Desenvolvimento de liderança: o que é e como fazer em 5 passos!

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

Como aplicar o desenvolvimento de liderança

Os líderes têm uma grande influência na organização, seja na cultura, no clima organizacional, nos resultados financeiros ou no desenvolvimento de pessoas. Em todos esses aspectos, eles têm o poder de contribuir com o crescimento da empresa ou dificultá-lo.

Sabendo dessa importância de uma boa liderança, é preciso tomar iniciativas para desenvolver esses líderes ao máximo e garantir que eles tenham as melhores práticas para administrar as equipes e inspirar os colaboradores.

Pensando nisso, nós fizemos este post para te ajudar a capacitar os atuais e futuros líderes da sua organização, a fim de que eles construam um bom futuro para o negócio.

Vamos te explicar o que é desenvolvimento de liderança, por que ela é importante e como você pode criar um programa de desenvolvimento de líderes em 5 passos simples. Confira!

O que é desenvolvimento de liderança?

O desenvolvimento de liderança é um conjunto de ações e treinamentos que tem como objetivo desenvolver os líderes em competências específicas para gerenciarem as equipes.

É um processo contínuo de aprimoramento do profissional tanto em competências técnicas quanto comportamentais necessárias ao cargo de liderança.

Ok, mas como isso é feito? Bem, é preciso criar um PDL, um Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

Estruturando um programa desses você será capaz de investir nos colaboradores que tem mais potencial para se tornarem líderes e terá muito mais controle sobre os resultados.

Por que desenvolver as lideranças em uma empresa?

Por que, assim como cada negócio tem um perfil diferente, as lideranças das equipes de cada empresa precisam ter competências específicas também.

Ou seja, vai ser bem complicado encontrar profissionais no mercado que preencham todos os requisitos que um líder na sua empresa precisa ter.

Por exemplo: pode ser que um candidato a uma vaga de liderança na sua empresa já tenha experiência nessa área em outra organização.

Ele terá uma maneira de gerenciar adequada a outro contexto corporativo, e você terá de treiná-lo de um jeito ou de outro para agir de acordo com os padrões do seu negócio.

Por isso, é muito mais prático e inteligente treinar colaboradores internos, uma vez que eles já estão adaptados a cultura organizacional, e já estão acostumados aos processos e rotinas da sua empresa.

Assim, você investe no crescimento desses líderes e consegue moldá-los as necessidades do seu negócio.

Características que precisam ser desenvolvidas em um líder

Embora cada organização tenha demandas distintas em relação as lideranças, algumas competências se repetem. Então, de modo geral, podemos dizer que os líderes precisam ter algumas dessas características:

  • Saber delegar funções;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Ter habilidade de lidar com conflitos;
  • Saber delimitar regras;
  • Ter inteligência emocional;
  • Ser um modelo e inspiração para os colaboradores;
  • Ter capacidade de dar feedbacks de forma respeitosa e construtiva;
  • Conseguir elogiar o trabalho da equipe;
  • Ser capaz de corrigir de maneira que motive o colaborador a ser melhor;
  • Saber gerenciar as demandas.

Para conseguir líderes com esse perfil, é preciso identificar os colaboradores que já tem inclinação para a liderança e gastar tempo desenvolvendo-os nessas competências.

Somente com treinamento e desenvolvimento em habilidades técnicas e comportamentais de liderança você irá conseguir os líderes ideais para o perfil da sua empresa.

Daí a necessidade de se criar um programa de desenvolvimento de líderes. No próximo tópico, vamos te ensinar a preparar um PDL passo por passo. Vamos lá?

Como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)?

A criação do PDL é uma iniciativa da gestão de pessoas, mas que pode – e deve – ser apoiada pelos atuais gestores dos times.

1) Investigação

Nessa etapa você vai precisar investigar a situação dos líderes na empresa e também traçar o caminho que os futuros líderes devem percorrer para chegarem ao cargo de gestão.

Primeiro, é preciso reunir informações sobre a situação atual da empresa no aspecto da liderança. Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quantos líderes a empresa tem atualmente?
  • Qual o perfil atual dos líderes?
  • Como os colaboradores se sentem em relação a liderança hoje?
  • Quais competências os líderes atuais já possuem?

Em seguida, você vai descobrir quais são as necessidades da empresa para o futuro em relação a liderança, isto é, quais são as competências que a organização valoriza em um líder e o que se espera alcançar com líderes competentes. Para isso, você pode responder a essas perguntas:

  • Quais competências ainda precisam ser desenvolvidas?
  • O que a empresa espera de seus futuros líderes?

Por fim, é preciso saber quem desenvolver, para isso você terá que traçar um caminho para descobrir quais são os colaboradores com perfil de liderança. Perguntas:

  • O que diferencia um possível líder de um colaborador comum?
  • Quais critérios serão usados para identificar esse líder em potencial?

2) Análise do público

Agora, com esses dados em mãos, é necessário traçar um perfil dos colaboradores que serão treinados, assim, você saberá como conduzir os treinamentos e capacitações com maior precisão. Descubra o:

  • Perfil de aprendizado;
  • Idade dos colaboradores;
  • Rotina de trabalho;
  • Aspirações e expectativas individuais.

É muito importante ter isso bem claro e documentado, porque de nada adianta desenvolver uma pessoa que embora tenha o perfil, não deseja se tornar líder, por exemplo.

Assim como também fica difícil montar um programa de desenvolvimento específico sem ter ideia dos desafios que esse líder deverá enfrentar no dia a dia da sua equipe.

Pensa comigo: o setor financeiro é bem diferente do time de vendas, portanto os líderes de cada setor precisam ter competências específicas para gerenciarem bem essas equipes.

Por isso quanto mais informações sobre essas pessoas você tiver, mais fácil vai ficar montar a trilha de desenvolvimento para cada um.

3) Planejamento

Depois de ter todas as informações necessárias, é hora de planejar como esse desenvolvimento vai se dar. Nesse sentido, é importante lembrar que essa é uma iniciativa que nunca acaba totalmente, será sempre necessário que o líder se mantenha atualizado e sempre aprendendo.

Então algumas ações interessantes para fazer nessa etapa são: a escolha dos conteúdos abordados, escolha do formato e o estabelecimento de prazos.

Conteúdos:

Delimite as soft e hard skills que cada líder precisa desenvolver e crie a trilha de desenvolvimento. É possível criar de uma forma sequencial ou aleatória.

Formato:

Pode ser um desenvolvimento com vários treinamentos presenciais, híbrido ou totalmente online. Porém, como se trata de diversas capacitações, o modelo presencial acaba não sendo tão viável para muitas empresas.

Por isso, existe a opção de utilizar plataformas EAD para oferecer esses conteúdos, trazendo muito mais praticidade para o aprendizado do colaborador no dia a dia.

Prazos: 

Defina um prazo no qual o colaborador deve ter consumido os conteúdos e estabeleça metas pelos quais ele será avaliado.

4) Execução

Com a trilha pronta, é o momento de ter uma conversa com o colaborador para alinhar em quanto tempo o processo será feito, o que a empresa espera dele e a data na qual ele irá começar a exercer a liderança.

É interessante que, durante a realização dos treinamentos, um atual líder ou gestor esteja acompanhando o crescimento desse colaborador e se colocando a disposição para possíveis conversas e trocas de ideias.

5) Mensuração de resultados

Ao final do programa você pode fazer avaliações de desempenho para descobrir qual foi o aproveitamento do colaborador na trilha e pedir feedbacks de como o programa para ele. Além disso, quando esse colaborador já estiver na função de líder, é possível fazer avaliações para saber o que a equipe está achando do líder.

E fim! Seguindo esse passo a passo você com certeza terá muito sucesso na aplicação do seu PDL. E para te ajudar ainda mais nesse processo, nós temos uma dica especial. É um guia de como criar conteúdos para os seus treinamentos corporativos!

Com esse material, você irá aprender a captar montar e selecionar conteúdos para criar uma trilha de desenvolvimento adequada para os seus líderes.

Clique no banner e baixe gratuitamente!

E-book Guia completo como criar conteúdos para treinamentos corporativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons