EAD Corporativo: O que é? Quais as vantagens e principais tendências no mercado

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Educação corporativa EAD

Toda empresa precisa capacitar seus colaboradores para minimizar os erros e otimizar o trabalho.

Garantir que todos recebam os conhecimentos necessários, entretanto, pode ser um verdadeiro desafio. Esse problema se agrava com um sistema de educação totalmente presencial, já que não é tão prático e pode ser mais caro do que precisa.

Felizmente, isso pode ser superado com a implementação do EAD Corporativo.

Ficou interessado? Neste post, nós vamos te mostrar os 3 passos necessários para implementar na sua empresa, mas primeiro, você sabe o que esses termos significam?

O que é EAD?

EAD é a sigla para Ensino à Distância e se refere a uma modalidade educacional que ocorre em ambiente virtual, ou seja, sem depender de encontros presenciais.

Apesar de ser frequentemente relacionado com instituições de ensino superior, o método EAD é vem sendo muito utilizado para o treinamento e capacitação de funcionários em uma empresa.

Por exemplo, é possível treinar profissionais de RH através vídeos ou tutoriais remotos que abordem temas da gestão de pessoas.

Essa aplicação do ensino a distância é chamada de EAD Corporativo, como veremos a seguir.

O que é EAD Corporativo?

O EAD Corporativo permite que a capacitação dos colaboradores de uma empresa seja realizada a distância e oferece diversas vantagens em relação aos treinamentos presenciais. Algumas delas são:

  • Baixo custo: não é necessário gastar com transporte e equipamentos de treinamentos presenciais, como microfones e projetores.
  • Materiais de apoio organizados: diversos vídeos, livros em PDF e apresentações de slides podem ser organizados em bibliotecas digitais;
  • Eliminação da repetição de treinamentos: os conteúdos ficam disponíveis em uma plataforma e podem ser acessados a qualquer momento, eliminando a necessidade de ministrar os treinamentos novamente para cada novo colaborador que entrar
  • Desenvolvimento de talentos: empresas de sucesso não buscam colaboradores “prontos” do ponto de vista técnico, afinal, sempre há o que melhorar. O ideal é contratar talentos e investir no desenvolvimento constante deles, aumentando assim o capital intelectual do negócio.

Que tal conferirmos esses benefícios com mais aprofundamento? Por oferecer diversas possibilidades, o EAD corporativo apresenta várias vantagens para a sua empresa. Confira abaixo alguns dos principais!

Vantagens da educação corporativa EAD

Distância não é problema

Com um sistema de ensino EAD para empresas, é possível garantir que todo o quadro de profissionais tenha acesso ao mesmo conteúdo, eliminado barreiras geográficas.

Não importa se os colaboradores estão em casa a poucos quilômetros da empresa ou em outro país, o que é bem conveniente, considerando o aumento de empresas que adotaram o trabalho remoto.

Além disso, empresas com diversas filiais conseguem treinar os profissionais sem a necessidade deslocamento.

5 passos para transformar treinamentos presenciais em EAD

Mais agilidade

O EAD Corporativo garante um processo mais simples e, consequentemente, mais ágil, já que não haverá muitos problemas logísticos como: arranjar um local apropriado, alinhar agendas, divulgar a capacitação e reunir todo mundo.

Diminui os gastos

Com a modalidade EAD, é possível reduzir consideravelmente os gastos com educação corporativa. Coisas como: transporte, microfones, caixas de som, projetores, e outros equipamentos se tornam desnecessários.

Retenção de talentos

A busca pelo conhecimento é uma característica de um colaborador que toda empresa gostaria de manter por perto. Para isso, existe uma série de estratégias de retenção de talentos que podem ser aplicadas.

Uma das principais estratégias é possibilitar o aperfeiçoamento profissional, seja através de treinamentos obrigatórios, seja através da aprendizagem autônoma.

Principais tendências do EAD Corporativo

Microlearning

As pessoas têm cada vez mais urgência para executar suas tarefas diárias de forma rápida. Por isso, o microlearning é uma abordagem de ensino que transmite conteúdos em pequenas partes e com uma linguagem simples.

Esse processo pode ser feito por meio de aulas e atividades com recursos multimídia, como vídeos, a fim de tornar o aprendizado ainda mais prático.

Trilha de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são um recurso fundamental para o ensino EAD. De maneira geral, a trilhas de aprendizagem servem para sequenciar as atividades necessárias para a capacitação e garantir que o colaborador assimile o máximo do conteúdo.

E-book Guia completo como criar conteúdos para treinamentos corporativos

Realidade virtual

Através de tecnologias avançadas como o 3D, é possível fazer com que o colaborador tenha interação com um ambiente fictício para simular situações complexas da área em que atua ou realizar procedimentos de risco com total segurança.

Geralmente, os métodos de realidade virtual possuem custos mais altos em relação a outras formas de aprendizagem, mas tem se tornado cada vez mais acessíveis.

Personalização

O foco nas dificuldades específicas de cada funcionário e a otimização das habilidades que ele já possui são fatores importantes para o funcionamento do EAD Corporativo.

A identificação de quais são os déficits que devem ser melhorados pode ser feita por meio de um mapeamento de competências.

Gamificação

Nada como um pouco de competição para estimular todos a alcançarem melhores resultados. A gamificação é a inclusão de recursos encontrados em jogos, como rankings, fases e desafios, o objetivo é melhorar o engajamento dos colaboradores e deixar o processo de aprendizagem menos monótono.

Infográfico dicas e possibilidades para aplicar gamificação em treinamentos

Lives

A possibilidade de fazer lives é outro fator crucial para levar em consideração na hora de escolher uma plataforma EAD. As lives permitem interatividade instantânea com o instrutor, permitindo resolução de dúvidas na hora.

Certificados

Uma boa plataforma EAD garante a possibilidade de emissão de certificados após a conclusão de algum curso. Isso motiva os colaboradores com um recurso simples e de fácil implementação.

Acesso em dispositivos móveis

A vantagem da educação a distância é justamente a possibilidade de ser feita em qualquer lugar, por isso a otimização da plataforma para celulares e tablets um recurso é praticamente indispensável.

Customização

As grandes plataformas EAD possuem a aparência totalmente customizável, desde a URL até o padrão de cores nome e logo, garantido a mesma identidade visual da empresa na plataforma. Esse é um dos muitos benefícios do Twygo, a melhor plataforma para ensino corporativo a distância do mercado.

Além de intuitivo e fácil de usar, também possui todos os recursos para implementar a educação corporativa EAD, como as trilhas de aprendizagem, lives, gamificação e certificados, entre outras funcionalidades. Para testar o Twygo gratuitamente, basta clicar no banner abaixo!

Treine e desenvolva pessoas com o twygo

Agora que você já sabe sobre as vantagens e tendências do EAD Corporativo, não deixe de aplicar na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons