Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 13/09/2022
Por Gabrielly


O engajamento dos colaboradores é um fator indispensável para que as empresas tenham sucesso, e sabe por quê?

Porque quando uma organização tem um quadro de pessoas motivadas e alinhadas ao propósito do negócio, elas acabam sendo mais produtivas, realizadas e se mantêm mais tempo na empresa.

Isso por si só já ajuda a resolver muitos problemas corporativos comuns como a alta rotatividade, o absenteísmo e a falta de motivação.

Pensando nisso, fizemos este post. Nele, vamos te explicar o conceito real de engajamento, explicar por que ele é tão relevante para a sua empresa e ainda te dar algumas dicas de como engajar seus colaboradores. Acompanhe a leitura!

O que é o engajamento profissional?

O profissional realmente engajado com a empresa não é aquele que está somente satisfeito com o emprego, ou feliz de trabalhar na empresa. Essas características são um bom sinal, mas dão mais uma ideia de satisfação profissional.

Engajamento é um ato de colaboração, a participação de alguém em alguma coisa, de pessoas que compartilham de uma mesma ideia ou causa.

Ou seja, engajamento profissional é quando o colaborador tem uma afinidade de propósito com a empresa e quer cooperar com os objetivos do negócio.

Percebe que muitas coisas decorrem a partir disso? Um profissional engajado naturalmente se dedicará mais, fará comentários positivos sobre sua experiência no trabalho e se manterá mais tempo no emprego, isso tudo porque compactua com a missão e os valores da empresa.

Para você ter uma ideia do quanto o engajamento é valioso, muitas empresas têm investido nos chamados influencers corporativos, que são nada menos do que colaboradores da empresa que produzem conteúdo nas redes sociais contando sobre como é bom trabalhar lá.

Isso acontece porque as organizações já estão entendendo que, para que o negócio cresça, é necessário atrair e manter profissionais talentosos, que se identificam com os valores propagados pela marca.

Já está convencido? Se não estiver ainda, no próximo tópico vamos listar todos os benefícios que o engajamento profissional traz para a sua empresa. Olha só:

Qual a importância do engajamento profissional?

Senso de pertencimento

Quando o colaborador compartilha dos propósitos, objetivos e valores a organização, ele passa a enxergar a empresa como um grupo de pessoas que está fazendo algo importante, algo do qual ele gosta de fazer parte.

É aquele velho clichê: “aqui na empresa somos como uma família!”, quem nunca ouviu isso de um chefe, né? Mas a ideia é que essa frase pode mesmo se tornar uma verdade, se o colaborador de fato se sentir parte do grupo corporativo.

Esse senso de pertencimento é benéfico porque gera maior realização pessoal e profissional, além de contribuir para a qualidade de vida do colaborador.

Maior produtividade

Se o colaborador quer contribuir para o sucesso da empresa, ele obviamente não irá fazer isso de braços cruzados. Ao contrário, ele vai se mostrar um profissional dedicado nas suas funções, presente nas reuniões, disposto a ajudar os colegas e a sugerir ideias para melhorar o desempenho do negócio.

Bom clima organizacional

Você já se deparou com aqueles funcionários que vão trabalhar de má vontade, estão sempre de cara fechada e vivem reclamando da empresa? Pois então, o colaborador engajado é o exato oposto disso.

Em vez de contribuir para um clima organizacional ruim, ele fica satisfeito exercendo sua função, ajuda a solucionar possíveis problemas na convivência com colegas, e tem mais facilidade para perceber os pontos positivos da organização.

Esse comportamento em uma equipe inteira de trabalho cria um ambiente bom e leve de convivência, reduzindo atritos entre as pessoas.

Retenção de talentos

Pensa com a gente: se o colaborador está super feliz de trabalhar na sua empresa, quer contribuir com os objetivos, e se sente realizado profissionalmente, por que ele iria querer sair?

O mais natural é que ele permaneça trabalhando na organização por bastante tempo. Sendo assim, você aumenta as chances de reter bons profissionais no seu quadro de funcionários.

Employer branding

Hoje, mais do que nunca, quando as pessoas se candidatam para vagas nas empresas, elas procuram referências de profissionais que trabalham ou trabalharam lá para descobrir como é essa experiência.

Isso porque o ambiente e a cultura organizacional hoje são decisivos na hora de aceitar ou recusar uma oferta de emprego.

Nesse sentido, a palavra sincera de um funcionário da empresa conta muito. Então, se você tiver colaboradores engajados, eles com certeza vão comentar do trabalho como uma experiência positiva.

Isso chamará atenção das pessoas para perceberem a sua organização como um ótimo lugar para se trabalhar, como uma empresa que se importa com os colaboradores e com o ambiente organizacional.

Como engajar os colaboradores da sua empresa?

Agora que já deixamos clara a relevância de ter profissionais engajados, vamos as dicas de iniciativas que podem ajudar na criação desse vínculo entre empresa e colaborador. Confira:

  • Invista na liderança, para que os líderes tenham competências necessárias para gerenciar a equipe de forma respeitosa e inspiradora.
  • Dê voz às pessoas. Deixe que as pessoas sugiram mudanças e apontem aquilo que pode ser melhorado através de pesquisas de satisfação e clima organizacional.
  • Ofereça benefícios que contribuam para a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais
  • Invista na carreira das pessoas com capacitações, treinamentos e cursos. Assim, eles percebem que a empresa se importa com a qualidade do trabalho e com o crescimento profissional deles.
  • Contrate com base no fit cultural. Para isso, análise quais são os pilares da cultura organizacional e escolha os candidatos que se identifiquem com esses valores.
  • Promova encontros frequentes entre os setores, e se possível com a empresa inteira, para criar uma convivência maior entre os colegas e criar sensação de pertencimento.

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática!

Como dissemos lá no início, muitas vezes o cenário da empresa é o contrário de engajado, com alto índice de rotatividade e desmotivação. Por isso, temos uma dica extra:

Você pode aprender a reduzir o impacto negativo do turnover nas suas equipes assistindo o nosso webinar gratuito sobre o assunto! Nele, damos dicas de como investir no aperfeiçoamento da equipe mesmo num cenário ruim de rotatividade.

Não deixe de assistir, é só clicar no banner abaixo!

Como reduzir o impacto do turnover webinar CTA

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!