Educação corporativa EAD: 3 passos para aplicar na sua empresa

Receba nossas novidades
Newsletter
Educação corporativa EAD

Toda empresa, em alguma escala, precisa capacitar os colaboradores para minimizar os erros e otimizar o trabalho. Garantir que todos recebam os conhecimentos necessários, entretanto, pode ser um verdadeiro desafio. Esse problema se agrava com um sistema de educação totalmente presencial, já que não é tão prático e pode ser mais caro do que precisa. Esse problema, felizmente, pode ser superado com a implementação da educação corporativa EAD.

Ficou interessado? Neste post, nós vamos te mostrar os 3 passos necessários para implementar na sua empresa, mas primeiro, você sabe o que é isso, afinal de contas?

O que é educação corporativa EAD?

Educação corporativa EAD é um modelo de ensino em que a capacitação dos colaboradores de uma empresa é realizada a distância.

Por ser online, é possível ter mais agilidade na organização de treinamentos e capacitações. Mas essa não é a única vantagem, acompanhe a leitura para descobrir o que mais esse modelo de educação corporativa permite.

Vantagens da educação corporativa EAD

Distância não é problema

Com um sistema de ensino EAD para empresas, é possível garantir que todo o quadro de profissionais tenha acesso ao mesmo conteúdo, eliminado barreiras geográficas.

Não importa se os colaboradores estão em casa a poucos quilômetros da empresa ou em outro país, o que é bem conveniente, considerando o aumento de empresas que adotaram o trabalho remoto. Além de empresas com diversas filiais conseguirem treinar os profissionais, sem a necessidade deslocamento.

5 passos para transformar treinamentos presenciais em EAD

Mais agilidade

A educação corporativa EAD garante um processo mais simples e, consequentemente, mais ágil, já que não haverá muitos problemas logísticos como: arranjar um local apropriado, alinhar agendas, divulgar a capacitação e reunir todo mundo.

Diminui os gastos

Com a modalidade EAD, é possível reduzir consideravelmente os gastos com educação corporativa. Coisas como: transporte, microfones, caixas de som, projetores, e outros equipamentos se tornam desnecessários.

Retenção de talentos

A busca pelo conhecimento é uma característica de um colaborador que toda empresa gostaria de manter por perto. Para isso, existe uma série de estratégias de retenção de talentos que podem ser aplicadas.

Uma das principais estratégias é possibilitar o aperfeiçoamento profissional, seja através de treinamentos obrigatórios, seja através da aprendizagem autônoma.

Características da educação corporativa EAD

Praticidade

A educação corporativa EAD permite que seja possível aprender de qualquer lugar. Isso permite que o colaborador possa escolher onde e quando fazer o treinamento, deixando tudo muito mais prático.

Autonomia

Cada pessoa aprende um jeito, e a modalidade EAD permite mais liberdade para cada um decidir a melhor forma de assimilar os conteúdos, seja com a possibilidade de escolher ambientes, ou criar o próprio ritmo de aprendizado e aumentar o entendimento sobre os conteúdos.

Tecnologia

Não há como falar de educação corporativa EAD sem falar da tecnologia. Além de internet, é preciso de um dispositivo conectado para acessar os conteúdos, sejam eles vídeos, textos ou imagens, tudo de maneira rápida e instantânea, sem a necessidade fazer cópias impressas ou anotações apressadas.

Materiais de apoio

De forma EAD, é mais fácil disponibilizar materiais de apoio para os colaboradores, como vídeos, livros em PDF que podem ser reunidos em uma biblioteca digital e uma apresentação slides caso esse recurso tenha sido utilizado.

Update de conteúdos

A educação corporativa EAD não serve apenas para ensinar coisas novas, mas para dar um update sobre as novas tendências. Sejam novas técnicas para gestão de pessoas, novas funções da versão mais recente de um software ou qualquer outro conteúdo.

Com tantas possibilidades, é normal ficar um pouco perdido na hora de aplicar isso na prática, não é mesmo? Para reverter isso, nó vamos te mostrar como implementar a educação corporativa EAD na sua empresa em apenas 3 passos!

Como implementar a educação corporativa EAD na sua empresa?

1. Planeje

Nada que sai do papel sem um planejamento adequado dá certo. Com o ensino corporativo EAD não é diferente. Antes de pôr a mão na massa, se preocupe em definir o público-alvo e os conteúdos a serem ensinados, como o funcionamento do marketing na empresa, a utilização de softwares, processos da área de atuação do colaborador, entre outras coisas.

Fique atento a conteúdos que normalmente são ou precisam ser ensinados e práticas da empresa no geral. Lembre-se de conversar com os responsáveis de cada área e identifique o que precisa ser ensinado.

2. Prepare os conteúdos

Com tudo definido, é hora de escolher qual será a melhor forma de ensinar os conteúdos. Se o objetivo for ensinar a bater o ponto, um PDF com um tutorial já é mais do que suficiente, se a ideia é apresentar conceitos teóricos, um e-book é uma boa alternativa. Vídeos também são uma boa alternativa, tudo depende do conteúdo que você quer passar!

Para garantir que os colaboradores aprendam tudo o que for necessário, é importante utilizar de técnicas que garantem o aumento do aprendizado. Para isso, nada melhor do que a técnica do fast learning, em que os conteúdos são passados através de pílulas de conhecimento.

3. Crie uma universidade corporativa

Criar uma universidade corporativa EAD é fundamental para desenvolver uma estrutura e acompanhar o desenvolvimento individual. Além de facilitar a implementação dessa modalidade de educação corporativa, é possível ir mais além e adicionar diferentes mídias com diversos conteúdos para enriquecer cada vez mais a experiência EAD dos colaboradores.

Para facilitar a implementação da educação corporativa EAD, existem plataformas feitas para isso. Essas plataformas incluem uma série de possibilidades e recursos para garantir o máximo aprendizado. Quer conhecer tudo que uma plataforma EAD tem a oferecer? Então continue a leitura!

E-book Universidade Corporativa

Benefícios de uma plataforma EAD

Acompanhamento

Descobrir se a equipe está se saindo bem com as ferramentas de ensino e acompanhar o desempenho individual é fácil com uma plataforma EAD, o que possibilita mais controle sobre o andamento de capacitações e treinamentos.

Centralização da educação corporativa

Uma plataforma EAD é um ambiente online onde é possível centralizar todos os materiais em um só lugar, deixando tudo mais organizado.

Melhora o engajamento

Com a disponibilização de uma plataforma própria para a hospedagem de conteúdo para ensino corporativo, a equipe se sente mais motivada e o engajamento de todos aumenta, gerando equipes mais qualificadas. Um problema recorrente é que, em meio a tantas opções de plataformas EAD, fica difícil escolher a plataforma ideal não é mesmo?

Mas não tem com o que se preocupar, abaixo nós listamos tudo o que levar em consideração na hora de escolher a plataforma EAD ideal para você!

Quais as funcionalidades de uma plataforma EAD?

Personalização

As melhores plataformas EAD possuem a aparência totalmente customizável, desde a URL até o padrão de cores nome e logo, garantido a mesma identidade visual da empresa na plataforma.

Trilha de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são um recurso fundamental para o ensino EAD. De maneira geral, a trilhas de aprendizagem servem para sequenciar as atividades necessárias para a capacitação e garantir que o colaborador assimile o máximo do conteúdo.

Gamificação

Nada como um pouco de competição para estimular todos a alcançarem melhores resultados. A gamificação é a inclusão de recursos encontrados em jogos, como rankings, fases e desafios, o objetivo é melhorar o engajamento dos colaboradores e deixar o processo de aprendizagem menos monótono.

Lives

A possibilidade de fazer lives é outro fator crucial para levar em consideração na hora de escolher uma plataforma EAD. As lives permitem interatividade instantânea com o instrutor, permitindo resolução de dúvidas na hora.

Certificados

Uma boa plataforma EAD garante a possibilidade de emissão de certificados após a conclusão de algum curso. Isso motiva os colaboradores com um recurso simples e de fácil implementação.

Acesso em dispositivos móveis

A vantagem da educação a distância é justamente a possibilidade de ser feita em qualquer lugar, por isso a otimização da plataforma para celulares e tablets um recurso é praticamente indispensável.

Todas essas características, quando juntas, formam uma poderosa estrutura e possibilitam uma experiência completa para o colaborador.

Twygo — a plataforma EAD mais completa

O Twygo é a melhor plataforma para ensino corporativo a distância do mercado. Além de intuitivo e fácil de usar, também possui todos os recursos para implementar a educação corporativa EAD, como as trilhas de aprendizagem, lives, gamificação e certificados, entre outras funcionalidades. Para testar o Twygo gratuitamente, basta clicar no banner abaixo!

Treine e desenvolva pessoas com o twygo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Hide Buttons