Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 11/10/2019
Por Kátia

Programas de treinamento e desenvolvimento são uma ótima forma de aumentar o desempenho de uma empresa, além de contribuir para a motivação dos colaboradores. É nesse cenário que surge o e-learning corporativo, um novo modelo de treinamento que vem crescendo junto com os avanços tecnológicos da atualidade.

Mas por quê? O que é e-learning, afinal? Como ele se aplica às empresas? Quais os benefícios de aplicar? Essas e mais perguntas serão respondidas ao longo desse texto, então não perca!

O que é E-learning?

E-learning (sigla para electronic learning, ou aprendizagem eletrônica) é um modelo de ensino que acontece através do meio digital, apoiado principalmente pelo uso da Internet.

Muitas empresas vêm optando pelo e-learning  justamente porque ele facilita a aprendizagem no meio corporativo, uma vez que dispensa o encontro presencial entre instrutores e alunos.

Ou seja, descomplica o acesso ao conhecimento, é uma solução mais prática do que os treinamentos corporativos e ainda traz autonomia para os colaboradores.

Por essas vantagens, 69% das horas destinadas a treinamentos nas empresas são feitas no formato EAD ou online, segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2021/2022. Isso mostra a relevância que o e-learning já possui na educação corporativa

Qual a importância do e-learning para as empresas?

O e-learning tem uma posição de destaque nas empresas por tornar o treinamento e desenvolvimento corporativo mais prático tanto para os colaboradores quanto para os gestores e o Rh, que criam as capacitações.

Pensando em treinamentos presenciais, a empresa gastaria com a contratação de um espaço, instrutores, material didático, transporte, fora toda a dor de cabeça de achar um dia e horário adequados para todos.

Com o e-learning, você só precisa focar a atenção em criar o conteúdo do treinamento e escolher uma boa plataforma EAD para hospedar as capacitações.

E pronto, a empresa pode ofertar capacitações de alta qualidade, tendo muito menos trabalho, e o colaborador pode realizar o treinamento no momento mais conveniente.

Como o e-learning gera vantagem para as empresas?

Diante dessa praticidade podemos citar as vantagens que esse modelo de aprendizagem traz:

  • Economia de tempo e dinheiro, pois os treinamentos podem ser planejados de forma simples e evitando os gastos já mencionados com capacitação presencial;
  • Autonomia do colaborador, pois ele pode realizar o treinamento no seu ritmo, no horário mais conveniente e de acordo com suas necessidades;
  • Maior variedade de recursos, pois as plataformas de ensino online oferecem opções de vídeos, conteúdos em texto, áudio e recursos de gamificação;
  • Treinamentos que não atrapalham o horário de trabalho, já que podem ser feitos de qualquer plataforma com acesso a internet, oferecendo dinamismo ao aluno;
  • Indicadores de treinamento, pois as plataformas de e-learning indicam o progresso e o aproveitamento dos colaboradores, além de avaliações para medir o conhecimento adquirido;
  • Conhecimento compartilhado e organizado, porque os treinamentos ficam armazenados e disponíveis para consultas posteriores, facilitando a transmissão de aprendizado entre as pessoas.

Recursos que o e-learning oferece:

O aprendizado online oferece uma série de recursos que trazem dinamismo ao conteúdo e geram maior engajamento dos colaboradores. São eles:

  • Videoaulas;
  • Fóruns de discussão;
  • Recursos de gamificação;
  • Lives;
  • Conteúdos escritos: PDFs, ebooks;
  • Certificações dos treinamentos;
  • Trilhas de aprendizado;
  • Avaliações de aprendizado.

E-learning na prática: como ele é útil?

O e-learning corporativo serve a variados propósitos na organização. Seja com o objetivo de desenvolver líderes ou oferecer treinamentos mais curtos, o e-learning se mostra útil para os seguintes aspectos:

Capacitar talentos

O e-learning é muito usado para capacitar colaboradores que apresentam gaps de competência, para que seu desempeno aumente e, junto com ele, o da empresa.

Nesse tipo de caso, o colaborador passa por uma trilha de aprendizagem focada nas competências que lhe faltam para exercer suas funções plenamente. Exemplo: um vendedor que tem dificuldade em se relacionar com seus clientes entregará resultados que  não atingem a expectativa. Para reverter a situação, o lhe propõe uma trilha que prioriza a relação com o cliente.

Assim, o gap de competência é resolvido e o vendedor consegue trabalhar da melhor maneira possível.

Integrar colaboradores

Novos colaboradores precisam ser integrados ao modo de funcionamento da empresa, além de sua visão, missão e valores.

Apenas garantir que ele possua as competências exigidas não é bastante. É necessário que ele aprenda como cada processo da empresa funciona. Isso também pode ser feito pelo e-learning corporativo, especialmente se sua empresa cria seus próprios cursos.

Trilhas que focam em apresentar o novo colaborador às suas funções, vídeos institucionais, tudo isso ajuda a alinhar o modo de trabalhar dele com o da empresa e assim começar a  render bons resultados mais rápido.

KIT Integração novos colaboradores
 

Percebeu a relevância mais do que comprovada do e-learning para a sua empresa?

Se você quiser garantir a praticidade e as vantagens desse modelo, não pode deixar de escolher uma ótima plataforma de e-learning para hospedar os treinamentos e com isso, reduzir custos e tornar o aprendizado mais prático!

Confira o Twygo, nossa plataforma EAD para treinamentos, ele oferece todos os recursos indispensáveis para que você tenha sucesso no seu e-learning corporativo!

Basta preencher o formulário e acessar uma demonstração gratuita, é a sua chance de oferecer capacitações de alta qualidade, investir no futuro da sua empresa e ainda diminuir custos! Aproveite!

Demonstração gravada CTA Twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!