Universidade Corporativa

A implantação de uma Universidade Corporativa (UC) é muitas vezes entendida como um processo complexo e difícil, mas com um bom planejamento e uma execução correta você pode descobrir que não é tão complicado assim. O que acaba pegando muitas empresas de surpresa é o que vem depois da implantação da UC: como mensurar os resultados e descobrir se os cursos estão surtindo efeito? Como saber se o investimento inicial valeu a pena?

Você compartilha dessas dúvidas? Estão pegue caneta e papel, pois vamos responder todas essas perguntas a seguir:

Como mensurar os resultados de uma Universidade Corporativa

Medir os resultados de uma Universidade Corporativa é muito importante para definir se essa é uma prática que está surtindo efeito na sua empresa e para saber o que precisa ser melhorado.

Muitas empresas cometem erros na hora dessa mensuração porque acreditam que esses resultados aparecem apenas por meio de números fáceis de encontrar, mas não é bem assim.

Algumas melhorias só podem ser notadas no dia a dia da empresa, por meio da análise da convivência das equipes, da opinião dos colaboradores e da satisfação dos clientes. Nesses casos, a melhor maneira de coletar essas informações é observar e fazer as perguntas certas para as pessoas certas.

Descubra alguns dos melhores métodos para mensurar os resultados de uma Universidade Corporativa:

5 formas de mensurar os resultados de uma Universidade Corporativa

1. Opinião

A mensuração de resultados pode começar antes mesmo dos seus colaboradores iniciarem na Universidade Corporativa. Pergunte quais são suas expectativas e no que eles acham que poderão melhorar. Essa pesquisa é importante para comparar resultados depois do processo de formação: ver se a proposta atingiu, superou ou não atendeu as expectativas.

2. Autoavaliação

Depois de terminar o curso na UC, peça para que os seus colaboradores façam uma autoavaliação para verificar se eles se dedicaram e como eles se sentiram durante o processo de aprendizagem. Isso vai te dar uma dimensão sobre as dificuldades e quais práticas precisam ser adotadas para gerar mais engajamento nos colaboradores.

3. Avaliação técnica

Outra forma de medir os resultados é através das avaliações dos conhecimentos dos próprios colaboradores. Essa é a maneira mais comum para saber se a UC cumpriu seu papel de ensinar novas informações aos seus participantes. Isso pode ser feito através de testes escritos ou através de um questionário online.

4. Observação da prática

Acompanhe na prática o desempenho dos seus colaboradores. Não no sentido de fiscalizar, mas sim de verificar se os aprendizados estão sendo utilizados no cotidiano da organização, observando se os cursos oferecidos pela UC são úteis para a empresa.

5. Avaliação a longo prazo

Os resultados de uma UC também podem ser mensurados a longo prazo, através de comparações dos números da sua empresa antes e depois da implantação da Universidade Corporativa. Essa é a forma mais tradicional de verificar se efetivamente houve uma mudança significativa.

Uma dica bem legal para agilizar e facilitar a mensuração desses resultados é fazer a automação desse processo. Com uma plataforma EAD, por exemplo, você pode fazer tudo em um mesmo lugar: coleta de opiniões, questionário para avaliar a aprendizagem e, no final, ainda ter uma visão abrangente dos dados obtidos.

Para saber ainda mais sobre como ter uma Universidade Corporativa de sucesso, confira o nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e desenvolva todo o potencial de seus colaboradores! Basta preencher o formulário abaixo para fazer o download.

E-book Universidade Corporatia: o Guia Completo!

Baixar material rico - Topo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *