E-learning corporativo

Programas de treinamento e desenvolvimento são uma ótima forma de aumentar o desempenho de uma empresa, além de contribuir para a motivação dos colaboradores. É nesse cenário que surge o e-learning corporativo, um novo modelo de treinamento que vem crescendo junto com os avanços tecnológicos da atualidade.

Mas por quê? O que é e-learning corporativo, afinal? Quais os benefícios de aplicar? Essas e mais perguntas serão respondidas ao longo desse texto, então não perca!

O que é E-learning?

E-learning (sigla para eletronic learning, ou aprendizagem eletrônica) é um modelo de ensino que acontece através do meio digital, apoiado principalmente pelo uso da Internet.

Muitas empresas vêm optando pelo e-learning justamente porque, por acontecer através do meio digital, pode funcionar como um facilitador para a aprendizagem no meio corporativo, pois integra instrutor e alunos sem envolver um encontro presencial. Além disso, dá mais liberdade aos colaboradores para desenvolverem autonomia e aprenderem sozinhos, respeitando as restrições dos seus horários de trabalho.

Neste cenário, quando o e-learning é aplicado no meio empresarial, é que é chamado de e-learning corporativo.

Quais os objetivos do e-learning corporativo?

Capacitar talentos

O e-learning é muito usado para capacitar colaboradores que apresentam gaps de competência, para que seu desempeno aumente e, junto com ele, o da empresa. Nesse tipo de caso, o colaborador passa por uma trilha de aprendizagem focada nas competências que lhe faltam para exercer suas funções plenamente.

Por exemplo, um vendedor que tem dificuldade em se relacionar com seus clientes entregará resultados que não atingem a expectativa. Para reverter a situação, o setor de RH conversa com esse colaborador e lhe propõe uma trilha de aprendizagem que prioriza a relação com o cliente. Assim, o gap de competência é resolvido e o vendedor consegue trabalhar da melhor maneira possível.

Integrar colaboradores

Novos colaboradores precisam ser integrados ao modo de funcionamento da empresa, além de sua visão, missão e valores; apenas garantir que ele possua as competências exigidas não é bastante. É necessário que ele aprenda como cada processo da empresa funciona.

Leia também  Entenda definitivamente o que é LMS

Isso também pode ser feito pelo e-learning corporativo, especialmente se sua empresa cria seus próprios cursos. Trilhas que focam em apresentar o novo colaborador às suas funções, vídeos institucionais, tudo isso ajuda a alinhar o modo de trabalhar dele com o da empresa e assim começar a render bons resultados mais rápido.

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Mas por que optar pelo e-learning? Por que escolher esse modelo de ensino ao invés de um treinamento presencial? Para te convencer, listamos alguns dos vários benefícios trazidos para sua empresa com a aplicação desse método. Confira:

Benefícios do e-learning corporativo

Acessibilidade

Um dos principais diferenciais do e-learning é a possibilidade de acessar os conteúdos em qualquer lugar, por qualquer veículo e a qualquer hora.

Essa característica não só acelera o processo de aprendizado dos colaboradores, como permite que eles se capacitem em suas horas livres, sem atrapalhar o horário de trabalho. Além disso, colaboradores que trabalham em horários diferentes e não conseguiriam comparecer a um treinamento presencia, podem acessar os mesmos conteúdos armazenados quando tiverem tempo.

Economia

Aplicar treinamentos presenciais inclui vários custos: locação do lugar, transporte, equipamentos, além do tempo gasto com todo esse processo, que poderia ser destinado à aplicação de projetos e renovações.

Além de dinheiro, o e-learning também economiza tempo, como já mencionamos, e outros materiais, que podem ser necessários mais à frente. Isso porque o e–learning corporativo exige o mínimo de estrutura para possibilitar o aprendizado. Dependendo da necessidade da empresa é possível integrar o e-learning a outros mecanismos, além de aulas presenciais quando o assunto é muito complexo ou precisa ser aplicado na prática.

Indicadores

Se a empresa opta por aplicar o e-learning por meio de uma plataforma de e-learning, existem vários indicadores que acompanham o desempenho dos colaboradores nos treinamentos. Porém, mesmo sem esse tipo de plataforma, é possível monitorar o nível de aprendizado. Isso porque, como são digitais, esses cursos são mais simples para indicar o progresso e a data de conclusão da trilha de aprendizagem.

Esses dados ajudam a manter o RH e os gestores atualizados do desempenho dos colaboradores e monitorar a eficiência da trilha aplicada. Assim, é possível fazer adequações nos treinamentos que não estão dando resultados e auxiliar os colaboradores com dificuldade. Ainda que sejam mais econômicos, treinamentos só devem ser realizados quando necessário.

Leia também  Educação corporativa: o que é e por que ela faz tanto sucesso (+dicas)

Eficiência

O e-learning corporativo permite também que os colaboradores escolham quantos cursos querem e podem fazer, além daqueles que estão inclusos na trilha de aprendizagem, algo que não seria possível em aulas presenciais.

Com essa disponibilidade de conteúdo, sempre respeitando o tempo do colaborador, o aprendizado rende muito mais. Isso porque há tempo para focar nos assuntos importantes e simultaneidade de cursos, que acelera o processo de capacitação.

Autonomia

O e-learning não exige que o colaborador faça a trilha de aprendizagem durante um horário fixo, todo dia. É claro que podem existir prazos para a finalização de um curso, mas quando será realizado e quanto tempo por dia, é escolha do colaborador.

Essa autonomia permite que o colaborador faça um planejamento do seu tempo, evitando se sobrecarregar com muitas funções que possam atrapalhar seu trabalho. Além disso, o foco no treinamento é maior, já que ele pode escolher o melhor momento para direcionar sua atenção apenas ao curso, assim aumentando seu desempenho no treinamento.

Conhecimento compartilhado

Todos os cursos passados no método e-learning ficam armazenados e podem ser revisitados sempre que necessário. Além disso, é recomendável pregar a cooperação entre os colaboradores que estão realizando o mesmo curso, pois assim conseguem entender melhor o conteúdo e mais rápido.

Junto com isso, a maioria das plataformas disponibilizam fóruns de discussão para cada conteúdo, o que possibilita a interação em tempo real, mesmo fora da empresa. Assim, além de uma evolução da integração das equipes, se forma um capital intelectual que só cresce, já que todos aprendem juntos e contribuem para o conhecimento geral.

Modelos de E-learning

Ainda que e-learning seja um método digital de ensino, precisamos deixar claro que o orientador ainda tem um papel importante no processo de aprendizado. Porém, dependendo do tipo de conteúdo passado nas trilhas de aprendizagem e do objetivo da organização ao implantar um método e-learning, pode ser que não sejam necessários durante todo o processo.

Os estilos síncrono e assíncrono de e-learning ilustram bem essa relação, confira:

Leia também  Jogos Corporativos: o que são e como aplicar

Síncrono

No estilo síncrono de e-learning, o orientador ministra a aula em tempo real, por meio de webconferências, telefonemas, entre outros canais de comunicação ao vivo, onde há contato direto entre professor e aluno. Assim é possível que dúvidas sejam sanadas em tempo real, deixando o aprendizado mais imediato.

Com o aumento da qualidade de conversas em vídeo e chamadas compartilhadas, o estilo síncrono tem se tornado mais popular, por unir a possibilidade de aprender à distância e a mentoria de alguém que entende do assunto.

Assíncrono

O estilo assíncrono, por outro lado, consiste na aplicação de treinamentos sem a presença de um orientador. O modelo de ensino e-learning preza pela autonomia do colaborador, então é comum que as empresas optem pelo treinamento independente. Ainda assim, fóruns e e-mail estão sempre à disposição para qualquer dúvida que possa aparecer.

Existe ainda o estilo assíncrono com orientador, em que ele passa conteúdos em momentos diferentes dos em que os colaboradores estão aprendendo. A participação do orientador é a mesma do estilo síncrono, porém em momentos diferentes, que respeitam a disponibilidade tanto do colaborador quanto do orientador.

Como você pode ver, e-learning é um método de ensino completamente digital que, além de economizar tempo e dinheiro, traz autonomia aos colaboradores e o acúmulo de capital intelectual. Esse método pode contar com várias ferramentas, como uma plataforma de e-learning que otimiza o processo de aprendizagem e reúne todos os conteúdos em um só lugar! Não deixe de acessar nossa página e entender como essa plataforma pode de ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *