Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 23/12/2021
Por TwygoEAD

A digitalização foi um processo que modificou a vida e o comportamento da sociedade, inclusive a aprendizagem. Foi juntamente neste panorama que surgiu o mercado EdTech, startups que ajudaram a reinventar a maneira de ensinar utilizando a tecnologia para melhorar o processo de aprendizagem e democratizar o ensino.

Ficou interessado? Neste post iremos abordar o que é EdTech, seus principais benefícios para o ensino, seus desafios e como utilizar este mercado a favor da sua empresa com o Twygo.

O que é EdTech?

As EdTechs são startups que usam a tecnologia como ferramenta para criar soluções inovadoras na área da educação, desde o ensino básico até a educação corporativa.

Elas utilizam sistemas computacionais personalizados, aplicativos, realidade aumentada e virtual, gamificação, e outras tecnologias, para tornam o processo de aprendizado mais dinâmico, personalizado e acessível.

Princípios do Edtech

Confira também esse texto sobre Educação Corporativa EAD: 3 passos para aplicar na sua empresa.

Contribuições das EdTechs para o ensino

Principais benefícios do Edtech

Aprendizagem Imersiva

Os recursos que as EdTechs proporcionam ao mercado podem enriquecer o processo de aprendizagem envolvendo os alunos em um nível mais profundo e fornecendo experiências interativas que podem lançar uma nova luz sobre sua compreensão de muitos assuntos.

Personaliza o aprendizado

Uma das desvantagens mais significativas da educação tradicional é que um único professor precisa preparar aulas para diferentes pessoas. Isso significa que as aulas não levam em consideração os diferentes tipos de aprendizagem dentro da sala de aula, o que acaba com alguns indivíduos atrasados enquanto outros ficam entediados.

Felizmente, a tecnologia das EdTechs ajuda com a diversidade de estilos de aprendizagem, permitindo que os professores acompanhem o progresso do aluno individualmente e em tempo real.

Acesso fácil a mais recursos de aprendizagem

Hoje em dia estamos acostumados a pesquisar informações online sempre que precisamos resolver um problema ou aprender a fazer algo. Ao fazer isso, interagimos com mecanismos de pesquisa, e-books, vídeos educacionais e de instruções e plataformas e fóruns online.

Graças às EdTechs, tudo isso pode estar presente em qualquer sala de aula para alavancar a familiaridade dos alunos com eles.

Adiciona diversão ao aprendizado

Muitas pessoas ficam entediadas durante as aulas, principalmente naquelas que são mais tradicionais. Isso porque estamos acostumados com a tecnologia como uma parte central de nossas vidas cotidianas, então sua ausência imediatamente nos afasta. Só a inclusão da tecnologia pode aumentar o interesse pelas aulas.

Os elementos de gamificação, mencionados anteriormente, são uma das maneiras que os educadores podem usar para gerar mais engajamento com seus alunos.

Aumenta a colaboração

Hoje, as tecnologias ajudam a conectar o mundo de uma infinidade de maneiras, desde conectar pessoas do outro lado do mundo em uma chamada de vídeo até permitir que diferentes indivíduos trabalhem no mesmo projeto online simultaneamente. Projetos e atribuições em grupo podem ser feitos mais facilmente com as ferramentas disponíveis nas EdTechs.

Desafios do mercado EdTech

Todo mercado enfrenta desafio, e o mercado das EdTechs não é exceção. Existem muitos gestores e educadores que não querem se adaptar a estas novas tecnologias por medo de substituírem o ensino tradicional. Contudo, vale ressaltar que estas ferramentas vieram para complementar e não substituir, facilitando o trabalho dos educadores e gestores.

Outro desafio, principalmente no Brasil, é a falta de infraestrutura. As instituições de ensino e empresa nem sempre possuem capacidade para aplicar estas ferramentas e fazê-las funcionar da forma correta.

webinar-adhocracia

Tendências do setor de EdTechs

Por conseguirem inovar e melhorar a eficiência das instituições, existem tecnologias que se destacam no mercado. Conheça as principais tendências do mercado EdTech:

Principais tendências do mercado de Edtech

Big Data

A análise de dados quando aplicada na educação se chama learning analytics, e pode ser usada para proporcionar uma visão mais profunda do processo de ensino. Graças ao mercado de EdTechs, existem plataformas que trabalham com esse mercado, coletando dados institucionais e possibilitando uma análise estratégica para melhoria de processos.

Inteligência Artificial (IA)

O uso do Sistema Tutorial Inteligente (STI), ferramenta que identifica se o aluno adquiriu conhecimento sobre o tema ensinado e qual sua emoção ao resolver aquele problema, permite entender qual é a melhor abordagem pedagógica para aquele indivíduo específico.

Gamificação

Utilizar jogos para o processo de aprendizagem ajuda a despertar o interesse, aumentar o engajamento e desenvolver criatividade e autonomia dos estudantes. Já existem inúmeras plataformas que disponibilizam jogos institucionais voltados para cada tipo de estudante.

E-learning e Plataformas digitais

O E-leraning é um método que tem como base a aprendizagem eletrônica utilizando ambientes virtuais para comunicação, distribuição de materiais e conteúdo online. As plataformas de e-learning são desenvolvidas a partir do LMS (Learning Management System), um software utilizado para criação de cursos online.

Agora que você sabe o que é EdTech e suas vantagens, veja como você pode utilizar essa tecnologia na sua empresa através de uma plataforma digital.

Twygo

O Twygo é uma plataforma de ensino fácil e intuitiva de usar. Eleque possui inúmeros recursos que podem ser implementados a educação corporativa EAD, como:

  • Gamificação;
  • Certificados;
  • Trilhas de aprendizado;
  • Lives.

Clique no banner abaixo e teste o Twygo gratuitamente!

Treine e desenvolva pessoas com o twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!