Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 20/05/2022
Por TwygoEAD

“Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização” essa é uma famosa frase de Idalberto Chiavenato, uma das maiores referências em recursos humanos no Brasil.

Quando falamos em desenvolvimento pessoal, estamos falando das ambições e desejos dos colaboradores dentro de uma empresa, e em como a empresa pode contribuir para a realização desse profissional.

Isso, como bem observou Chiavenato, é uma estratégia que beneficia tanto o colaborador quanto a organização, pois ao investir na carreira do profissional, você também está investindo no sucesso do negócio.

Neste post, vamos falar sobre a importância de desenvolver pessoas e te ensinar algumas técnicas para fazer isso de forma simples e eficaz. Vamos lá?

  • O que é desenvolvimento pessoal?
  • Por que você deveria investir no desenvolvimento das pessoas?
  • Como fazer o desenvolvimento pessoal?
  • Como um plano de desenvolvimento individual contribui para o desenvolvimento pessoal?

O que é desenvolvimento pessoal?

Desenvolvimento pessoal é a evolução, o crescimento e o progresso de uma pessoa em determinada área da vida. Esse desenvolvimento envolve aumento de conhecimento, capacidades e competências individuais.

Apesar de o desenvolvimento pessoal poder ocorrer em várias esferas, é um assunto mais recorrente no meio corporativo, ou seja, em um contexto de evolução no trabalho e na carreira.

A ideia é que os profissionais buscam por oportunidades de crescimento com o objetivo de alcançarem novas posições na empresa, se tornarem referência em suas áreas de atuação e serem bem remunerados.

Nesse sentido, os líderes e gestores têm um papel muito importante de contribuir com esse crescimento, dando oportunidades de estudo e aprimoramento a esses colaboradores, por meio de programas de treinamento e desenvolvimento.

A seguir, você vai descobrir por que é tão importante investir no desenvolvimento das pessoas na organização, e porque essa deveria ser uma prioridade na gestão de pessoas.

Por que você deveria investir no desenvolvimento das pessoas?

Benefícios do desenvolvimento de pessoas

Aprimora a carreira do colaborador

Investir no desenvolvimento das pessoas contribui diretamente para que os colaboradores consigam alcançar seus objetivos profissionais. Isso aumenta a satisfação do colaborador e a qualidade do trabalho.

Retém bons colaboradores

Aqueles bons profissionais que são competentes e desejam se desenvolver para contribuir para o bom desempenho da empresa são valiosos. Pessoas assim se saem muito bem em qualquer empresa que trabalharem, pois tem competências técnicas e comportamentais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Então, investir no desenvolvimento pessoal desses talentos os motiva a se engajarem com a empresa e a permanecerem ali por mais tempo.

Aumenta a performance

O constante aprendizado de um profissional, à curto e longo prazo, leva a um aumento na qualidade do trabalho realizado, dos produtos e serviços que a empresa oferece e no atendimento aos consumidores. Isso tudo gera um aumento na competitividade da empresa no mercado, trazendo reconhecimento e lucro.

Contribui para uma boa experiência do colaborador

Para o colaborador, trabalhar em um ambiente no qual ele se sente valorizado e tem possibilidades de crescimento é essencial. Perceber que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento pessoal constrói uma boa experiência para esse profissional, e, à longo prazo, faz a empresa ter um bom employer branding.

Mas afinal, como a gestão de pessoas e os líderes de cada área podem contribuir para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores? Confira no próximo tópico!

Como fazer o desenvolvimento pessoal?

Como fazer desenvolvimento pessoal

1) Incentive o estudo

Você pode incentivar o aprimoramento dos colaboradores com programas de incentivo ao estudo. Então, uma boa opção é oferecer bolsas de estudo e descontos em mensalidades de cursos, além de fazer parcerias com universidades e outras instituições de ensino.

Também é possível oferecer uma bonificação para os colaboradores que mais estão fazendo treinamentos e se autodesenvolvendo através de livros, palestras e workshops.

2) Estruture uma universidade corporativa

A universidade corporativa é uma instituição de ensino corporativo que busca desenvolver os colaboradores para serem capazes de atender às demandas específicas da organização.

Ela é extremante necessária para que os colaboradores estejam alinhados com as práticas do negócio e o modo único de fazerem as coisas, como os processos, a cultura organizacional, os valores etc.

Com ela, você promove aprendizagem contínua e não fica refém de grandes eventos de treinamentos e palestras para fazer capacitação. Geralmente, se utilizam plataformas EAD para estruturar esse ambiente virtual de aprendizagem.

3) Crie um programa de T&D

O programa de treinamento e desenvolvimento é uma iniciativa que busca entender as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, planejar treinamentos e avaliar os resultados.

Essa é a forma mais garantida de desenvolver colaboradores dentro da empresa, você pode aprender todas as etapas para criar um programa de T&D acessando nosso e-book!

4) Faça planejamento de carreira

Quando um novo colaborador chega à empresa, ele tem obviamente a intenção de contribuir com o sucesso do negócio, mas também tem aspirações pessoais de crescimento profissional, e a forma mais fácil de alinhar esses dois aspectos é através da gestão de carreira.

Nessa prática, o gestor ou líder fica ciente dos desejos profissionais do colaborador e acompanha de perto sua evolução até alcançar seus objetivos.

Uma ferramenta que facilita bastante esse processo é o PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual, ele é um documento que ajuda a monitorar a evolução do colaborador. Abaixo você vai saber por que o PDI é tão útil.

Como um plano de desenvolvimento individual contribui para o desenvolvimento pessoal?

O PDI é como se fosse um roteiro, uma trilha que o colaborador deve seguir para alcançar suas metas. Esse documento geralmente é utilizado pela área de gestão de pessoas, como forma de estruturar a gestão do colaborador e de sua carreira.

Ele facilita o alinhamento entre colaborador e empresa sobre as oportunidades oferecidas e os objetivos profissionais do colaborador, registra o progresso do profissional, e serve como documento mesmo que certifica as duas partes do que foi acordado.

Isso simplifica também a visualização do que ainda precisa ser desenvolvido para que o colaborador consiga subir de posição ou receber uma promoção, por exemplo.

Como você pode ver, o PDI é um poderoso aliado quando estamos falando de desenvolvimento pessoal. Se você quer utilizar essa solução para fazer a gestão da carreira do seu colaborador, é só baixar o nosso canvas de PDI. É um template pronto, ou seja, você só precisa fazer o download gratuito e usar. Baixe agora mesmo!

Canvas_planejamento_de_desenvolvimento_individual_Twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!