Como fazer uma videoaula

Conteúdos digitais e plataformas de ensino a distância (EAD) estão sendo cada vez mais utilizados. Existem vários quesitos que podem levar um aluno a optar por estudar através de videoaulas, um deles é a facilidade de poder acessa-las em qualquer lugar, podendo pausar a hora que precisar. Pensando nisso, neste post te mostraremos como fazer uma videoaula!

Neste texto você irá aprender:


Acompanhe!

O que é uma videoaula?

Videoaula é uma aula gravada e distribuída no formato de vídeo, com fins educacionais pré-definidos. É uma ferramenta didática cada vez mais usada por garantir praticidade e custo baixo, tanto para o educador quanto para o aluno.

É usada principalmente em cursos híbridos e cursos online.

Através da videoaula o educador tem a liberdade para ensinar o conteúdo dos mais variados jeitos, como por exemplo, uma gravação simples através de um vídeo com imagens ou com a gravação da tela do computador e uma narração de fundo. Essas videoaulas são facilmente encontradas na Internet, principalmente em plataformas EAD.

As aulas gravadas podem ter temas variados e podem ser usadas tanto para ensinar um novo conteúdo, quanto para complementar e reforçar algum assunto já ministrado.

Mas por que investir em videoaulas para vender conhecimento na Internet?

O mundo está cada vez mais visual e ágil e, por isso, o consumo de vídeos está aumentando muito.

De acordo com dados produzidos pelo Google e divulgados pelo Canaltech, o consumo de vídeos na Internet aumentou mais de 90% apenas em 2017. Essa pesquisa revelou também que, mesmo assistindo TV, os brasileiros continuam conectados na Internet e procurando conteúdos online.

Portanto, para uma geração que tem pressa de aprender conteúdos novos e está conectada na Internet tão constantemente, videoaulas são os primeiros materiais que elas procurarão.

Por isso, se você quer vender conhecimento na Internet, é preciso saber como fazer uma videoaula.

Como fazer uma videoaula?

Para saber como fazer uma videoaula é necessário se preparar, cuidar com a qualidade do conteúdo e de imagem da gravação e realizar uma boa finalização do material. Isso requer atenção e cuidado. É muito importante saber a responsabilidade que você tem ao ensinar um determinado assunto.

Por isso, a seguir te ensinaremos e daremos algumas dicas de como fazer uma videoaula. Agora pegue papel e caneta e leia com atenção!

Como fazer uma videoaula em 3 passos:

Para conseguir fazer uma videoaula de qualidade é preciso: preparar, gravar e finalizar. Cada etapa contém atividades simples, mas que farão toda diferença no seu trabalho. Para te ajudar, a seguir mostraremos quais são essas atividades e daremos algumas dicas de como realiza-las!

1 – Como preparar uma videoaula

Nesta etapa são realizadas todas as tarefas necessárias antes de iniciar seu vídeo. É importante que essas atividades sejam preparadas bem para que, na etapa da execução, você não tenha dificuldades. Elencamos 9 tarefas fundamentais para essa preparação:

Leia também  Como gerar mais lucro para a sua empresa vendendo cursos online

a) Prepare um roteiro

Planejar e estudar um roteiro é fundamental. É neste momento que você irá decidir qual o tema que será abordado no seu vídeo. Defina o assunto e estude-o. Saiba o que você irá falar durante o vídeo, qual o objetivo principal da sua videoaula e qual é a importância dele para a pessoa que estará assistindo.

b) Escolha o equipamento

Para fazer a gravação de uma videoaula é preciso que os equipamentos que você irá utilizar te forneçam um resultado com qualidade. Se você fizer a gravação com qualquer câmera e sem um microfone, provavelmente seu vídeo não ficará com uma boa qualidade de imagem e de som, ou seja, será difícil editar e vender o seu trabalho. Hoje em dia, muitos smartphones possuem câmeras com ótimas resoluções e com um microfone capaz de captar o áudio com nitidez. Dessa forma, se você deseja iniciar sua produção de vídeos, mas não possui um equipamento profissional, pode utilizar seu celular!

c) Monte um ambiente de gravação

Pensar em compor um cenário ou no ambiente que você irá gravar faz toda a diferença! Planeje um espaço onde não tenha barulho externo para não ficar interferindo no áudio da sua gravação. É importante também que você escolha um local que possua uma boa iluminação, pois a luz também influenciará na qualidade do seu vídeo. Dependendo do assunto da sua videoaula, elaborar um cenário diferenciado pode chamar a atenção dos alunos. Pode-se optar por colocar um quadro onde você possa escrever palavras-chaves para o tema, ou fazer esquemas. O cenário pode variar conforme a sua criatividade.

d) Conheça o público alvo

Saber qual é o seu público alvo, qual a idade e a intenção de quem está comprando suas videoaulas é importante para saber como agir em frente às câmeras. Adequar o seu vocabulário de acordo com quem te assiste pode ser fundamental para que aquela pessoa entenda o seu vídeo e queira assistir mais.

e) Elabore conteúdos e materiais extras

Faça pesquisas do conteúdo que você irá ensinar e prepare materiais para ajudar seus alunos a compreenderem melhor o assunto. Esteja preparado para dizer quais foram suas fontes de pesquisa e mostrar a veracidade das informações que você está passando.

f) Ofereça um diferencial

Assim como ter criatividade para elaborar um cenário pode ser um diferencial, pense e crie alguma estratégia para que seus alunos gostem do seu vídeo e queiram assistir outros. Dar exemplos práticos, utilizar o humor, diversificar na edição, mudar de ambientes e diversificar o modelo de fazer seus vídeos, podem servir como base para que, em meio a tantos conteúdos na internet, o seu seja o escolhido.

g) Crie uma storyline

Uma storyline consiste em criar uma espécie de “linha de raciocínio”. Ela deve conter o que será apresentado, como será desenvolvido e qual será a conclusão. Se você criar uma storyline para a sua videoaula será mais fácil de fazer a gravação e você saberá por qual caminho seguir durante a execução do vídeo.

Leia também  Conheça os melhores formatos de conteúdo para cursos online

h) Planeje e controle o tempo

Quando montar seu conteúdo pense no tempo que você precisará para ensinar o que planejou. Vídeos muito extensos podem não atrair alguns alunos. Planeje de acordo com o conteúdo que será ensinado. Se o assunto necessitar de um longo tempo de vídeo, pense em formas de cativar a pessoa que está assistindo para que a sua vídeoaula não se torne cansativa.

i) Revise

Após seguir todas a dicas anteriores, revise o que foi planejado e treine sua apresentação para ter certeza que está preparado. Pronto! Agora você já pode passar para a fase de gravação!

2 – Como gravar uma videoaula

Depois de pensar em tudo que irá compor sua videoaula, está na hora de começar a gravação. Mas antes, prepare o ambiente de acordo com o planejado, teste os equipamentos, separe os materiais que serão usados no vídeo e ache o melhor enquadramento para você ficar. Agora sim: 3,2,1, gravando!

Como fazer uma videoaula

a) Mostre uma solução no início

Quando uma pessoa abre um vídeo ela quer saber o que irá aprender. Por isso, busque informar aos seus alunos, já nos primeiros segundos da videoaula, o que você ensinará a eles, quais serão os assuntos ou tópicos aquele vídeo.

b) Fale do assunto que você domina

O objetivo de uma videoaula é ensinar através de um vídeo. Portanto só ensine assuntos que você domina, que realmente tem conhecimento. Estudar o tema do vídeo é fundamental para passar confiança e credibilidade a quem te assiste. Os alunos estão assistindo aquele vídeo para aprender e, cabe a você, criador da videoaula, transmitir esse conhecimento a eles.

c) Seja objetivo

Vá direto ao ponto, não enrole e não fuja do assunto principal da aula. Não adianta elaborar um tema para a sua aula se no decorrer dela você desviar o assunto e começar a falar de algo que não condiz com o tema principal. Fugir do tema do vídeo não solucionará a dúvida de quem te assiste. Tome cuidado nesse quesito.

d) Haja naturalmente

É legal fazer conteúdos variados e colocar humor nas suas explicações, mas cuide para que não se torne forçado e as pessoas percebam isso. Também, tente manter a calma. Não precisa ficar nervoso na hora da gravação, até porque, se surgir algum tipo de erro, você poderá regravar ou evitar sua videoaula. Mas se seu nervosismo aparecer no vídeo pode causar desconfiança ao seu público.

e) Ressalte informações

Quando estiver explicando o assunto ressalte em qual parte você está e o que é importante na parte que você está falando. Evidencie ao seu público as informações mais importantes da sua videoaula.

f) Não deixe seu aluno sem ter para onde ir

Ao finalizar o conteúdo da sua aula, convide quem te assistiu a ir para um próximo passo! Mostre outras videoaulas que você já tenha gravado, ou indique algum conteúdo na internet para que eles possam continuar o estudo.

Leia também  Educação a Distância no Brasil: perspectivas para o futuro

Se sua videoaula for postada em um canal do youtube, por exemplo, você pode pedir nessa parte do vídeo para que avaliem o seu trabalho através de likes, comentários, ou que se inscrevam no seu canal. Vale lembrar que se esse conteúdo for para um canal do youtube, você deve criar um canal profissional, onde você publicará somente as suas videoaulas.

3 – Como finalizar uma videoaula

Sua videoaula já está gravada e, agora só falta finaliza-la. Assim como cada etapa tem sua importância para compor o trabalho, na parte de finalização você irá construir uma identidade para seu vídeo através da edição. Acompanhe algumas dicas:

a) Faça uma boa edição de imagem

A edição dará a o tom e a identidade visual da sua videoaula. Nessa parte você eliminará erros, intervalos desnecessários entre uma fala em outra, se for necessário aumentará o áudio, tratará a imagem, entre outras coisas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho. Existem muitos programas para auxiliar nessa edição, tanto pagos como gratuitos, basta achar um que melhor adeque-se a sua necessidade. Se você tem dificuldades para isso, é possível contratar um profissional que faça essa parte de edição audiovisual.

b) Insira uma boa trilha sonora

Na hora de edição você pode optar por colocar trilhas sonoras e, dependendo do assunto do vídeo, pode-se fazer uma edição com toques de humor, introduzir partes com imagem em preto e branco para evidenciar algo, introduzir legendas, números e frases. A criatividade é fundamental, porém não abuse da edição e cuide para não perder o sentido e a seriedade da sua videoaula.

c) Divulgue

Faça uma divulgação das suas videoaulas, isso ajudará a expandir o número de pessoas que te assistem. Invista tempo para divulgar em redes sociais, para pessoas próximas, sempre indicando o objetivo desses vídeos e qual o local que as pessoas podem encontrar seus conteúdos. Aconselhamos também que leia esse outro texto do nosso blog! Nele você verá dicas de como divulgar o seu trabalho na internet!

d) Responda seus alunos

Ofereça caminhos para as pessoas que te assistiram poderem tirar eventuais dúvidas com você. Crie um momento de interação com esses alunos e ajude-os com suas dificuldades. Essa será uma ação que passará mais confiança a eles. Crie um e-mail destinado para este fim e disponibilize aos alunos.

Agora que você já sabe como fazer uma videoaula, é importante saber que vender esses conteúdos podem trazer diversas vantagens para o seu crescimento profissional. Pensando nisso recomendamos que você leia esse texto sobre as 7 vantagens de vender cursos online utilizando uma plataforma EAD. Boa leitura!

Como montar um curso online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *