Diferença entre treinamento e desenvolvimento

As empresas entendem a importância de adotar práticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para manter a organização atualizada e com colaboradores capacitados. No entanto, é muito comum que elas apenas juntem esses dois conceitos, sem uma reflexão e planejamento para fazer tudo do jeito certo. Por isso é importante saber a diferença entre treinamento e desenvolvimento!

Acompanhe esse texto para aprender:


Boa leitura!

A diferença entre treinamento e desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento são duas técnicas que caminham juntas, no entanto, é preciso saber diferenciá-las para que possam ser aplicadas da forma correta.

Para entender melhor a diferença entre treinamento e desenvolvimento é preciso esmiuçar esses dois conceitos:

O que é treinamento de pessoas?

Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para desempenhar melhor uma função ou aprender sobre um conhecimento específico. Um treinamento tem começo, meio e fim e seu resultado pode ser obtido quase que de imediato, afinal, a ideia é que no fim de um treinamento de poucas horas o colaborador já tenha adquirido conhecimento suficiente para melhorar a forma de executar o seu trabalho.

Para ilustrar melhor vamos a um exemplo:

Uma empresa que fabrica roupas pode desenvolver um treinamento de uma hora para que seus colaboradores aprendam a manusear uma nova máquina de costura.

Esse treinamento pode ser ministrado por algum colaborador que tenha as habilidades para ensinar seus colegas de trabalho ou por algum profissional externo, contratado especificamente para passar esses conhecimentos adiante.

Mas lembre-se: treinamento não é apenas para melhorar a execução de trabalhos manuais! Também pode ser usado para explicar um novo conceito, ensinar sobre um novo sistema e muitas outras coisas.

Você também pode gostar de ler: Treinamento Corporativo: TUDO que você precisa saber sobre o assunto.

O que é desenvolvimento de pessoas?

Desenvolvimento é o conjunto de treinamentos e outras práticas educacionais que a organização adota para promover a evolução intelectual e, consequentemente, pessoal dos seus colaboradores. O desenvolvimento é um processo de longo prazo e seus resultados podem ser mensurados apenas em grandes intervalos de tempo.

Como te contamos, o treinamento é uma das práticas mais adotadas para promover o desenvolvimento de colaboradores, mas não é a única forma.

Conheça outras estratégias muito populares de desenvolvimento de pessoas:

Coaching

É uma técnica de desenvolvimento que consiste em ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos (pessoais ou profissionais) através do aconselhamento de um coach.

Peer review

A revisão por pares é a estratégia de um par de pessoas (incluindo o próprio autor) revisarem um material da empresa, apontando modificações e melhorias. Essa prática de desenvolvimento tem origem no mundo acadêmico, mas é muito adotado nas organizações para que os colaboradores desenvolvam olhar crítico sobre o que é produzido.

Palestras

Sejam elas motivacionais ou técnicas, palestras podem auxiliar no desenvolvimento de colaboradores através de falas que podem ajudá-lo a entender seu papel na organização, além de motivá-los a entregar o melhor trabalho sempre.

Momentos de confraternização

Nem só de momentos formais é composto o desenvolvimento de pessoas. Os momentos de confraternização são ótimos exemplos disso: são importantes para que os colaboradores troquem experiências pessoais, fiquem mais próximos e, consequentemente, confiem mais nos trabalhos uns dos outros.

Feedback

É uma breve avaliação informal (em forma de comentário ou conversa), sobre o desempenho do colaborador na organização. Pode ser utilizado tanto para avaliar colaboradores que estão fazendo seu trabalho com eficiência quanto para aqueles que não estão.

Reuniões

Reuniões são momentos para definir planejamentos e para alinhar expectativas: importante aliado na hora de evitar decepções (tanto por parte dos colaboradores quanto da empresa), afinal, os gestores devem ser honestos sobre o que esperam de seus colaboradores e eles devem ser honestos sobre o que esperam da empresa.

Também é importante destacar que todo o processo de desenvolvimento tem impacto na vida pessoal do colaborador, porque a ideia é que o aperfeiçoamento e a melhora do seu desempenho impactem diretamente no seu comportamento e na sua relação com outros colaboradores no ambiente de trabalho através de várias técnicas como as citadas acima.

Vamos a um exemplo prático para entender melhor como funciona o desenvolvimento de pessoas:

Imagine um novo colaborador em uma empresa de software: ele ainda não conhece os produtos da empresa, não sabe qual o clima da organização, nem como contribuir para melhorias. Se a organização adotar práticas de desenvolvimento, esse colaborador passará por treinamentos, dinâmicas e outras atividades educacionais para se adaptar ao novo ambiente de trabalho e para aprender sobre o produto, desenvolver seus conhecimentos, adquirir novas habilidades, melhorar aspectos comportamentais e sendo capaz, inclusive, de aprimorar seu olhar crítico, sugerindo mudanças para participar da tomada de decisões da empresa.

Agora que você já entendeu a diferença entre treinamento e desenvolvimento, você deve estar se perguntando:

O que é mais importante: o treinamento ou o desenvolvimento?

Bem, como vimos, há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento, no entanto, são práticas complementares, ou seja: um funciona melhor com o apoio do outro, mas de modo geral podemos dizer que o desenvolvimento é um processo mais importante, afinal, todo o a evolução holística do colaborador é mais fundamental para a organização e para ele mesmo do que um pequeno treinamento de poucas horas.

Portanto, podemos dizer que o treinamento de pessoas está dentro do desenvolvimento e esses dois conceitos fazem parte do desenvolvimento da organização:

O que são competências

O conceito de desenvolvimento organizacional

O desenvolvimento organizacional é um pilar importante da empresa, que envolve visão de futuro, inovação e muitos outros aspectos. Para entender melhor vamos começar pelo conceito de organização:

O que é uma organização?

Na área da administração, uma organização é um conjunto de uma ou mais pessoas que combinam esforços para chegar a um mesmo objetivo. Uma organização que desenvolve software, por exemplo, é um conjunto de pessoas que têm o objetivo de oferecer um software para melhorar a vida dos seus clientes.

Esse conjunto de pessoas integram um sistema e agem de acordo com os papéis que devem desempenhar para que os objetivos da empresa sejam alcançados com eficiência.

Quando uma organização é usada como sinônimo da palavra empresa é porque essa empresa se encaixa no conceito de organização: um conjunto de pessoas (colaboradores) contribuindo para alcançar um mesmo objetivo.

Colaborador é o profissional que contribui com a empresa, é estimulado a crescer dentro dela, é ouvido e ao longo do processo de desenvolvimento pode ter papel importante na tomada de decisões. Esse conceito só é possível em uma organização, pois é um ambiente construído através de colaboração.

Conceitos esclarecidos? Agora podemos entender o que é o Desenvolvimento Organizacional:

Desenvolvimento organizacional

Desenvolvimento organizacional é um conjunto de estratégias que visa preparar a empresa para o futuro, afim de prever problemas, adequar os produtos ao mercado e trabalhar para a construção de um ambiente organizacional cada vez mais colaborativo.

Para atingir esses objetivos o desenvolvimento organizacional se preocupa com o capital estrutural (estrutura física) e o capital humano (conjunto de colaboradores). Algumas empresas se preocupam também com o ambiente externo e o meio em que estão inseridas. Nesse caso os programas de desenvolvimento organizacional podem criar estratégias para diminuir seu impacto ambiental e contribuir com o cenário social, por exemplo.

Por isso o treinamento e desenvolvimento de pessoas é tão importante para a estratégia de desenvolvimento organizacional. O capital humano é um dos principais pilares de uma organização e, para que ela se mantenha desenvolvida, seus colaboradores precisam estar desenvolvidos também.

Portanto, todos esses conceitos precisam trabalham juntos para que a engrenagem da organização funcione.

Diferença entre treinamento e desenvolvimento

Entender a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento é o primeiro passo para implantar um programa de T&D na sua empresa do jeito certo. Para saber quais são os próximos leia o nosso e-book:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Baixar material rico - Meio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *