Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 29/03/2023
Por Gabrielly

A aprendizagem corporativa é uma estratégia para promover a formação continuada dos colaboradores, melhorando suas competências e seu desempenho.  

Ela faz parte da cultura organizacional da empresa e, nos dias atuais, está amplamente associada à tecnologia.  

Se você quer ficar por dentro de tudo sobre aprendizagem corporativa, confira nosso post.  Boa leitura! 

O que é aprendizagem corporativa 

A aprendizagem corporativa consiste em um conjunto de práticas para desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores.  

Pode ser realizada por meio de treinamentos, palestras, podcasts, webinars, entre outros. O processo de aprendizagem corporativa é uma ação constante dentro de uma organização podendo também ser chamado de aprendizagem contínua. 

Afinal, o aprendizado deve fazer parte de cultura da empresa e estar alinhado com a estratégia do negócio. Se você quiser aplicar a aprendizagem corporativa em uma plataforma LMS intuitiva, conheça o Twygo gratuitamente.  

Teste grátis

Veja a seguir quais são os benefícios de aplicar a aprendizagem corporativa em uma organização.  

Benefícios da aprendizagem corporativa 

Maior competitividade 

A aprendizagem corporativa aumenta a qualidade dos processos de uma empresa e melhora o engajamento das equipes.  

Afinal, ter colaboradores em constante evolução contribui para o capital intelectual da corporação e a torna forte diante da concorrência. Assim, ela tem grandes chances de se tornar referência em seu ramo de atuação.  

Retenção de talentos  

Colaboradores talentosos preferem trabalhar em empresas que lhes ofereçam oportunidades de desenvolvimento.  

Através da aprendizagem corporativa, é possível transformar a empresa em um espaço de aprendizado e oferecer capacitações constantes para o crescimento de carreira. 

Com isso, os colaboradores se sentem mais satisfeitos com a empresa e desejam permanecer trabalhando nela.  

Nivelamento do conhecimento  

Quando o conhecimento fica centralizado em um ou dois profissionais, as equipes ficam dependentes deles para solucionarem problemas.  

Para evitar isso, a aprendizagem corporativa incentiva o compartilhamento de informações e faz com que todos estejam a par dos processos da empresa, sendo capazes de trazer soluções em qualquer situação.  

Para aproveitar todas as vantagens da aprendizagem corporativa, é preciso aplicá-la de acordo com as principais tendências do mercado. Veja a seguir.  

Tendências da aprendizagem corporativa  

Com a popularização das plataformas EAD, as empresas passaram a utilizar diversos recursos tecnológicos para aplicarem a aprendizagem corporativa. Confira os principais: 

Microlearning

Os conteúdos da aprendizagem corporativa devem ser divididos em partes para prenderem a tenção dos colaboradores.  

Para ajudar nisso, o microlearning é uma abordagem de ensino que traz pequenas doses de conhecimento com uma linguagem simples e de fácil compreensão. 

Geralmente, é aplicado por meio de videoaulas, que devem ter até 3 minutos de duração. Nessas aulas, o conhecimento deve ser transmitido de forma objetiva para que seja absorvido. 

Confira no vídeo algumas dicas para aplicar o microlearning em uma videoaula: 

Como dosar os conteúdos de uma videoaula? | Twygo  

Gamificação  

Para engajar os colaboradores na sua jornada de conhecimento, é possível tornar o processo de aprendizagem mais descontraído. 

Essa é a função da gamificação, que utiliza técnicas de jogos no contexto educacional para incentivar os colaboradores. Isso ocorre por meio do: 

  • Sistema de pontos; 
  • Ranking; 
  • Premiações para os melhores colocados. 

Essas ações criam uma competição saudável para incentivar que os colaboradores realizem os módulos de um treinamento; assistam a palestras, entre outros. 

Se você quer saber mais sobre como aplicar a gamificação na sua empresa, confira nosso material gratuito no banner abaixo.  

infografico-dicas-e-possibilidades-para-aplicar-gamificacao-em-treinamentos-Twygo

Trilhas de aprendizagem 

As trilhas de aprendizagem são formas eficientes de organizar os conteúdos de uma capacitação. 

Através delas, é possível criar uma sequência lógica dos materiais para que sejam estudados na ordem correta, a fim de facilitar o processo de aprendizagem.  

Em algumas plataformas, é possível bloquear conteúdos e permitir que sejam liberados apenas quanto o módulo anterior for cumprido.

Trilhas de aprendizagem no Twygo

Gostou de saber as tendências da aprendizagem corporativa? Se você quer reunir esses recursos em uma só plataforma, fique ligado na dica abaixo.  

Twygo: Utilize uma plataforma LMS para a aprendizagem corporativa  

O Twygo é um LMS intuitivo criado para facilitar a gestão e aplicação de treinamentos corporativos. Pois ele conta com diversas ferramentas, como: 

  • Gamificação; 
  • Trilhas de aprendizagem; 
  • Upload de conteúdos em vários formatos (vídeos, PDF’s, slides…); 
  • Avaliações e questionários; 
  • Comunidades interativas; 
  • Aulas ao vivo; 
  • Emissão de certificados automáticos. 

Você pode fazer um teste gratuito para conhecer a plataforma e explorar esses recursos agora mesmo! Clique no banner abaixo para começar.  

Twygo_teste_gratis

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!