Clima e cultura organizacional

Muitas vezes gestores confundem os termos clima e cultura organizacional. Com significados bem diferentes, ambos têm alto impacto no andamento da empresa e nos resultados que ela conquista. Quer entender definitivamente esses conceitos e quais as diferenças entre os dois? Então acompanhe!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional diz respeito às regras, filosofias e valores de uma empresa. Em outras palavras, é o código de conduta que esclarece o que a corporação espera de funcionários e principalmente de líderes e gestores. A cultura organizacional de uma empresa está diretamente ligada ao seu propósito de existência e é o molde para formular as bases éticas que nortearão todo funcionamento da organização.

A cultura organizacional de uma empresa não é algo volátil, que se altera no dia a dia. Na verdade, significa algo enraizado e que não se altera de maneira rápida ou por decisões arbitrárias. Por fazer parte da forma como a empresa se apresenta ao mercado, é a cultura organizacional que rege a forma como a empresa é vista aos olhos do público externo.

Quando comparamos a empresa (pessoa jurídica) a uma pessoa humana (pessoa física) também podemos comparar a cultura organizacional aos valores pessoais de um indivíduo. Assim como uma pessoa tem valores intrínsecos à sua existência, a cultura organizacional representa o mesmo em relação a uma empresa.

E o que é clima organizacional?

O clima organizacional é um indicativo do bem-estar coletiva da empresa. O clima de uma organização diz respeito às questões cotidianas, a como colaboradores lidam com o que acontece no dia a dia da empresa. É o clima organizacional que diz o que os funcionários pensam da empresa e o quanto estão (ou não) motivados.

O clima organizacional impacta diretamente na forma com que os colaboradores veem a empresa, como eles estão engajados com ela. E, como os colaboradores impactam diretamente na produtividade do negócio, podemos dizer que o clima organizacional de uma empresa está no centro de seus resultados.

Clima e cultura organizacional

Quais as diferenças entre clima e cultura organizacional?

Enquanto a cultura organizacional diz respeito a algo fundamentado e quase imutável, o clima organizacional se refere ao cotidiano – algo que muda constantemente. Em geral, colaboradores se adequam à cultura organizacional, enquanto o clima organizacional é transformado a partir dos colaboradores.

Outra diferença considerável é que a cultura organizacional está ligada a práticas, enquanto o clima organizacional está ligado a percepções. Como a cultura da empresa é passada de forma prática (através de treinamentos de integração, por exemplo), seus valores são rapidamente disseminados e tendem a ser respeitados com naturalidade.

Já o clima organizacional está muito atrelado ao momento da companhia e é facilmente alterado por situações diversas (como uma crítica dura vinda de um gestor ou mudanças nos processos internos da empresa).

Checklist de Processo de Integração de Colaborador

Clima e cultura organizacional: por que são importantes?

Como você viu, sua empresa tem um clima organizacional a ser preservado e melhorado constantemente. Além disso, sua corporação tem uma cultura organizacional (mesmo que não definida e os colaboradores sigam uma cultura sensorial, que foi se construindo sem planejamento). A importância tanto de um quanto da outra está no impacto das relações humanas com os resultados que você planeja alcançar.

Ter conhecimento claro da cultura e do clima organizacional da empresa é fundamental para evitar que um influencie negativamente o outro. Isso por que clima organizacional tem influência sobre a cultura organizacional e vice-versa.

Uma cultura organizacional engessada, que prioriza questões burocráticas à produtividade real pode tornar o clima organizacional muito desgastado e gerar desmotivação nos colaboradores. Por outro lado, é possível que uma cultura organizacional moderna (com horários flexíveis, opções de lazer etc.) cause um clima exageradamente descontraído, causando prejuízo nos resultados.

Conciliar clima e cultura organizacional já é desafiador por natureza. Por isso, conhecer bem as duas coisas é fundamental para evitar desvios de conduta e foco no negócio por parte de todos os envolvidos.

Importância do clima e da cultura organizacional

3 benefícios em valorizar a cultura e o clima organizacional

1 – Redução de absenteísmo

Quando o colaborador começa a ter um comportamento de faltas ou atrasos com muita frequência, é necessário identificar o porquê desse absenteísmo. Muitas vezes a razão está em questões pessoais, mas um clima organizacional ruim também pode ser responsável pelo aumento de índices de absenteísmo.

Quando a empresa se preocupa com o clima organizacional – dando atenção aos colaboradores e suas opiniões – uma consequência é a redução do absenteísmo. O profissional passa não apenas a evitar as faltas, como deseja estar na empresa porque se sente realizado na atividade que desempenha.

2 – Diminuição do índice de turnover

O índice de turnover identifica qual o cenário da empresa diante de suas demissões passivas (quando o funcionário pede o desligamento) e ativas (quando a empresa promove o desligamento). Índices muito altos, em qualquer uma das opções, revelam problemas na gestão de recursos humanos – e no clima organizacional.

Quando o clima organizacional da empresa é agradável, dificilmente o funcionário irá querer deixar a empresa. Da mesma forma, é do interesse dos membros da equipe continuar numa empresa com cultura organizacional bem estabelecida e que valorize o colaborador e suas características socioemocionais.

3 – Aumento de produtividade (e de resultados!)

A maioria das pessoas concorda: há mais produtividade em ambientes organizados, onde os grupos não têm conflitos e que entendem suas funções de forma bem clara. Assim, a produtividade de sua empresa aumenta quando clima e cultura organizacionais estão de acordo com as necessidades dos colaboradores.

A cultura organizacional pode ser transmitida e o clima organizacional pode ser melhorado com mais facilidade através de uma Universidade Corporativa, uma instituição de ensino dentro da sua empresa. Baixe nosso e-book sobre o assunto e aprofundo seus conhecimentos!

E-book Universidade Corporativa: o guia completo

Baixar material rico - Topo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *