Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 15/03/2022
Por Gabrielly

Você é professor de um curso online e quer dar um up nas suas aulas? Aulas ao vivo podem ser uma ótima forma de chamar atenção para o seu curso, trazer mais interações e facilitar o aprendizado dos seus alunos.

Quer saber como fazer transmissões ao vivo que agreguem ao seu conteúdo, e de forma fácil? Vem com a gente que nesse texto vamos te mostrar a importância das aulas ao vivo e quais ferramentas você pode utilizar para potencializar os resultados dela.

Preparado? Então, siga a leitura ou vá direto para o tópico que você mais precisa. Boa leitura!

Importância das aulas ao vivo

As aulas são a base de qualquer curso, através delas o professor consegue passar o conhecimento para os alunos, isso é básico. No entanto, quando estamos de falamos de aulas em cursos online a história é diferente.

A internet permite que as aulas sejam feitas em diversos formatos, como podcasts, apresentações com power point, PDFs e aulas gravadas.

Porém, as aulas ao vivo se destacam nessa dinâmica, por vários motivos, confira alguns deles:

Torna o curso mais interessante

Em um curso online, é possível utilizar diversos métodos de ensino, como PDFs, apresentações e aulas gravadas. Porém, o aluno pode se sentir isolado por se tratar de ensino a distância, e as aulas não serem síncronas.

Nesse sentido, a aula ao vivo traz pessoalidade para o curso, e aprendizado em tempo real, permitindo que o estudante e tenha mais qualidade no aprendizado.

Interação com os alunos

As aulas ao vivo online possibilitam que, do conforto da sua casa, você possa estar próximo tanto do instrutor, quanto dos outros alunos. Isso gera um sentimento de pertencimento e coletividade no grupo, além de permitir que os alunos aprendam uns com os outros.

Esse compartilhamento de conhecimento entre os próprios alunos aumenta as chances de o aluno se sentir satisfeito ao término do curso.

Reproduz o ambiente de sala de aula

O ambiente de sala de aula tem proximidade com o professor e permite que os alunos tirem dúvidas mais facilmente. A aula ao vivo traz justamente essa familiaridade do ambiente formal de educação a que estamos acostumados, o que facilita o aprendizado.

Traz credibilidade e autoridade

As aulas ao vivo online mostram a habilidade do professor de ensinar e trazem a credibilidade que ele precisa para crescer em seu trabalho. O instrutor pode ter muito conhecimento em uma área, mas a aula ao vivo online, assim como uma palestra ou entrevista presencial, demonstram sua capacidade de passar esse conhecimento.

As suas habilidades pessoais, sua maneira de falar, a didática e interação com as pessoas é o que constrói essa autoridade do profissional.

Chama atenção para o seu conteúdo

As aulas ao vivo podem servir como uma propaganda do seu trabalho e chamar a atenção das pessoas para o seu curso e os conteúdos que você ensina.

Convencido de que aulas a vivo são essenciais para o seu curso online? Então vamos te dar algumas dicas de como se preparar para tirar melhor proveito dessas lives. Dá uma olhada:

5 dicas para preparar sua aula ao vivo

Testes de som, imagem e internet

Para transmitir uma aula ao vivo, você precisa garantir que o básico esteja funcionando. É necessário que o som saia claro e num volume bom, que a imagem tenha razoável qualidade e que a internet não esteja falhando.

No entanto, você não precisa comprar equipamentos caros para garantir tudo isso. Dependendo da situação, você pode fazer a live até pelo celular. O importante é que esses três itens estejam funcionando. Aí para verificar se está tudo certo, você precisa fazer testes.

Dá para pedir para alguém acompanhar a sua live no início e dar feedback se está tudo nos conformes.

Confira se o som está saindo pelo seu gravador ou pelo microfone, se você tiver. Verifique se a imagem fica estável e com boa qualidade durante a transmissão. E, logo antes de iniciar a aula, confira a velocidade da sua internet.

Com isso alinhado, você já pode fazer muita coisa!

Cenário

Não tem coisa pior do que câmera mal posicionada, né? Quando você fica vendo a pessoa de baixo para cima, ou então um enquadramento estranho, sobrando teto… Você não quer isso na sua aula, né? Faça questão de prestar atenção no local em que você vai transmitir a aula.

Lembre-se de fazer tudo intencionalmente! Então, se a transmissão será de uma aula expositiva, você pode escolher um cantinho organizado e simples, quem sabe na frente de uma prateleira de livros?

Evite um ambiente com muita informação, muito colorido ou que destoe muito da mensagem que você quer passar. Isso pode atrapalhar o objetivo do seu trabalho.

Utilize uma plataforma segura

Uma boa plataforma para transmissões ao vivo não trava o tempo todo, tem um bom suporte, um chat eficiente. Por isso, na hora de escolher a sua plataforma de lives, escolha uma que seja confiável e fácil de usar, para que você tenha que se preocupar apenas com a transmissão, e não com a estabilidade ou usabilidade da ferramenta.

Interaja com os alunos

Essa é uma das vantagens de fazer aulas ao vivo: a interação. Então aproveite este momento para conversar com os alunos e criar conexão com eles. Utilize uma boa ferramenta de chat e de vez em quando, faça pausas no conteúdo e leia os comentários.

Leia também: como fazer uma vídeoaula

Você também pode fazer a live com uma pessoa do lado para servir de moderador dos comentários. Essa pessoa tem a função de passar para o instrutor os comentários mais relevantes, como perguntas, e assim evitar que o professor desperdice tempo.

Faça o planejamento do conteúdo

Uma das coisas que podem preocupar o instrutor da aula ao vivo é a imprevisibilidade. Receio de falar de mais ou de menos, de não saber responder a uma dúvida ou ter que improvisar. Isso pode assustar, principalmente nas primeiras vezes, por isso a dica é: planeje a aula e treine muito.

Monte a apresentação que você pretende fazer e depois cronometre o tempo que leva para concluir o conteúdo. Não esqueça de separar um tempo para interagir com os alunos, revise o assunto sobre o qual será aula e faça uma listinha de possíveis dúvidas dos alunos.

Assim você se sente mais seguro e com certeza entregará uma aula mais proveitosa.

Armazene a transmissão

Prepare a aula com o objetivo de deixá-la registrada na plataforma, assim os alunos podem reassistir sempre que tiverem dúvidas ou precisarem relembrar o conteúdo.

Expanda o conteúdo

Durante a aula é comum que o professor solte referências de livros, filmes, textos e afins. Para melhorar a experiência do aluno, é legal colocar o caminho para esses materiais anexados a aula. Dessa forma, o aluno pode ir além do conteúdo exposto na live.

Para mais dicas, acesse nosso kit de como fazer vídeoaulas incríveis:

Kit Como fazer videoaulas incríveis

Além dessas dicas mais práticas, uma recomendação muito forte para qualquer pessoa que deseja fazer aulas e cursos online é utilizar uma plataforma EAD para controlar tudo isso. Quer saber por quê? Leia o próximo tópico!

Vantagens de uma plataforma EAD para fazer suas aulas ao vivo

Ajuda a promover seu curso

Já ouviu falar daqueles intensivos estilo “semana do empreendedor” ou “semana do gestor de pessoas” onde você tem acesso a algumas aulas gratuitas como mostra de um curso mais completo?

Essa é uma estratégia muito utilizada para promover cursos online e que pode ser potencializada com o uso de uma plataforma EAD.

A plataforma EAD permite que você tenha o contato de todas as pessoas que se cadastraram para assistir as aulas ao vivo. Isso facilita na hora de enviar e-mails para nutrir o público com o seu conteúdo, e chamar atenção para que eles venham consumir seu curso.

Ambiente mais seleto e organizado

Se você optar por fazer uma transmissão ao vivo por meio da plataforma EAD, a experiência tende a ser mais organizada.

Isso porque dentro das melhores plataformas de ensino online há fóruns de discussões e chats privados, que enriquecem a experiência do aluno e garantem maior exclusividade, uma vez que o evento está acontecendo em uma plataforma fechada.

Hospedagem de conteúdos

Durante a aula, o instrutor pode querer oferecer outros tipos de conteúdo para agregar no aprendizado dos alunos. Pode ser um PDF, um vídeo, uma planilha, um e-book ou outros, e nem sempre é fácil ou prático anexar esses conteúdos extras em plataformas de streaming.

Já a plataforma EAD é preparada para receber todos os diversos formatos de conteúdo. Além disso, é possível montar trilhas de aprendizado que permitam ao aluno expandir a experiência de aprendizado, dentro do mesmo ambiente virtual.

Emissão de certificados

Se você deseja realizar uma aula ao vivo como parte de um curso, a plataforma EAD é uma opção mais interessante por emitir certificados aos alunos quando concluírem o curso.

Isso é mais interessante do que uma plataforma comum de vídeos, porque traz uma comprovação da participação daquele aluno no curso e pode até ajudá-lo a validar o conhecimento que adquiriu.

Viu como uma plataforma EAD é muito útil? Você pode utilizá-la para fazer sua transmissão ao vivo, com integração de outras plataformas de livestream. Saiba como:

Como fazer aulas ao vivo com uma plataforma EAD

Vimeo

As transmissões ao vivo pelo Vimeo estão disponíveis a partir do plano Premium e são uma ótima opção para realizar suas aulas ao vivo. O recurso de lives da plataforma conta com formulários de inscrição, personalização dos recursos visuais, testes na tela de visualização antes de ir ao ar, além do chat.

Além disso, é possível sincronizar o Vimeo com plataformas EAD, como o Twygo, e gerenciar a sua aula ao vivo por lá.

YouTube Live

De acordo com o Semrush, o Youtube foi o quinto site mais visitado pelos brasileiros em 2021. Não à toa, é uma das plataformas mais conhecidas para transmissão ao vivo gratuitamente.

A ferramenta habilita que você faça lives pelo celular a partir de 1000 inscritos. O chat integrado permite aos espectadores pagarem para que seus comentários apareçam em primeiro lugar no chat, o que gera engajamento e receita para quem está realizando a live.

O YouTube também possui transmissão em HD, possibilidade de colocar anúncios e tem integração com o Twygo.

Depois de abrir a ferramenta que você deseja para realizar sua transmissão ao vivo, é hora de integrar a uma plataforma EAD e gerenciar seu curso ou sua aula. No próximo tópico, vamos te dar um passo a passo de como fazer isso, utilizando como exemplo o Twygo. Confira:

Como transmitir uma aula ao vivo pelo Twygo

Depois de inserir seu login e senha, você terá uma visualização de administrador. Procure a lista de cursos e abra o curso no qual você deseja criar a aula ao vivo. Aqui, por exemplo, vamos escolher o curso “ERP como estratégia de transformação digital”.

[Clique nas imagens para ver o passo a passo de perto]

Como fazer aulas ao vivo no Twygo passo 1

Depois você abre a lista de aulas do curso e cria um conteúdo novo, aquele que você vai fazer a aula ao vivo:

Como fazer aulas ao vivo no Twygo passo 2

Então, você vai personalizar esse conteúdo. O mais legal aqui é que você tem diversas possibilidades.

Você pode tanto escolher a opção “Webinar” e fazer uma live integrada com o Go to webinar, quanto clicar em “Vídeo externo” e fazer a transmissão pelo Vimeo, YouTube ou Eventials. Vai do seu gosto e da plataforma que você acha mais interessante para a sua live.

Como fazer aulas ao vivo no Twygo passo 3

Então, basta colar o link da sua transmissão no espaço “Vídeo URL” e clicar em salvar.

Como fazer aulas ao vivo no Twygo passo 4

Pronto, agora você sabe como fazer uma aula ao vivo utilizando uma plataforma EAD, assim você potencializa os resultados da sua live e chama atenção para o seu curso.

Se quiser aproveitar de todos os benefícios que essa ferramenta oferece, nós temos a solução perfeita para você! O Twygo é uma plataforma completa para você fazer suas aulas ao vivo! Você pode fazer um teste gratuitamente e experimentar todos os recursos que o software disponibiliza. Clique no banner abaixo!

Disponibilize aulas online com o twygo
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!