Como a cultura organizacional pode impactar os negócios da empresa?

Receba nossas novidades
Newsletter
cultura-organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de práticas e comportamentos que definem uma empresa. Ela está diretamente relacionada aos valores da organização e à forma como é vista por seus clientes, concorrentes e profissionais do mercado. 

Trata-se de um dos temas mais importantes de um negócio, pois gera impacto tanto em questões internas quanto externas.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de fortalecer a cultura organizacional e quais são as medidas que podem ser adotadas nesse sentido. 

Além disso, vamos abordar os elementos que mostram como uma cultura organizacional forte é capaz de proporcionar o crescimento do negócio. Acompanhe!

Qual é a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional é a identidade de uma empresa. Quando pensamos em determinadas cidades, estados e países, a primeira coisa que nos vem à mente é a sua respectiva cultura, com seus principais valores e costumes. 

Imagine o povo japonês, agora imagine o povo indiano, e agora os habitantes da cidade de Fortaleza. Provavelmente, vieram imagens e informações diferentes em sua mente, pois cada um desses lugares tem a sua cultura estabelecida de uma maneira distinta.

O que é uma cultura organizacional forte?

Uma cultura organizacional forte é aquela que está enraizada nos colaboradores, de tal forma que mesmo quem não faz parte do quadro de funcionários consegue perceber os valores que norteiam o negócio. 

Não é preciso trabalhar na Google para saber que a flexibilidade é uma característica marcante da relação da empresa com seus colaboradores, por exemplo.

Por que é tão importante ter uma cultura organizacional forte?

Empresas que não têm uma cultura organizacional muito bem estabelecidas, têm uma identidade enfraquecida. 

Quando mencionamos o seu nome, nada em específico nos vêm em mente, não sabemos o que esperar de seus colaboradores. Além disso, ela se torna mais vulnerável às oscilações do ambiente externo e, com isso, pode acabar perdendo a sua essência. 

Uma analogia que se encaixa muito bem é com os povos indígenas. Por mais que eles se relacionem cada vez mais com outras etnias, as suas raízes e a sua cultura são mantidas ao longo de gerações. A essência se mantém inabalada.

Como fortalecer a cultura organizacional da empresa, sem deixá-la engessada?

O trabalho de fortalecimento de uma cultura nem sempre é tão tranquilo. Afinal, não existe uma forma de impor que todos se comportem dessa ou daquela maneira, cada pessoa precisa compartilhar dos valores que representam o negócio e agir com base neles, de forma natural. 

Entretanto, algumas iniciativas ajudam a tornar esse desafio mais fácil, conforme listamos abaixo.

Estabeleça os valores da organização

Os valores são os pilares que sustentam a cultura de uma organização. Eles servem como um guia, que orientam os colaboradores sobre como devem agir e responder em diferentes tipos de situação. 

Por exemplo, se um dos valores da empresa é a transparência, todos precisam agir dessa forma perante clientes, fornecedores e parceiros. Independentemente de qual for a situação, a primeira reação nunca será de tentar esconder algo.

Implemente ações que fortaleçam esses valores

Mais do que definir quais serão os valores da empresa é essencial que eles sejam seguidos à risca por todos, em especial pelos ocupantes dos cargos mais altos da hierarquia. 

Para isso, elabore programas que ajudem a reforçar esse valores e aumentar a integração entre os profissionais. Estimule o diálogo por meio de eventos, encontros e até mesmo happy hours e atividades pós-expediente. 

CTA-calculadora-integraçao

Tenha processos de RH alinhados com a cultura da empresa

O setor de RH cumpre um papel fundamental no fortalecimento de uma cultura, pois ele é a principal referência para os colaboradores e gestores

Por isso, o setor precisa estar em perfeita sintonia com os valores da empresa em todos os seus processos, desde a atração e seleção até o desenvolvimento e retenção de talentos. 

Monitore o clima organizacional

O clima organizacional é o termômetro do RH na empresa. Ele mostra a situação real do engajamento e interação dos colaboradores e consegue apontar questões que podem precisar de alguma intervenção. 

É fundamental realizar pesquisas de clima periódicas para que o fortalecimento da cultura seja feito de forma preventiva e não reativa.

Como uma cultura organizacional forte pode propiciar crescimento e desenvolvimento?

Uma cultura organizacional forte é mais do que uma imagem ou uma identidade. Ela é um conjunto de ações que trazem diversos benefícios para a empresa, como explicaremos a seguir.

Benefícios de uma cultura organizacional forte

Colaboradores mais motivados

O fortalecimento de uma cultura passa, inevitavelmente, pela sintonia entre os valores da empresa e de seus colaboradores. 

Esse alinhamento permite que as pessoas tenham mais disposição para trabalhar, pois estão envolvidas naquilo que acreditam ser o correto e o melhor a ser feito.   

diagnostico-gestao-experiencia-do-colaborador-CTA

Times mais engajados

O engajamento dos times também é afetado pela cultura organizacional. Quando mais forte ela é, mais fácil se torna a convivência entre os colaboradores. 

A empresa passa a contar comequipes mais unidas e alinhadas, que aceitam melhor os desafios propostos e que se empenham mais na busca por soluções de problemas mais complexos.

Ambiente mais inovador

A motivação das pessoas e o engajamento dos times, juntos, resulta em um ambiente organizacional mais inovador. A busca pelo aprimoramento constante se torna uma rotina, e os colaboradores entram em um ciclo de aprendizado, descoberta e crescimento. A cada dia um novo desafio os motiva a inovar e evoluir.

O fortalecimento da cultura organizacional é capaz de impactar as empresas de várias formas. 

Do ponto de vista dos colaboradores, ela melhora a qualidade das relações laborais, aumenta a motivação e traz satisfação profissional. Do ponto de vista da empresa, ela melhora a imagem da marca perante o mercado e aumenta as chances de crescimento e evolução do negócio. É uma medida na qual todos saem ganhando.

employer-branding-ebook

Agora que você já conhece os impactos da cultura organizacional no sucesso de um negócio, que tal repensar a cultura da sua empresa? 

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Bianca Andrade, Diretora de RH da Sociis RH. Consultoria de Recursos Humanos especializada em soluções estratégicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Show Buttons
Hide Buttons