Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 25/07/2018
Por Kátia

Uma equipe motivada é um dos fatores que faz uma empresa crescer. Se os colaboradores ficam desmotivados, cai a qualidade das entregas e do clima organizacional, enquanto a rotatividade aumenta proporcionalmente, já que funcionários insatisfeitos não permanecem na organização. Por isso é tão importante manter sua equipe motivada e satisfeita. Porém, como motivar uma equipe? Que práticas mantêm os colaboradores felizes?

Para te ajudar, separamos algumas dicas para você saber de uma vez por todas como motivar uma equipe, fazer ela trabalhar do melhor jeito e entregar os melhores resultados! Confira:

11 estratégias de como motivar uma equipe de trabalho

1 – Conheça seus colaboradores

Saber com quem você trabalha é muito importante, pois assim é possível conhecer o perfil particular de cada colaborador. Isso é útil nas relações internas na empresa, em prol do clima organizacional. Conhecer a história e as aspirações de um colaborador também ajuda os gestores a direcionar treinamentos e programas motivacionais mais efetivos.

Além disso, quanto melhor você conhece seus colaboradores, mais fácil fica mapear as competências de cada um e medir o desempenho das equipes, possibilitando encontrar gaps de competência, pontos fortes e de melhoria.

Quer saber mais sobre as competências dos seus colaboradores e por que é tão importante monitorá-las? Então não deixe de ler nosso post sobre gestão de competências!

Ebook guia completo da employee experience

2 – Estimule a competição saudável

A competição no ambiente de trabalho traz muitos benefícios: aproxima as equipes, quebra a rotina e aumenta a velocidade das entregas.

Porém, ao implantar ações competitivas na empresa, é preciso tomar cuidado.

Competições exageradas podem tornar o ambiente de trabalho, ao invés de leve e descontraído, pesado e hostil. Analise se sua equipe saberia lidar com competições e se os programas escolhidos são realmente positivos ou se podem acarretar conflitos

3 – Crie um ambiente de trabalho agradável

Um colaborador se sente mais confortável para trabalhar em um ambiente amigável. Por isso você deve disponibilizar desde o básico, como banheiros, conexão estável com a internet, e pode adicionar elementos como ar condicionado, cadeiras mais confortáveis, decorações e até mesmo cores de parede animadoras. Tudo isso influencia na disposição do colaborador a trabalhar, ao invés de esperar o expediente acabar e sair com pressa.

4 – Ouça sua equipe

Parece óbvio, mas a comunicação no ambiente de trabalho é extremamente importante. Deixe claro que seus colaboradores têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala, o que desenvolve soft skills como atitude e liderança.

Isso também ajuda a empresa, já que as opiniões recebidas formam um cenário mais detalhado da empresa, além da visão dos gestores, que possibilita mudanças benéficas para todos.

5 – Celebre conquistas

Reconhecer o esforço dos colaboradores por trás das conquistas da empresa é recompensador e traz um sentimento de valorização. Pequenas comemorações internas ou apenas uma carta ou cartaz com um agradecimento já é muito motivador.

Mas não se limite às grandes vitórias. As equipes podem criar metas internas que, se alcançadas, trarão algum tipo de recompensa. Isso deixa o ambiente de trabalho mais descontraído e divertido, além de incentivar o trabalho em equipe, em busca de algo em comum.

Twygo teste grátis

6 – Dê feedbacks

Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir alguma falha de desempenho; o ideal é passar o feedback ao colaborador após cada entrega, para manter um acompanhamento contínuo de seu desempenho.

E tenha em mente que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos, cada um tem sua função. O feedback positivo deixa o colaborador satisfeito e orgulhoso de seu desempenho, o motiva a continuar melhorando, enquanto o feedback negativo, se passado do jeito certo, dá a ideia de que os gestores de importam com o desempenho do colaborador e que têm altas expectativas.

7 – Tenha metas realistas

Ainda que a empresa precise constantemente entregar resultados e atingir metas, não cometa o erro de criar metas além da capacidade da sua equipe. Para que isso não aconteça, é necessário conhecer as capacidades e limites dos seus colaboradores, e definir objetivos e prazos realistas e justos.

Sobrecarregar os funcionários terá o efeito contrário do planejado: resultados de má qualidade e fora do prazo, além de colaboradores insatisfeitos.

8 – Promova o trabalho em equipe

Uma empresa é como um organismo. Cada setor tem suas funções a desempenhar, que dependem de outros setores e que ajudarão no funcionamento de outros. O setor de vendas, por exemplo, depende do setor de marketing para capturar e nutrir leads até o momento da compra, assim como o setor de marketing precisa do setor de desenvolvimento que é responsável por programar os sites e blogs da empresa.

Por isso é tão importante garantir a integração das equipes, para que esse organismo funcione de forma natural e organizada. Os colaboradores de diferentes setores devem conviver, tornando o ambiente de trabalho mais descontraído e fácil de produzir.

9 – Crie desafios

A rotina da empresa, com as mesmas funções e processos, pode ficar repetitiva e maçante. Para dinamizar o dia a dia, pequenos desafios com prazos ou novas funções ajudam a descontrair o trabalho.

Além de combater o tédio, a leve tensão de cumprir um desafio e a busca pela recompensa contribuem para a formação da resistência do colaborador em situações de pressão, da confiança na tomada de decisões e da determinação em fazer um bom trabalho.

10 – Aceite ideias e sugestões

A visão dos colaboradores em relação à empresa é diferente da dos gestores. Funcionários que exercem várias funções ou que estão na organização a muito tempo podem saber de situações que os próprios sócios desconhecem. Sabendo disso, é muito importante dar lugar de fala aos colaboradores nas tomadas de decisão e mudanças em métodos e procedimentos.

Fazendo isso, você pode encontrar talentos a serem promovidos ou realocados de vaga, além de conhecer novos pontos de vista.

11 – Invista em treinamento e desenvolvimento (T&D)

Treinar suas equipes, além de beneficiar a empresa com pessoas mais capacitadas, faz os colaboradores se sentirem valorizados pelo investimento em treinamento e, consequentemente, se esforçam mais para melhorar e atingir as expectativas.

Os benefícios de um treinamento não param na motivação das equipes. Capacitar funcionários poupa gastos com novos recrutamentos e diminui a rotatividade da empresa.

Entendeu como motivar uma equipe? Então agora confira nosso post sobre treinamentos motivacionais e saiba como e quando aplicar as melhores técnicas de motivação de equipes na sua empresa! Se preferir, fique ainda ainda mais por dentro do assunto lendo o nosso e-book sobre o tema:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!