Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 25/10/2022
Por Gabrielly

Como você planeja os seus treinamentos corporativos? É com base em dados concretos e focando nos objetivos estratégicos à longo prazo? Se não for assim, existem grandes chances de os seus treinamentos não gerarem impactos relevantes no negócio.

Se você quiser aprender a identificar corretamente as demandas para os seus treinamentos, acompanhe a leitura desse artigo. Nele, você pode conferir o que é diagnóstico de necessidades de treinamento, qual a importância dele e dicas para fazer o seu!

Confira:

 

O que é diagnóstico das necessidades de treinamento?

O diagnóstico das necessidades de treinamento é um conjunto de práticas que buscam identificar as lacunas de competências dos colaboradores levando em conta as necessidades da empresa, a fim de montar treinamentos eficazes.

Por meio dele, você descobre a diferença entre o que o profissional deveria saber fazer e o que ele está realmente entregando no trabalho. Assim, você identifica oportunidades de melhoria e gera treinamentos com objetivos claros.

Por que fazer diagnóstico das necessidades de treinamento?

O diagnóstico é similar a um mapa, que delimita a rota para chegar ao destino desejado. Nesse sentido, ele serve para guiar as ações do treinamento e desenvolvimento corporativo.

Ele garante capacitações úteis, específicas e estratégicas que garantam uma equipe altamente qualificada. Assim, elimina-se gaps de conhecimento e garante-se que os colaboradores terão plena capacidade de tocar as demandas da organização.

Além disso, outros benefícios do diagnóstico das necessidades de treinamento são:

Também, criar treinamentos corporativos é uma forma de garantir o crescimento profissional individual do colaborador, possibilitando que ele cresça na carreira e movimente-se dento da empresa.

Isso é fundamental hoje em dia. Afinal, quando o colaborador sente que tem a oportunidade de evoluir e aprender, ser promovido e ser valorizado por suas habilidades, tende a permanecer muito mais tempo na empresa.

Assim, você garante que a sua equipe sempre terá profissionais qualificados utilizando 100% do potencial. Dito isso, já podemos ir para a parte prática.

Aprenda no tópico a seguir as 5 dicas para fazer um diagnóstico das necessidades de treinamento.

5 dicas para identificar as necessidades de treinamento

    1.  Monte uma matriz de competências

      Uma das principais ferramentas para definir as necessidades de treinamento é a matriz de competências.

      A Matriz cruza as competências que a empresa precisa e as que os colaboradores já possuem, evidenciando os gaps de competências.

      Para criar a matriz de competências, é preciso definir quais habilidades são esperadas para cada função, sejam elas soft skills ou hard skills (que geralmente estão informadas na descrição dos cargos).

      Com isso, você define qual o conhecimento necessário para cada categoria. Por exemplo: um vendedor trainee precisa ter um nível básico de comunicação e um vendedor sênior precisa ser um expert em comunicação.

      O ideal é que haja pelo menos um expert na equipe para cada competência, pois ele pode auxiliar os outros colaboradores quando tiverem dúvidas.

      A partir das informações acima, a estruturação da matriz é formada em duas etapas:

      Organização das competências e níveis de conhecimento necessários por cargo:

      Organização das competências apresentadas por colaborador: 


      matriz de competências

    2.  Faça avaliações de desempenho

      As avaliações de desempenho são muito úteis no processo de planejar ações de treinamento e desenvolvimento, porque elas revelam como está a performance da pessoa atualmente baseado no que é esperado dela. 

      Ao contrário do que muitos pensam, o desempenho não diz respeito apenas a parte técnica, mas também comportamental, e é uma das formas mais diretas de encontrar lacunas.  

      Nesse processo, o gestor ajuda o colaborador a entender os pontos de melhoria e o caminho de desenvolvimento fica mais claro. 

    3.  Aplique pesquisas e questionários

      Você pode utilizar diferentes formatos de pesquisa e recolher depoimentos de diversas pessoas para descobrir as necessidades treinamento.

      Questionários técnicos também são uma forma eficiente de identificar quais conhecimentos devem ser aprendidos ou precisam de reforço.

    4.  Conte com a ajuda dos gestores

      Uma outra forma de levantar as necessidades é por meio de entrevistas com os gestores e a alta liderança da empresa. Afinal, os líderes conhecem as demandas dos seus times e ter contato com eles é fundamental para observar os resultados do treinamento.

    5.  Análise indicadores

      Observar os indicadores de desempenho das equipes pode revelar uma deficiência de conhecimento ou boas práticas em algum setor, o que pode se transformar em uma necessidade de treinamento.

      Além disso, alguns indicadores gerais da empresa como índice de rotatividade e absenteísmo podem ajudar a identificar uma insatisfação dos colaboradores em relação ao seu desenvolvimento.

 

O próximo passo: aplicar os treinamentos

Depois de todo esse esforço para identificar as competências a serem desenvolvidas, o passo seguinte é planejar e aplicar os treinamentos.

Não se esqueça que, para a empresa se tornar competitiva por meio dos treinamentos, eles precisam ser realizados constantemente, em programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Nós podemos te ajudar com isso, temos um ebook completo que te ensina todas as boas práticas de T&D para aplicar na sua organização.

Basta você clicar no banner, baixar o material gratuitamente e utilizar todas as dicas!

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!