Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 07/12/2018
Por Kátia

Competências Comportamentais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho.

Quando uma empresa que faz a seleção por competências decide contratar um novo colaborador, ela analisa as competências técnicas e comportamentais dos candidatos.

Afinal, é preciso garantir que o novo colaborador realmente irá se adequar ao seu posto de trabalho. Mas o que seriam essas competências ligadas ao comportamento? Neste artigo vamos desvendar as competências comportamentais e te contar quais são as mais valorizadas atualmente pelas empresas.

Se você quiser saber mais sobre gestão por competências, faça download do nosso e-book:

Boa leitura!

O que são Competências Comportamentais?

As competências comportamentais (ou soft skils) são as atitudes, habilidades e conhecimentos que uma pessoa tem na relação com o outro no seu cotidiano, como age e reage a diversas situações que se apresentam para ela.

Essas habilidades estão ligadas aos comportamentos da pessoa tanto no ambiente social como empresarial, e podem determinar se um profissional é adequado ou não para determinado cargo.

As habilidades comportamentais não são facilmente adquiridas em cursos profissionalizantes ou outros tipos de educação tradicional, apenas por meio do autodesenvolvimento e de ferramentas como a mentoria.

Alguns exemplos de competências comportamentais:

Competências Comportamentais

E, quando uma empresa sente falta de uma determinada competência comportamental, mas não possui nenhum colaborador que a domine, o mais adequado é recorrer a um processo seletivo por competências ou identificar se há alguém na equipe que possa desenvolver suas soft skills.

Leia também: diferença entre competências e habilidades e como desenvolver na sua organização.

ebook-gestao-por-competencias-twygo

Benefícios de ter uma equipe com as competências comportamentais desejadas pela organização

Vantagens das competências comportamentais

Melhora o clima organizacional

As habilidades comportamentais valorizadas pelas empresas são atitudes que mantém o bom convívio entre os colaboradores, como a empatia, a paciência e a honestidade.

Se os colaboradores se esforçam para ter essas competências, a comunicação fica muito melhor, sem ruídos, intrigas ou mal-entendidos e por consequência, e o ambiente de trabalho fica mais agradável.

Aumenta o rendimento da equipe

Um gestor pode ter maior controle do rendimento de sua equipe quando entende como cada membro se comporta. Assim, ele consegue encaixar cada colaborador na função mais promissora e adequada às suas competências.

Dessa forma, cada colaborador vai desempenhar a função que mais se encaixa com seu perfil comportamental, e contribuir para o sucesso da equipe.

Promove a qualidade do trabalho

Se uma equipe tem colaboradores com boas competências comportamentais, logo essa equipe terá muito mais harmonia e colaboração no trabalho, o que promove mais qualidade no trabalho de todos.

Por exemplo: imagine uma equipe que dá e recebe feedbacks sem problemas, e, além disso, conseguem se aperfeiçoar com as críticas e evoluir nas entregas do seu trabalho. Que sonho, não é mesmo?

E essa é só uma das habilidades comportamentais, imagine uma equipe na qual os colaboradores têm muito mais competências a oferecer… Encontrar colaboradores assim definitivamente precisa ser uma prioridade na sua empresa!

Você pode fazer isso adotando a seleção por competências, na qual você julga os candidatos pelas habilidades comportamentais e técnicas que a sua empresa considera mais relevantes.

Mas para encontrar os profissionais certos para a sua empresa, é preciso primeiro mapear quais são as competências imprescindíveis para seu sucesso. Então, a partir disso, determinar quais competências ainda faltam na organização. Dentre as habilidades que geralmente entram nessa lista selecionamos as 13 principais! Confira:

As 13 Competências Comportamentais mais valorizadas pelas empresas

As principais competências comportamentais são:

  1. Liderança
  2. Trabalho em equipe
  3. Motivação
  4. Equilíbrio emocional
  5. Criatividade
  6. Adaptabilidade
  7. Boa comunicação
  8. Negociação
  9. Empatia
  10. Aprendizado contínuo
  11. Ética
  12. Prudência
  13. Proatividade
Competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas

Vamos nos aprofundar em cada uma delas:

1. Liderança

Para ser um líder não é preciso necessariamente ser um gestor. Um líder deve assumir riscos e se responsabilizar por suas atitudes, conhecendo os pontos positivos e os pontos a melhorar na equipe e em si mesmo. É ser um porta-voz, motivando e influenciando as pessoas com quem trabalha a alcançarem seus objetivos.

2. Trabalho em equipe

Quando todo time se envolve para alcançar seus objetivos, nenhum membro da equipe se sobrecarrega e o trabalho se torna mais produtivo e com maior chance de sucesso. Por esse motivo, as organizações buscam colaboradores que saibam trabalhar em equipe.

3. Motivação

Motivação tem a ver com o motivo pelo qual uma pessoa realiza uma ação. Ou seja, a motivação é algo que, apesar de poder ser estimulado por fatores externos, é um comportamento genuinamente interno. Sendo assim, as empresas buscam por colaboradores que possuam uma pré-disposição a executar o trabalho. Pessoas motivadas trabalham felizes e comprometidas.

4. Equilíbrio emocional

Ninguém gosta de trabalhar ao lado de alguém que está todo dia de mau humor. Para um colaborador, saber controlar as emoções, o estresse, a ansiedade, e separar a vida pessoal da profissional é importante para manter a produtividade.

gaps-de-competencia-Twygo

5. Criatividade

Não é apenas voltada ao lado artístico, mas também a pensar fora da caixa em qualquer situação. É analisar todos os aspectos ao seu redor para encontrar soluções rápidas e inovadoras. Ser criativo é ter pensamento visionário e que acrescenta ideias à organização de forma ousada para obter bons resultados.

6. Adaptabilidade

Adaptabilidade é ter a capacidade de ser flexível em qualquer ambiente, se adaptando às mudanças que podem ocorrer na equipe ou na empresa. É saber contornar situações inesperadas e conviver com as diferenças, encontrando formas de crescer até mesmo nas situações incômodas.

7. Boa comunicação

Comunicação é saber transmitir seu pensamento de forma clara e objetiva. Não é o diálogo em si, mas a boa oratória, a dicção e o vocabulário bem construído. Uma boa comunicação entre um colaborador e seus colegas de equipe diminui o risco de falhas e aumenta a produtividade.

8. Negociação

Negociação é saber resolver conflitos internos através do diálogo tendo como objetivo o sucesso da corporação como um todo. Saber negociar é saber balancear todas as ideias e fatores envolvidos, visando chegar a um determinado objetivo.

9. Empatia

Empatia é basicamente se colocar no lugar do outro. O colaborador deve tentar compreender o ponto de vista dos colegas, entendendo como se comportam, quais são seus sentimentos e emoções. Um profissional que tem empatia ajuda as pessoas com seus problemas e toma decisões pensando também no impacto que elas terão nas outras pessoas.

10. Aprendizado contínuo

Um profissional nunca pode se contentar com o conhecimento que tem. Ele precisa estar sempre em busca de cursos, palestras, workshops, experiências e qualquer tipo de aprendizagem que possa aumentar seu desempenho.

11. Ética

Ter ética é agir com responsabilidade social. Um profissional qualificado tem ética e moral, sabe diferenciar o certo do errado, age com integridade e colabora com a equipe.

12. Prudência

O colaborador prudente analisa todas as possibilidades, descobrindo o que pode acontecer a cada passo, sem colocar a carroça na frente dos bois. É pensar em todos os aspectos antes de uma atitude que pode afetar seu projeto ou a própria empresa.

13. Proatividade

Um profissional precisa ter a iniciativa de fazer além daquilo que foi solicitado.

Sugerir uma ideia, se dispor a ajudar em alguma questão, entregar um trabalho além do que foi pedido e utilizar a criatividade são exemplos de atitudes que contribuem para o crescimento da empresa. Um colaborador assim é muito útil e agrega muito no dia a dia de trabalho.

Mas como identificar se uma pessoa possui essas competências comportamentais? Continue lendo e saiba a resposta!

Como identificar as competências comportamentais?

Existem diversos métodos usados para identificar as competências comportamentais em uma pessoa. Dentre os mais usados está o teste de perfil comportamental dos animais. Neste teste, normalmente guiado por um coach, o colaborador responde um questionário com diversos adjetivos ou frases e escolhe os que mais o definem. Ao final do teste, ele será encaixado em uma definição, podendo ser analítico (lobo), relacional (gato), experimental (águia) ou controlador (tubarão).

Para responder as questões, o colaborador é influenciado diretamente por seu comportamento, suas motivações, crenças e valores. Os resultados se dividem entre os perfis comportamentais que são ilustrados por quatro animais. São eles:

  • Tubarão: são as pessoas proativas, focadas em agilidade e rapidez na resolução de problemas. Uma de suas principais competências comportamentais é a liderança. Essas pessoas preferem trabalhar sozinhas, podendo ser um pouco arrogantes aos olhos dos colegas. Por esse motivo, um ponto a melhorar neste perfil é a habilidade de trabalhar em equipe;
  • Lobo: são os profissionais pontuais e organizados, corretos e previsíveis. Como principais competências comportamentais deste perfil estão a ética e motivação. Apesar da dificuldade em se adaptar a mudanças, sendo esta, uma das competências a melhorar.
  • Gato: são as pessoas motivadas e empáticas. Gostam de resolver conflitos, mantendo o ambiente empresarial agradável. Adoram trabalhar em equipe e se sentirem reconhecidas, pois se importam muito com as opiniões dos que estão à sua volta;
  • Águia: são as pessoas intuitivas e criativas, com ampla visão de futuro. São pessoas flexíveis, mas podem ser impacientes e ter dificuldade em lidar com regras. Para se aprimorar, devem focar no presente e controlar a rebeldia.

Parece muita coisa, né? Mas tudo isso é importante para conhecer as competências comportamentais de um colaborador. Pode-se dizer que não existem competências melhores ou piores, apenas as competências certas para os cargos certos.

Mas não basta apenas identificar. Também é preciso desenvolver as competências comportamentais que faltam aos seus colaboradores, como a comunicação e a motivação, por exemplo.

Como desenvolver competências comportamentais?

Inteligência e bom currículo técnico nada têm a ver com competências comportamentais. Um profissional pode ser muito bom desenvolvendo suas atividades no aspecto técnico e ainda assim não ter um comportamento adequado ao ambiente de trabalho.

A pessoa deve saber reconhecer em si as competências que precisa desenvolver e trabalhar nisso. Algumas atitudes que podem ajudar são:

  • Ser sincero;
  • Buscar ter empatia com as pessoas;
  • Controlar as emoções;
  • Saber dar e receber feedbacks de forma pacífica e construtiva;
  • Ser proativo e estar pronto para ajudar quem precisa.

Essas atitudes podem ser tomadas pelo colaborador para seu autodesenvolvimento, mas a liderança também pode ter atitudes que ajudem a promover as competências comportamentais nos colaboradores.

Algumas ações podem ser:

Palestras

Você pode promover palestras na empresa que foquem nas habilidades comportamentais e em quais são as atitudes dos bons profissionais no mercado de trabalho. As palestras inspiram e motivam os colaboradores e é sempre bom trazer de tempos em tempos para renovar as energias.

Feedbacks

As reuniões de feedback com os colaboradores são uma peça essencial no desenvolvimento deles.

O líder pode criar momentos específicos para encontrar o colaborador e ter uma conversa sobre o desenvolvimento dele na empresa, tanto técnica quanto comportamentalmente.

Ele pode pontuar as competências comportamentais que o colaborador já tem e as que ele precisa desenvolver, acompanhando o liderado e o ajudando a se aperfeiçoar ao lingo do tempo.

Treinamentos especializados

Também é possível fazer treinamentos focados nas habilidades comportamentais, com exercícios que ajudem na percepção das habilidades comportamentais e em como trabalhar para conseguir exercer essas competências.

Para fazer isso você pode contar com palestras, feedbacks, acompanhamento profissional ou treinamentos especializados.

Para começar a fazer os treinamentos na prática, conte com a nossa ajuda! Teste o Twygo na prática e veja como podemos te ajudar:

Twygo_teste_grátis

 

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!