Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 02/12/2020
Por Pontomais

Em um mercado cada vez mais desafiador, a importância de saber como incentivar os colaboradores em busca de alta performance e engajamento torna-se cada vez mais um fator-chave para o sucesso para as organizações.

Além dos fatores citados acima, o desenvolvimento e o estímulo dos colaboradores também refletem diretamente na produtividade e no turnover. Ao aperfeiçoar os colaboradores, a empresa minimiza as chances de perder membros do seu time para outras empresas.

Buscar formas de incentivar os colaboradores não precisa estar associado a dinheiro ou a premiações. É possível fazer isso baseado em salário emocional, ou seja, um conjunto de valores afetivos que motivam as pessoas a permanecer no seu trabalho.

Veja algumas dicas de como incentivar os colaboradores em sua empresa:

Como incentivar os colaboradores da minha empresa?

1. Explique o Contexto e o Propósito

Quando o colaborador entende o seu papel dentro da organização, o motivo de sua atividade e como isso afeta os resultados e contribui para o alcance dos objetivos da empresa, é o ponto de partida para a motivação.

Deixe claro como aquele trabalho se encaixa nas outras áreas e quais estratégias envolvidas nas suas entregas. Faça o profissional se sentir parte de algo maior.

2. Flexibilize o Horário e o Local de Trabalho

Com a pandemia, diversos padrões de trabalho foram repensados. Neste contexto, a percepção sobre a jornada flexível e as vantagens do home office ganharam novos olhares. O que já era visto como uma grande tendência começou a se normalizar entre diversas empresas do mercado.

Esse formato de jornada permite que o colaborador trabalhe em seu horário mais produtivo e que consiga conciliar melhor o emprego com a vida pessoal. E, para a empresa, ainda existe a vantagem de reduzir custos com a infraestrutura do local de trabalho, por exemplo.

Dica: mesmo neste formato, é possível controlar a jornada do colaborador com um sistema de controle de ponto online, como a Pontomais, que possui relatórios de horas extras, banco de horas e muito mais.

3. Reconheça e Elogie

Muitas vezes, as reuniões de feedback são focadas apenas nos lados negativos e em críticas ao colaborador. Porém, mostrar o que está dando certo e deve ser reforçado é muito importante, independente do formato que essa tratativa seja apresentada.

Para dar feedbacks ainda melhores, destaque os pontos fortes com exemplos de ações específicas. Isso contribui para evidenciar que conhece o colaborador.

É um modo da empresa mostrar que está acompanhando o trabalho realizado e que valoriza o esforço desempenhado. Inclusive, o reconhecimento é um dos fatores mais importantes quando falamos de como motivar colaboradores e na retenção de talentos.

4. Invista no Desenvolvimento

Desenvolver o colaborador indica que a empresa valoriza as pessoas e que existe a possibilidade de crescimento dentro da organização. Isso também ajuda a correlacionar os resultados desempenhados na empresa ao próprio progresso do trabalhador.

Dica: Para potencializar e escalar o aprendizado em sua empresa, é possível criar uma universidade corporativa para sua empresa com ferramentas como o Twygo.

5. Cuide do Ambiente de Trabalho

Por último, mas não menos importante, é essencial acompanhar se a empresa está acomodando todos os trabalhadores adequadamente e fornecendo as ferramentas necessárias para o bom desempenho das atividades.

O clima organizacional também afeta diretamente o bem-estar de um colaborador dentro da empresa. Faça pesquisas para entender como os colaboradores estão se sentindo e o que pode ser feito para melhorar.

Sua Empresa Incentiva os Colaboradores?

Apesar das ações citadas serem simples, ainda são bastante negligenciadas em muitas organizações. Fique atento: se a sua empresa não fizer isso pelo colaborador, uma outra poderá fazer.

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!