Como calcular o custo de treinamentos + 4 dicas para reduzi-lo

Receba nossas novidades

Ao enviar você está aceitando os termos da nossa política de privacidade

como calcular o custo de treinamento


Você está montando um treinamento corporativo, mas está se batendo na hora de calcular o custo geral da capacitação? Sente que vai ter dificuldade para mensurar os resultados depois? Então venha conosco, que nesse post vamos te ensinar tudo sobre como calcular o custo dos seus treinamentos!

Além disso vamos mostrar como calcular o ROI de forma fácil, dar 4 dicas de como reduzir os gastos com as capacitações, e ainda uma calculadora de custos de treinamento para facilitar a sua vida!

Acompanhe a leitura ou vá para o tópico do seu interesse:

Como calcular o custo de treinamentos?

O custo do treinamento, também chamado de investimento inicial, é a reunião de tudo o que foi gasto, direta ou indiretamente, para promover um treinamento ou um programa de treinamentos na empresa.

Muita gente pode pensar que isso inclui apenas os gastos com instrutores, materiais e local, mas o cálculo vai além disso e cobre também as horas de trabalho em que os colaboradores ficaram na capacitação.

Nesse sentido, você precisa colocar no papel os custos de:

  • Instrutores do treinamento (locomoção, preparação do conteúdo, horas de serviço);
  • Local do treinamento;
  • Materiais instrucionais (apostilas, aluguel de equipamentos);
  • Horas de trabalho dos colaboradores treinados;
  • Alimentação;
  • Acomodação, se for necessária;
  • Transporte, se necessário;
  • Volume de produção perdida nas horas de treinamento;
  • Produção de avaliações de aproveitamento do treinamento;
  • Horas trabalhadas para planejar o evento.

Como calcular o retorno dos treinamentos (ROI)?

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) serve para comprovar, em dinheiro, os benefícios trazidos pelo treinamento. Para calculá-lo você precisa ter em mãos duas informações: o custo e os objetivos mensuráveis do treinamento.

O custo já te ensinamos no tópico anterior, agora os objetivos precisam de um pouco mais de atenção. Para que o cálculo dê certo, você precisa definir, na fase de planejamento do treinamento, qual será o objetivo da iniciativa.

Pode ser aumentar as vendas, no caso de um treinamento para a equipe comercial; ou, no caso de um treinamento focado em soft skills, o objetivo pode ser melhorar o engajamento dos colaboradores.

De qualquer forma, você vai precisar arranjar uma maneira de mensurar esses objetivos, ou seja, quanto de dinheiro vai ser gerado se esse objetivo for alcançado.

Aí o cálculo do ROI fica fácil:

ROI = Resultado obtido – Investimento no treinamento / Investimento no treinamento

Você pode conferir mais dicas para calcular o retorno lendo nosso post sobre ROI de treinamento!

4 dicas para reduzir os custos de treinamentos

A gente sabe que investir em treinamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas o melhor mesmo é conseguir fazer isso tendo o máximo de retorno, sem ter que aumentar demais os gastos, né?

Então aqui vão algumas dicas para reduzir os custos com treinamento e assim, aumentar o ROI. Confira:

Forme multiplicadores internos

Um dos maiores gastos nos treinamentos são os instrutores, afinal quanto mais capacitado o instrutor, mais caro ele irá cobrar. Mas uma forma de reduzir o gasto nessa área é preparar colaboradores da própria empresa para atuarem como instrutores nas capacitações.

Além da redução de custos, uma outra grande vantagem é que o colaborador conhece o cenário específico da empresa e os demais colegas de trabalho, então terá muito mais propriedade nesse sentido do que um instrutor externo.

Faça parcerias

Veja a possibilidade de fazer parcerias com outras empresas para realizar o treinamento. É possível fazer um treinamento compartilhado, ou fazer permutas, nas quais o negócio parceiro pode fornecer o espaço, ou os materiais utilizados na capacitação, por exemplo.

Promova treinamentos híbridos e online

Os treinamentos totalmente online, ou que misturam online com presencial, diminuem os custos por evitarem gastos com local, transporte e alimentação, por exemplo.

Utilize uma plataforma EAD

A plataforma EAD para treinamentos é o suporte dos treinamentos online e semipresenciais. Com ela, você reduz custos porque organiza e armazena todos os conteúdos do treinamento em um só ambiente, além de oferecer aos colaboradores a possibilidade de se capacitarem de qualquer lugar, a qualquer hora.

Método mais fácil: calculadora de custos de treinamento

Gostou das nossas dicas? Nós temos mais uma forma de te ajudar a calcular os custos do seu treinamento, você pode utilizar uma calculadora específica para isso.

É uma planilha especial na qual basta você inserir a quantidade de colaboradores e os custos unitários que ela calcula quanto será o investimento total no treinamento.

Nós temos uma dessas na nossa biblioteca, basta você clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente a nossa calculadora de orçamento de treinamento! Faça o download e facilite o planejamento dos seus treinamentos!

calculadora-de-orçamento-de-treinamentos-cta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons