Blog da Twygo
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Publicado 31/08/2022
Por Gabrielly

Na hora de planejar uma capacitação corporativa, calcular o custo do treinamento é uma etapa fundamental.  

Através do cálculo dos cursos de treinamento, é possível definir quais formatos e abordagens serão utilizados na capacitação de acordo com o orçamento disponível.  
Para te ajudar, disponibilizamos uma calculadora de treinamento gratuita.  

BAIXAR CALCULADORA

 


Leia na íntegra ou vá para o tópico do seu interesse:

Como calcular o custo de treinamentos?

O custo do treinamento, também chamado de investimento inicial, é a reunião de tudo o que foi gasto, direta ou indiretamente, para promover um treinamento ou um programa de treinamentos na empresa.

Muita gente pode pensar que isso inclui apenas os gastos com instrutores, materiais e local, mas o cálculo vai além disso e cobre também as horas de trabalho em que os colaboradores ficaram na capacitação.

Nesse sentido, você precisa colocar no papel os custos de:

  • Instrutores do treinamento (locomoção, preparação do conteúdo, horas de serviço);
  • Local do treinamento;
  • Materiais instrucionais (apostilas, aluguel de equipamentos);
  • Horas de trabalho dos colaboradores treinados;
  • Alimentação;
  • Acomodação, se for necessária;
  • Transporte, se necessário;
  • Volume de produção perdida nas horas de treinamento;
  • Produção de avaliações de aproveitamento do treinamento;
  • Horas trabalhadas para planejar o evento.

Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2022/2023, o custo anual médio de treinamentos por colaborador é de R$ 1.012.  

Como calcular o retorno dos treinamentos (ROI)?

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) serve para comprovar, em dinheiro, os benefícios trazidos pelo treinamento. Para calculá-lo você precisa ter em mãos duas informações: o custo e os objetivos mensuráveis do treinamento.

O custo já te ensinamos no tópico anterior, agora os objetivos precisam de um pouco mais de atenção. Para que o cálculo dê certo, você precisa definir, na fase de planejamento do treinamento, qual será o objetivo da iniciativa.

Pode ser aumentar as vendas, no caso de um treinamento para a equipe comercial; ou, no caso de um treinamento focado em soft skills, o objetivo pode ser melhorar o engajamento dos colaboradores.

De qualquer forma, você vai precisar arranjar uma maneira de mensurar esses objetivos, ou seja, quanto de dinheiro vai ser gerado se esse objetivo for alcançado.

Aí o cálculo do ROI fica fácil:

ROI = Resultado obtido – Investimento no treinamento / Investimento no treinamento

Você pode conferir mais dicas para calcular o retorno lendo nosso post sobre ROI de treinamento!

4 dicas para reduzir os custos de treinamentos

A gente sabe que investir em treinamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas o melhor mesmo é conseguir fazer isso tendo o máximo de retorno, sem ter que aumentar demais os gastos, né?

Então aqui vão algumas dicas para reduzir os custos com treinamento e assim, aumentar o ROI. Confira:

Forme multiplicadores internos

Um dos maiores gastos nos treinamentos são os instrutores, afinal quanto mais capacitado o instrutor, mais caro ele irá cobrar. Mas uma forma de reduzir o gasto nessa área é preparar colaboradores da própria empresa para atuarem como instrutores nas capacitações.

Além da redução de custos, uma outra grande vantagem é que o colaborador conhece o cenário específico da empresa e os demais colegas de trabalho, então terá muito mais propriedade nesse sentido do que um instrutor externo.

Faça parcerias

Veja a possibilidade de fazer parcerias com outras empresas para realizar o treinamento. É possível fazer um treinamento compartilhado, ou fazer permutas, nas quais o negócio parceiro pode fornecer o espaço, ou os materiais utilizados na capacitação, por exemplo.

Promova treinamentos híbridos e online

Os treinamentos totalmente online, ou que misturam online com presencial, diminuem os custos por evitarem gastos com local, transporte e alimentação, por exemplo.

Utilize uma calculadora de custos de treinamento

A calculadora de custos de treinamento é uma planilha especial na qual basta você inserir a quantidade de colaboradores e os custos unitários que ela calcula quanto será o investimento total no treinamento. 

Nós temos uma dessas na nossa biblioteca, basta você clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente a nossa calculadora de orçamento de treinamento! Faça o download e facilite o planejamento dos seus treinamentos!

calculadora-de-orçamento-de-treinamentos-cta

Dica Extra: Uma plataforma LMS para você economizar no seu treinamento 

O Twygo é uma plataforma LMS que permite a aplicação de treinamentos online e semipresenciais. Com ele, você reduz custos porque organiza e armazena todos os conteúdos do treinamento em um só ambiente, além de oferecer: 

  • Dashboard de indicadores para o controle do treinamento; 
  • Upload de conteúdos em diversos formatos (PDF’s, vídeos, slides…); 
  • Emissão de certificados automáticos; 
  • Gamificação
  • Avaliações e questionários para comprovar a aprendizagem.

Se você ficou interessado, assista uma demonstração gratuita agora mesmo! 

Demonstração gravada CTA Twygo

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!