Blog da Twygo
Vendas de Cursos
Publicado 06/06/2018
Por TwygoEAD

Talvez um dos maiores desafios na oferta de cursos online seja disponibilizar conteúdo para várias pessoas ao mesmo tempo e fazer com que essas pessoas, que têm estilos de aprendizagem totalmente diferentes, entendam o que você está ensinando. Por isso, investir em diferentes formatos de conteúdo para cursos online é fundamental!

Nesse texto vamos te mostrar quais os melhores formatos de conteúdo, para você fazer com que todo mundo aprenda! Vamos lá!

Os 6 melhores formatos de conteúdo para cursos online

1) Materiais em PDF

Com o PDF (Portable Document Format) você pode disponibilizar materiais de outros autores para os seus alunos sem comprometer os materiais originais, já que o PDF é um formato de arquivo que não permite edições.

Este formato é ideal para qualquer documento (artigo, apresentação de slides, textos, planilhas e muito mais).

Para o seu aluno o PDF pode ser muito interessante porque, além dele poder visualiza-lo dentro da sua plataforma de cursos online, ele também poder fazer o download para ler o material no celular, caso você libere a permissão.

2) Podcast

Com a popularização dos softwares de streaming de áudio, a produção de Podcasts aumentou.

O Podcast consiste em uma espécie de programa de rádio gravado, em que uma ou mais pessoas conversam e discutem sobre um determinado assunto.

É um ótimo formato para quem não tem muito tempo para assistir vídeos ou ler algum texto: seu aluno pode ouvir o podcast enquanto realiza outras atividades, otimizando seu tempo.

E nós nem falamos da melhor vantagem deste formato: ele pode ser gravado utilizando apenas o seu celular, através de aplicativos de gravação de voz!

3) Videoaula

Formato consagrado desde o início da oferta de cursos a distância na era digital, as videoaulas são a melhor maneira de reproduzir o ambiente de sala de aula tradicional, afinal, ela se aproxima muito da forma com que uma aula presencial seria, principalmente se você aliar videoaula com fórum de discussão.

As videoaulas têm se popularizado muito ultimamente graças ao YouTube, que já se tornou uma ótima ferramenta de aprendizagem, por hospedar todos esses vídeos.

Para produzir uma videoaula não é preciso de muito: um cenário com uma boa luminosidade, um celular com uma boa câmera, microfones de qualidade e um software ou aplicativo de edição de vídeo (e há vários gratuitos com funcionalidades muito interessantes).

Kit Como fazer videoaulas incríveis

4) Vídeo didático

Os vídeos didáticos, assim como as videoaulas, também têm o objetivo de ensinar alguma coisa, porém, sem a necessidade de alguém explicar o conteúdo em um formato de aula tradicional.

Nos vídeos didáticos você pode apresentar o conteúdo com várias outras opções: vídeos de animação (que podem ser criados com softwares online gratuitos), vídeos de stop motion, com desenhos, enfim, opções não faltam!

5) Power Point

Um clássico das salas de aula tradicionais, o Power Point é a ferramenta de apresentação de slides gratuita da Microsoft Windows.

As novas versões permitem que você crie apresentações bem dinâmicas e com visuais muito atrativos.

Ele pode ser um ótimo formato de conteúdo para cursos online porque permite que você insira texto, imagem, áudio e vídeo, tudo em um só arquivo.

A dica para usar o Power Point é não deixar os slides muito carregados, com muito texto. Isso pode tornar a apresentação cansativa para o seu aluno.

6) Screencast

O Screencast é um formato que permite gravação da sua própria tela de computador.

Através dele você pode gravar tutoriais, demonstração de softwares e até mostrar a funcionalidade de algumas ferramentas.

O Screencast pode ser produzido apenas com o seu computador e um software para gravação da tela, inclusive temos alguns grátis para indicar: Microsoft Expression Encoder, Screenr e Webinaria.

Esse tipo de formato de conteúdo é o melhor para cursos que se propõe a mexer em algum software, assim o seu aluno pode acompanhar o vídeo e ir repetindo no próprio computador.

Gostou do post? Não deixe de comentar.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!