Como motivar uma equipe

Uma equipe motivada é um dos fatores que faz uma empresa crescer. Se os colaboradores ficam desmotivados, cai a qualidade das entregas e do clima organizacional, enquanto a rotatividade aumenta proporcionalmente, já que funcionários insatisfeitos não permanecem na organização. Por isso é tão importante manter sua equipe motivada e satisfeita. Porém, como motivar uma equipe? Que práticas mantêm os colaboradores felizes? Para te ajudar, separamos algumas dicas para sua equipe trabalhar do melhor jeito e entregar os melhores resultados! Confira:

11 dicas de como motivar uma equipe de trabalho

1 – Conheça seus colaboradores

Saber com quem você trabalha é muito importante, pois assim é possível conhecer o perfil particular de cada colaborador. Isso é útil nas relações internas na empresa, em prol do clima organizacional. Conhecer a história e as aspirações de um colaborador também ajuda os gestores a direcionar treinamentos e programas motivacionais mais efetivos.

Além disso, quanto melhor você conhece seus colaboradores, mais fácil fica mapear as competências de cada um e medir o desempenho das equipes, possibilitando encontrar gaps de competência, pontos fortes e de melhoria.

Quer saber mais sobre as competências dos seus colaboradores e por que é tão importante monitorá-las? Então não deixe de ler nosso post sobre gestão de competências!

2 – Estimule a competição saudável

A competição no ambiente de trabalho traz muitos benefícios: aproxima as equipes, quebra a rotina e aumenta a velocidade das entregas.

Porém, ao implantar ações competitivas na empresa, é preciso tomar cuidado.

Competições exageradas podem tornar o ambiente de trabalho, ao invés de leve e descontraído, pesado e hostil. Analise se sua equipe saberia lidar com competições e se os programas escolhidos são realmente positivos ou se podem acarretar conflitos

3 – Crie um ambiente de trabalho agradável

Um colaborador se sente mais confortável para trabalhar em um ambiente amigável. Por isso você deve disponibilizar desde o básico, como banheiros, conexão estável com a internet, e pode adicionar elementos como ar condicionado, cadeiras mais confortáveis, decorações e até mesmo cores de parede animadoras. Tudo isso influencia na disposição do colaborador a trabalhar, ao invés de esperar o expediente acabar e sair com pressa.

Leia também  Jogos Corporativos: o que são e como aplicar

4 – Ouça sua equipe

Parece óbvio, mas a comunicação no ambiente de trabalho é extremamente importante. Deixe claro que seus colaboradores têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala, o que desenvolve soft skills como atitude e liderança.

Isso também ajuda a empresa, já que as opiniões recebidas formam um cenário mais detalhado da empresa, além da visão dos gestores, que possibilita mudanças benéficas para todos.

5 – Celebre conquistas

Reconhecer o esforço dos colaboradores por trás das conquistas da empresa é recompensador e traz um sentimento de valorização. Pequenas comemorações internas ou apenas uma carta ou cartaz com um agradecimento já é muito motivador.

Mas não se limite às grandes vitórias. As equipes podem criar metas internas que, se alcançadas, trarão algum tipo de recompensa. Isso deixa o ambiente de trabalho mais descontraído e divertido, além de incentivar o trabalho em equipe, em busca de algo em comum.

Como motivar uma equipe de trabalho

6 – Dê feedbacks

Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir alguma falha de desempenho; o ideal é passar o feedback ao colaborador após cada entrega, para manter um acompanhamento contínuo de seu desempenho.

E tenha em mente que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos, cada um tem sua função. O feedback positivo deixa o colaborador satisfeito e orgulhoso de seu desempenho, o motiva a continuar melhorando, enquanto o feedback negativo, se passado do jeito certo, dá a ideia de que os gestores de importam com o desempenho do colaborador e que têm altas expectativas.

7 – Tenha metas realistas

Ainda que a empresa precise constantemente entregar resultados e atingir metas, não cometa o erro de criar metas além da capacidade da sua equipe. Para que isso não aconteça, é necessário conhecer as capacidades e limites dos seus colaboradores, e definir objetivos e prazos realistas e justos.

Sobrecarregar os funcionários terá o efeito contrário do planejado: resultados de má qualidade e fora do prazo, além de colaboradores insatisfeitos.

Leia também  O que é e como fazer Educação Corporativa

8 – Promova o trabalho em equipe

Uma empresa é como um organismo. Cada setor tem suas funções a desempenhar, que dependem de outros setores e que ajudarão no funcionamento de outros. O setor de vendas, por exemplo, depende do setor de marketing para capturar e nutrir leads até o momento da compra, assim como o setor de marketing precisa do setor de desenvolvimento que é responsável por programar os sites e blogs da empresa.

Por isso é tão importante garantir a integração das equipes, para que esse organismo funcione de forma natural e organizada. Os colaboradores de diferentes setores devem conviver, tornando o ambiente de trabalho mais descontraído e fácil de produzir.

9 – Crie desafios

A rotina da empresa, com as mesmas funções e processos, pode ficar repetitiva e maçante. Para dinamizar o dia a dia, pequenos desafios com prazos ou novas funções ajudam a descontrair o trabalho.

Além de combater o tédio, a leve tensão de cumprir um desafio e a busca pela recompensa contribuem para a formação da resistência do colaborador em situações de pressão, da confiança na tomada de decisões e da determinação em fazer um bom trabalho.

10 – Aceite ideias e sugestões

A visão dos colaboradores em relação à empresa é diferente da dos gestores. Funcionários que exercem várias funções ou que estão na organização a muito tempo podem saber de situações que os próprios sócios desconhecem. Sabendo disso, é muito importante dar lugar de fala aos colaboradores nas tomadas de decisão e mudanças em métodos e procedimentos.

Fazendo isso, você pode encontrar talentos a serem promovidos ou realocados de vaga, além de conhecer novos pontos de vista.

11 – Invista em treinamento e desenvolvimento (T&D)

Treinar suas equipes, além de beneficiar a empresa com pessoas mais capacitadas, faz os colaboradores se sentirem valorizados pelo investimento em treinamento e, consequentemente, se esforçam mais para melhorar e atingir as expectativas.

Os benefícios de um treinamento não param na motivação das equipes. Capacitar funcionários poupa gastos com novos recrutamentos e diminui a rotatividade da empresa.

Leia também  O que é treinamento e desenvolvimento (T&D)? Aprenda como capacitar colaboradores de uma vez por todas!

Entendeu como deixar sua equipe motivada e com vontade de trabalhar? Então agora confira nosso post sobre treinamentos motivacionais e saiba como e quando aplicar as melhores técnicas de motivação de equipes na sua empresa! Se preferir, fique ainda ainda mais por dentro do assunto lendo o nosso e-book sobre o tema:

E-book Como implantar práticas de treinamento e desenvolvimento na sua organização

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *