Educação Corporativa

A sociedade contemporânea deixou de ser centrada na força braçal e produção mecânica se tornou uma sociedade focada no conhecimento e no desenvolvimento de inovação, pois descobriu-se que trabalho e aprendizagem podem (e devem) caminhar juntos. Na necessidade de acompanhar essa tendência, as organizações estão apostando na Educação Corporativa.

Nesse texto você vai entender o que é Educação Corporativa e quais as suas diferenças para outras práticas de capacitação de colaboradores. Acompanhe:

O que é Educação Corporativa?

Educação Corporativa é um conjunto de práticas que uma empresa adota para promover a formação continuada de seus colaboradores, desenvolvendo suas competências e habilidades junto aos princípios da organização.

A principal base da Educação Corporativa é a gestão do conhecimento: incentivo de compartilhamento, gestão e reprodução de conhecimento entre os próprios colaboradores. Essa gestão estimula uma troca mútua entre os funcionários, para que todos aprendam e evoluam uns com os outros.

Além disso, as empresas descobriram que a Educação Corporativa é uma das melhores maneiras de motivar os colaboradores, pois eles se sentem valorizados por terem seus conhecimentos aprimorados junto com a empresa.

Educação Corporativa

Apesar de ser um conceito conhecido entre quem promove capacitação de colaboradores, há muitas pessoas que ainda confundem Educação Corporativa com Treinamento Corporativo. Entenda porque essas são modalidades distintas:

A Educação Corporativa é entendida como uma nova dimensão de um programa de Treinamento Corporativo. Ela se apropria de alguns princípios do programa, mas de forma diferente.

Um programa de Treinamento foca em capacitar o colaborador para que ele exerça seu cargo da melhor forma, ou seja, capacita para um fim específico e pontual.

Por exemplo: um analista de Marketing só receberá treinamento para ajudá-lo a exercer melhor sua função.

Já a Educação Corporativa visa manter o colaborador atualizado para que ele tenha uma visão cada vez mais ampla da empresa, participando mais das tomadas de decisão.

Além disso, o principal objetivo da Educação Corporativa é pensar o colaborador para o futuro, para que ele cresça dentro da organização.

Leia também  Jogos Corporativos: o que são e como aplicar

Por exemplo: além de participar de treinamentos para exercer melhor sua função na empresa, ele também poderá compartilhar o conhecimento com os colegas de equipe, nivelando seus aprendizados e criando uma cultura de gestão do conhecimento.

Inclusive, algumas práticas de Educação Corporativa acabam evoluindo para uma instituição a parte dentro a empresa, são as chamadas:

Universidade Corporativa

Uma Universidade Corporativa (UC) é uma instituição de ensino criada dentro de uma empresa. É quando as práticas de Educação Corporativa ganham autonomia e importância suficiente para serem uma área particular na organização.

Ela tem os mesmos princípios de uma cultura de Educação Corporativa: capacitar o colaborador para o futuro, alinhar missão, visão e valores da empresa, promover habilidades específicas, estimular o espírito de liderança e muito mais. Uma UC se inspira na estrutura de uma Universidade Tradicional para existir: se organiza em cursos, estimula pesquisa e compartilha conhecimento.

Acredita-se que as Universidades Corporativas sejam o futuro da capacitação de colaboradores, pois é o modelo mais completo e abrangente para essa área.

Se você quer saber um pouco mais sobre Universidade Corporativa, leia nosso post sobre o assunto.

Resumindo…

A Educação Corporativa é um conjunto de práticas que uma empresa adota para capacitar colaboradores, não podendo se resumir apenas ao treinamento corporativo, pois ele refere-se a uma prática única. Já a Universidade Corporativa é quando essa cultura de Educação Corporativa toma proporções maiores e passa a existir como uma instituição independente, criada para oferecer cursos aos colaboradores, clientes e fornecedores.

Entendeu o que é Educação Corporativa e quais as suas diferenças para outras práticas de capacitação de colaboradores? Esperamos que sim! Mas se você ainda tiver alguma dúvida, acompanhe nossos posts sobre Treinamento Corporativo e Universidade Corporativa e fique por dentro do assunto.

Plataforma EAD para Educação Corporativa saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *