5 dicas de como incentivar colaboradores

Receba nossas novidades
Newsletter
Como-incentivar-colaboradores

Em um mercado cada vez mais desafiador, a importância de saber como incentivar os colaboradores em busca de alta performance e engajamento torna-se cada vez mais um fator-chave para o sucesso para as organizações.

Além dos fatores citados acima, o desenvolvimento e o estímulo dos colaboradores também refletem diretamente na produtividade e no turnover. Ao aperfeiçoar os colaboradores, a empresa minimiza as chances de perder membros do seu time para outras empresas.

Buscar formas de incentivar os colaboradores não precisa estar associado a dinheiro ou a premiações. É possível fazer isso baseado em salário emocional, ou seja, um conjunto de valores afetivos que motivam as pessoas a permanecer no seu trabalho.

Veja algumas dicas de como incentivar os colaboradores em sua empresa:

Como incentivar os colaboradores da minha empresa?

1. Explique o Contexto e o Propósito

Quando o colaborador entende o seu papel dentro da organização, o motivo de sua atividade e como isso afeta os resultados e contribui para o alcance dos objetivos da empresa, é o ponto de partida para a motivação.

Deixe claro como aquele trabalho se encaixa nas outras áreas e quais estratégias envolvidas nas suas entregas. Faça o profissional se sentir parte de algo maior.

2. Flexibilize o Horário e o Local de Trabalho

Com a pandemia, diversos padrões de trabalho foram repensados. Neste contexto, a percepção sobre a jornada flexível e as vantagens do home office ganharam novos olhares. O que já era visto como uma grande tendência começou a se normalizar entre diversas empresas do mercado.

Esse formato de jornada permite que o colaborador trabalhe em seu horário mais produtivo e que consiga conciliar melhor o emprego com a vida pessoal. E, para a empresa, ainda existe a vantagem de reduzir custos com a infraestrutura do local de trabalho, por exemplo.

Dica: mesmo neste formato, é possível controlar a jornada do colaborador com um sistema de controle de ponto online, como a Pontomais, que possui relatórios de horas extras, banco de horas e muito mais.

3. Reconheça e Elogie

Muitas vezes, as reuniões de feedback são focadas apenas nos lados negativos e em críticas ao colaborador. Porém, mostrar o que está dando certo e deve ser reforçado é muito importante, independente do formato que essa tratativa seja apresentada.

Para dar feedbacks ainda melhores, destaque os pontos fortes com exemplos de ações específicas. Isso contribui para evidenciar que conhece o colaborador.

É um modo da empresa mostrar que está acompanhando o trabalho realizado e que valoriza o esforço desempenhado. Inclusive, o reconhecimento é um dos fatores mais importantes quando falamos de como motivar colaboradores e na retenção de talentos.

4. Invista no Desenvolvimento

Desenvolver o colaborador indica que a empresa valoriza as pessoas e que existe a possibilidade de crescimento dentro da organização. Isso também ajuda a correlacionar os resultados desempenhados na empresa ao próprio progresso do trabalhador.

Dica: Para potencializar e escalar o aprendizado em sua empresa, é possível criar uma universidade corporativa para sua empresa com ferramentas como o Twygo.

5. Cuide do Ambiente de Trabalho

Por último, mas não menos importante, é essencial acompanhar se a empresa está acomodando todos os trabalhadores adequadamente e fornecendo as ferramentas necessárias para o bom desempenho das atividades.

O clima organizacional também afeta diretamente o bem-estar de um colaborador dentro da empresa. Faça pesquisas para entender como os colaboradores estão se sentindo e o que pode ser feito para melhorar.

Sua Empresa Incentiva os Colaboradores?

Apesar das ações citadas serem simples, ainda são bastante negligenciadas em muitas organizações. Fique atento: se a sua empresa não fizer isso pelo colaborador, uma outra poderá fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
    Curso Online
    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons