Blog da Twygo
Vendas de Cursos
Publicado 04/06/2018
Por TwygoEAD

Cursos online têm se tornado a melhor opção para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos, mas não tem disponibilidade para frequentar o ensino presencial. Por isso, quem tem algo a ensinar pode aproveitar a demanda e embarcar nessa oportunidade de negócio. Para muitos, no entanto, a criação de conteúdo para cursos online ainda é um empecilho. Se você é essa pessoa, saiba que existem muitas ferramentas gratuitas para te ajudar! Confira nossas dicas:

12 ferramentas gratuitas para criação de conteúdo para cursos online

1) Clipchamp

Clipchamp

Imagem por Clipchamp

O Clipchamp é uma plataforma que permite criar vídeos de forma muito rápida e prática. Trata-se de um editor totalmente online e muito fácil de utilizar. Qualquer pessoa que não tenha tido contato com editor de vídeo pode criar edições de forma muito fácil.

A ferramenta permite editar, cortar, aplicar texto, animações e trilhas sonoras para os seus vídeos. O Clipchamp pode ser utilizado gratuitamente e também possui planos com funcionalidades mais elaboradas que podem chegar a 19 dólares mensais.

2) Emaze

emaze

Imagem por Emaze

O Emaze é uma opção muito prática e versátil. Funciona como uma ferramenta de criação de apresentações e disponibiliza templates para blogs, sites e muito mais!

As apresentações criadas pelo Emaze se destacam por terem imagens e transações interessantes, que podem cativar o seu aluno.

3) JivoChat

JivoChat chatbot

Imagem por JivoChat

O JivoChat não é necessariamente uma ferramenta para criação de conteúdo para cursos, mas pode ajudar de outra forma essencial para seu sucesso na divulgação dos cursos através de canais digitais.

Com o aplicativo, você consegue instalar um chat online na página de vendas de seu curso online e tirar dúvidas de clientes em tempo real, melhorando suas chances de conversão, assim como fazendo com que todo processo de venda online seja mais interativo.

Poder integrar todos seus canais de atendimento online no JivoChat é outra grande vantagem. Assim, você poderá receber mensagens do WhatsApp, Instagram Direct, Facebook e outras redes sociais em um único aplicativo, capaz de direcionar cada atendimento para representantes disponíveis.

O Jivo também oferece chatbot para que você possa automatizar partes do atendimento e ferramentas de CRM para que você possa criar tarefas e acompanhar cada venda de curso desde o primeiro contato à fidelização do aluno.

A melhor parte é que ele é gratuito, instale em sua página de vendas e aproveite.

4) Canva

canva

Imagem por Canvas

O Canva apresenta uma infinidade de ferramentas para quem quer fazer criação de conteúdo criativo: templates para apresentações e cartazes, modelos de infográficos, posts para redes sociais, capas para e-books e muito mais.

Além disso, ele possibilita que o usuário escolha o formato de arquivo em que deseja exportar o material: JPEG, PNG ou PDF.

5) Typeform

typeform

Imagem por Typeform

O Typeform é, basicamente, uma ferramenta de criação de questionário online. É ideal para enquetes e perguntas de opinião.

A sua interface permite que o administrador do questionário possa controlar as respostas de forma organizada, através de uma tabela que o próprio software gera.

6) Lumen5

lumen5

Imagem por Lumen5

O Lumen5 é um gerador e editor de vídeos. Ele lê artigos de blogs e/ou textos fornecidos pelo usuário, destaca as partes principais e as transforma em vídeo.

Além disso, o Lumen5 ainda conta com um banco de imagens de licença livre e permite adicionar uma faixa sonora e muitos outros recursos para personalizar o seu material.

7) Easel.ly

easelly

Imagem por Easel.ly

Esta divertida ferramenta de templates para infográficos permite que o usuário personalize modelos prontos utilizando imagens, ilustrações e fontes que a própria ferramenta disponibiliza.

O Easel.ly possui uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar.

8) Freedly

feedly

Imagem por Feedly

Todo professor deve estar antenado sobre tudo que acontece no mundo para preparar seus conteúdos de acordo com as atualidades.

Para isso, o Freedly organiza um feed de notícias personalizado, com os temas que mais interessam o seu usuário.

Um professor de geografia, por exemplo, pode personalizar seu feed para que apareça apenas notícias sobre política mundial.

9) Piktochart

piktochart

Imagem por Piktochart

O Piktochart é uma ferramenta de criação de infográficos.

Ele disponibiliza templates para seus usuários e conta com várias opções para personalizar seu material, como: upload de imagem, escolha de fonte, aplicação de figuras e etc.

10) Make a Gif

make a gif

Imagem por Make a gif

Gifs são uma tendência e estão em todo lugar! E acredite, eles podem ser uma forma bem didática de levar alguns assuntos para o seu curso.

O Make a Gif funciona como um banco de dados de gifs, mas também possui ferramenta de criação para o usuário importar vídeos do Facebook, YouTube e da sua própria webcam para convertê-los em gifs.

11) Slides

slides

Imagem por Slides

Clássica ferramenta de criação de apresentações, o Slides tem tudo para deixar seu material ainda mais criativo.

Ele possibilita que o usuário insira vídeos, imagens, tabelas, códigos e fórmulas matemáticas.

Seu grande diferencial, no entanto, é permitir que a apresentação se desenvolva tanto vertical quanto horizontalmente, quebrando o padrão convencional consagrado pelo PowerPoint.

12) Adobe Spark

Adobe Spark

Imagem por The Verge

Também parte da família Adobe, o Spark é um aplicativo online para edição de imagens muito simples de usar. Ele permite que você utilize modelos pré configurados ou personalize do seu jeito, fazendo o upload de suas próprias fotografias, adicionando texto, filtros e ícones. Com o Spark você pode criar toda a sua comunicação visual que o seu curso precisa, perfil profissional, gráficos de Linhas, cartazes e muito mais.

O Spark é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Agora que produzir o conteúdo ead não é mais um empecilho, o que você está esperando para começar a criar seus conteúdos e vender seus cursos online? Se você tiver dificuldade com essa parte, aproveite para conferir nosso post: Como Montar um Curso Online: o passo a passo completo para ganhar dinheiro na Internet.

Como vender cursos online
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!