Employee experience: aprenda a criar a melhor experiência para os colaboradores!

Receba nossas novidades
Newsletter
Employee Experience ID

O sucesso de uma empresa depende da preocupação com a experiência do consumidor, a percepção do seu serviço ou produto, a experiência com o atendimento e outros aspectos. Mas você sabia que existe algo que também é decisivo para o sucesso de um negócio? É a experiência do colaborador, ou employee experience.

Ter um bom ambiente de trabalho, com um clima organizacional agradável, oportunidades de desenvolvimento e motivação são coisas que constroem uma boa experiência para o colaborador e fazem ele se engajar com a organização. Isso traz inúmeros benefícios como alta produtividade, boa comunicação, melhora na performance e muito mais.

Nesse post, vamos falar sobre os benefícios de investir em employee experience e como você pode melhorar essa experiência na sua empresa. Boa leitura!

O que é employee experience?

Employee experience, ou também chamada de experiência do colaborador, é a percepção que o colaborador tem do período que trabalhou em determinada empresa. Ou seja, do momento de recrutamento e seleção até o desligamento.

Essa experiência é criada a partir dos relacionamentos que o colaborador mantém dentro da organização, da sua rotina, da cultura e do clima organizacional, dos processos e dos desafios enfrentados.

Esse termo ficou mais conhecido a partir de 2017, quando as empresas passaram a perceber a importância da boa vivência do colaborador no ambiente de trabalho para o sucesso do negócio.

Por isso, hoje quando falamos em employee experience também estamos nos referindo a uma prática recorrente em muitas empresas, de colocar o colaborador como foco das iniciativas, sempre buscando deixá-lo satisfeito.

Evolução do employee experience

Algumas décadas atrás, as pessoas procuravam empresas nas quais pudessem se desenvolver e trabalhar toda a vida até se aposentar. No entanto, esse pensamento mudou e as pessoas têm buscado empresas que estejam alinhadas com seus valores pessoais, e onde elas possam ter novos desafios ao longo do tempo. Se não encontram, os colaboradores rapidamente procuram outro emprego.

Em outras palavras, os profissionais atuais buscam por dinamismo e satisfação pessoal.

Dessa forma, há uma competição muito maior entre as empresas que buscam profissionais qualificados, para mantê-los dentro da organização. Por isso, a employee experience é tão importante, ela aumenta as chances de você manter um bom colaborador.

Além disso, a percepção de como aplicar a employee experience também mudou. Antigamente as iniciativas partiam dos líderes e gestores para os colaboradores, e eles eram levados a aceitar essas ações de forma mais passiva. Isso era ruim porque os profissionais não eram muito ouvidos, o que contribuía para a sua insatisfação.

Por outro lado, a nova percepção dos profissionais de gestão de pessoas é praticar a escuta ativa do colaborador, prestando atenção aos seus desejos e necessidades dentro da empresa, para que ele se sinta realizado com a organização e o seu trabalho.

No próximo tópico, você vai descobrir por que é tão importante investir na experiência do colaborador. Olha só:

Quais as vantagens de investir em employee experience?

Fortalece o employer branding

Um dos primeiros benefícios de uma boa employee experience na empresa é que os colaboradores naturalmente vão falar bem da organização, criando uma boa imagem da empresa e o desejo em outros profissionais de trabalharem ali. É o que chamamos de employer branding.

Aumenta o engajamento

Quando a empresa fornece muitos estímulos bons para o colaborador, ele se sente mais motivado a trabalhar e engajado com os objetivos da organização. Isso porque ele tem uma boa vivência com os colegas, oportunidades de crescimento e benefícios que ele valoriza.

Colaboradores engajados com a empresa são mais produtivas e proativas, além de se destacarem rapidamente nas suas atividades e contribuir mais com o sucesso do negócio.

Melhora a produtividade

Além de os colaboradores se sentirem mais dispostos a trabalhar, a boa experiência do colaborador também gera mais produtividade nas atividades. Imagine profissionais a todo vapor trabalhando e dando o seu melhor. Isso leva naturalmente a uma rapidez nos processos, mais entregas e com maior qualidade técnica.

Ajuda na retenção de colaboradores

O employee experience também é uma forma de fazer com que os colaboradores fiquem mais tempo na empresa. Essa é uma necessidade, visto que os talentos são aqueles profissionais muito competentes e requisitados. Então para retê-los na sua empresa, é preciso investir em uma boa experiência do colaborador.

Agora que você já conhece as vantagens dessa prática, vamos te apresentar qual a área da empresa mais importante na gestão da experiência do colaborador.

O papel da liderança no employee experience

Embora se pense que o employee experience é uma competência principalmente do time de gestão de pessoas, a realidade é que essa área é parceira da liderança nesse processo. Ou seja, sem as lideranças de cada área, não é possível acontecer a gestão da experiência do colaborador.

O líder tem uma responsabilidade muito grande na satisfação do colaborador, é dele o papel de aproximar a equipe, de motivar os colaboradores e estar atento ao que eles precisam e desejam dentro da empresa.

Se o líder não exercer esse papel, aumentam as chances de os colaboradores se sentirem insatisfeitos, terem um rendimento ruim e sair da empresa. Por isso, é extremante importante que os líderes das equipes e o RH estejam alinhados para se ajudarem a trazer a melhor experiência para os colaboradores.

Mas como fazer isso? Finalmente, vamos as dicas propriamente ditas para fazer garantir uma boa employee experience na sua organização. Confira:

Como melhorar a employee experience na sua organização

Como melhorar a employee experience da sua empresa

1. Ouça os colaboradores

Para garantir que os profissionais estão satisfeitos com a empresa, ouvir o que eles têm a dizer é o básico. Uma forma de fazer isso é através de comitês ou squads, com representantes de cada área, para discutir ideias de ações e eventos que unam os colaboradores e criem uma boa employee experience.

Esses representantes servem de mediadores entre a diretoria e os colaboradores, trazendo os pedidos das equipes para o squad e informando as iniciativas do squad para as equipes.

Isso é muito importante para certificar que os interesses dos colaboradores serão ouvidos e atendidos, o que gera uma melhora muito grande no clima organizacional. Essa nova configuração permite que o processo de criação das iniciativas seja muito mais participativo e tenha mais chances de dar certo.

2. Valorize as pessoas

Além dos eventos, uma tendência atual também é olhar não apenas para o lado profissional do colaborador, mas também para o lado pessoal, para que ele perceba que a empresa se importa com ele por inteiro.

Nesse sentido, o líder mostra interesse tanto nos objetivos que envolvem o trabalho no dia a dia, quanto nas aspirações, interesses e objetivos desse colaborador que nada tem a ver com trabalho.

Por exemplo, pode ser que um técnico de TI seja muito bom em jogos de tabuleiro. Nesse caso, uma opção poderia ser promover um dia com momentos para esses tipos de jogos, promover competições e até prêmios, para engajar que mais gente participe.

3. Invista na cultura organizacional

A cultura é um grande fator pelo qual os colaboradores podem amar ou detestar o ambiente de trabalho. São os pequenos hábitos organizacionais e principalmente aquilo que não é dito que estabelecem como será a rotina do colaborador na empresa.

Por isso é tão importante trabalhar na cultura da empresa, para garantir que os profissionais estejam alinhados nas melhores condutas. Afinal, uma cultura organizacional saudável reflete em mais produtividade, bons relacionamentos e eficiência na comunicação.

Para investir na cultura organizacional, você pode incentivar feedbacks, propor iniciativas de aprendizagem contínua, criar gincanas e atividades que aproximem as pessoas etc.

4. Desenvolva os colaboradores

Por fim, um aspecto muito importante da employee experience é o desenvolvimento. Colaboradores que tem oportunidades de crescimento dentro da empresa se sentem mais realizados e tendem a ficar mais tempo na empresa. Então invista em treinamento e desenvolvimento.

Isso envolve treinamentos comportamentais, técnicos, mentoria, planejamento de carreira, avaliações de desempenho.

Gostou das nossas dicas para fazer employee experience na sua empresa?

Se você quiser mais ideias para garantir a melhor experiência do colaborador desde a seleção até o desligamento, você pode acessar nosso e-book com o guia completo da employee experience! É gratuito, você só precisa fazer o download abaixo!

Ebook guia completo da employee experience

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons