Universidades Corporativas de grande porte também oferecem cursos para o público externo, como parceiros, clientes e fornecedores, mas essa ainda não é uma prática muito comum.

A Universidade Corporativa é claramente inspirada na estrutura de uma Universidade Tradicional: ambas produzem e compartilham conhecimentos, pensam na aprendizagem em primeiro lugar e permitem a evolução das pessoas que passam por elas. Apesar disso, elas possuem muitas diferenças, como vamos ver a seguir:

3 Diferenças entre uma Universidade Corporativa e uma Universidade Tradicional

Estrutura do curso

Na Universidade Tradicional os cursos são pensados pelos docentes e têm o objetivo de preparar seus acadêmicos para atenderem demandas externas, do mercado de trabalho. Já na Universidade Corporativa, os cursos são pensados pela empresa, observando a necessidade dos seus colaboradores e pensando mais na demanda interna.

Mediadores de aprendizagem

Na Universidade Tradicional os mediadores de aprendizagem são professores, que contam com competências acadêmicas para ensinar seus alunos. Na UC esses mediadores são chamados de facilitadores de aprendizagem e podem ser profissionais terceirizados ou internos, que transmitem algum conhecimento interessante para a sua organização.

EAD

Tanto na Universidade Tradicional quanto na Universidade Corporativa, o ensino a distância (EAD) é uma tendência, pois reflete uma demanda por otimização de tempo e economia de dinheiro. Na Universidade Tradicional essa modalidade ocorre nos chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, já na UC é através de uma Plataforma EAD especializada em treinamento corporativo.

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

[Clique para ampliar]

Algumas Universidades Corporativas possuem convênios com Universidades Tradicionais e conseguem inclusive emitir certificados reconhecidos pelo MEC.

[Bônus]

Com a popularização do termo Universidade Corporativa, acabam surgindo algumas dúvidas sobre como e para que ela realmente funciona. Revelamos dois mitos sobre UC para te ajudar a não ter uma ideia errada sobre essa prática. Acompanhe:

Mitos Sobre a Universidade Corporativa

Universidade Corporativa é feita apenas para o profissional que trabalha em fábricas: a Universidade Corporativa visa capacitar desde o profissional de fábrica até o CEO. É uma prática que agrega conhecimento para todo mundo. Inclusive, a McDonald’s University, localizada em São Paulo, tem cursos que atendem demandas de vários segmentos profissionais: tecnologia, logística, infraestrutura e muito mais, para vários públicos.

Universidade Corporativa é algo grandioso, um investimento milionário: pequenas empresas também podem ter uma Universidade Corporativa! Porém, como ela será menor, é preciso pensar em algumas alternativas para economizar. Uma delas é a UC a distância, realizada com o suporte de uma Plataforma EAD.

Acreditamos que a Universidade Corporativa é a chave para o desenvolvimento de colaboradores nas organizações. Não deixe aprender mais sobre o tema, com o nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores. Se preferir, você pode preencher o formulário abaixo e ter o conteúdo em formato de e-book para ler quando e onde quiser:


E-book Universidade Corporativa: o Guia Completo!

Baixar material rico - Topo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *