Aprendizagem contínua: aprenda a implementar essa cultura na sua empresa!

Receba nossas novidades
Newsletter
Aprendizagem contínua

Imagine se, por meio da cultura da sua empresa, fosse possível aumentar o rendimento do seu negócio, ter profissionais mais capacitados e ter mais chances de inovar no mercado? Isso realmente é possível se você tiver uma visão de aprendizagem contínua no seu negócio!

A cultura de aprendizagem contínua é uma forma de influenciar as pessoas a buscarem conhecimento no dia a dia do trabalho delas, e se aprimorem constantemente.

Ficou curioso para entender como essa cultura funciona? Neste post, vamos te explicar como esse conceito funciona e como você pode implantar a aprendizagem contínua na sua empresa. Acompanhe a leitura ou escolha abaixo o tópico que mais te interessa. Vamos lá?

O que é aprendizagem contínua?

Aprendizagem contínua é quando a empresa tem uma cultura que prioriza a busca constante pelo conhecimento, como forma/estratégia de/para se manter competitiva. Assim, o aprendizado se torna o aspecto mais importante entre os colaboradores e gera bons resultados para o negócio.

Não se trata apenas de um treinamento específico, mas de um pensamento que trata o conhecimento como um diferencial competitivo responsável por trazer crescimento para a empresa. Mas por que isso?

Porque o mercado está em constante mudança! Os conhecimentos não são mais estáticos, as pessoas mudam seus comportamentos cada vez mais rápido, aquilo que hoje é novo, rapidamente se torna velho. E no meio disso tudo, para um negócio se destacar, precisa estar constantemente aprendendo e reaprendendo a fazer as coisas.

E não é possível manter uma busca diária pelo aprendizado, se esse comportamento não for adotado pelas pessoas nas rotinas delas. Por isso a palavra “contínua”.

Nesse sentido, a aprendizagem contínua se apropria de diversas práticas para incentivar a aquisição do conhecimento, fazer a gestão dele e garantir que os colaboradores apliquem de forma estratégica nas suas atividades.

Mas antes de te ensinar cada uma dessas práticas, vamos te mostrar todos os benefícios que a aprendizagem contínua traz para a sua organização!

Benefícios da aprendizagem contínua

A aprendizagem contínua traz vantagens tanto para os colaboradores, quanto para a empresa. A qualificação dos profissionais, satisfação com a empresa, retenção de talentos, competitividade e inovação são alguns dos principais benefícios.

Mas vamos falar um pouco de cada um a seguir:

Retenção de talentos

É normal que os setores de RH busquem os melhores profissionais que se pode encontrar, mas a cultura de aprendizagem contínua vai além disso e busca desenvolver os bons colaboradores que já estão na empresa.

Assim, você treina e capacita seus colaboradores para o contexto específico do seu negócio, dá oportunidades de crescimento dentro da organização e torna eles profissionais mais qualificados. Isso aumenta a satisfação desses colaboradores e as chances de eles se manterem engajados com a empresa.

Inovação

A empresa que não inova, a longo prazo está muito mais propensa a perder seu espaço de mercado para empresas inovadoras.

Quando há o investimento na aprendizagem contínua, a organização cria um ambiente propício para que os seus colaboradores continuem se aprimorando e trazendo novos conceitos e tecnologias para dentro da empresa, colaborando para o processo de inovação.

Competitividade

Ter colaboradores em constante evolução gera um capital intelectual muito grande para a empresa. E colaboradores capacitados podem aplicar seus conhecimentos para melhorar processos, desenvolver novos produtos e tecnologias capazes de manter a empresa muito mais competitiva no seu ramo de atuação.

Te convenci que ter uma cultura de aprendizagem contínua vale a pena? Pois então agora, vou te contar como implantar essa mentalidade na sua organização, fique aqui com a gente!

Como implantar uma cultura de aprendizagem contínua?

Bom, nada cai do céu. Implantar uma nova cultura organizacional leva tempo e não é tão simples quanto montar um treinamento aqui e ali. É preciso bastante dedicação e insistência, afinal, como o nome mesmo diz, é uma cultura, e, portanto, que deve estar presente em todos os setores da empresa.

Vamos elencar algumas práticas que certamente vão te ajudar a implementar a aprendizagem contínua no seu negócio, mas para ficar mais fácil, vamos dividir por “setores”. Confira:

Setores da aprendizagem contínua

Lideranças

A iniciativa de construir uma nova cultura organizacional baseada no conhecimento deve partir das lideranças da empresa. Os colaboradores precisam encontrar na liderança um guia para orientar as capacitações e o seu desenvolvimento pessoal.

É preciso que os líderes sejam o exemplo e incentivem a mudança na organização!

Nesse sentido, as ações que eles podem tomar são, em primeiro lugar, ter o hábito de estar constantemente estudando e se aprimorando, e a partir disso, deixar claro qual a visão de futuro que eles têm para o negócio e como a aprendizagem contínua vai ajudar nesse objetivo.

Outra prática muito importante é ter um plano de carreira estruturado para os colaboradores da sua equipe. Eles encontrarão muito mais incentivo para continuar se aprimorando se entenderem que o conhecimento pode gerar reconhecimento e promoção para eles.

Além disso, é importante estabelecer horizontalidade na relação entre os colaboradores, em oposição à visão de hierarquia vertical. Dessa forma, as pessoas se sentem muito mais à vontade para conversar e dividir suas percepções e aprendizados.

Gestão de pessoas

A área de pessoas contribui com a implantação da cultura por meio das ações mais estruturadas de gestão do conhecimento. Aqui entram todas as iniciativas pelas quais o RH das empresas geralmente é responsável: planejamento de treinamentos, cursos, metas de aprendizado, incentivo ao estudo através de bolsas e promoções atreladas ao nível de aprendizado.

O setor de gestão de pessoas é o grande mobilizador dessas mudanças, por isso é uma área estratégica na transformação cultural da organização, e que organiza a gestão do conhecimento. Também é competência dessa área contratar novos colaboradores que tenham um perfil de aprendizagem contínua.

Colaboradores

Na ponta desse esquema estão os colaboradores, que são as pessoas que irão propagar a cultura de desenvolvimento contínuo. Nesse sentido, além de participar das iniciativas propostas, é essencial que eles sejam incentivados a buscar e compartilhar conhecimento no dia a dia.

Assim, é preciso que eles tenham o hábito de compartilhar o que aprenderam através de reuniões e repasses para os colegas, que os líderes sejam estimulados a ter uma cultura de dar feedbacks constantemente e estejam abertos a novas ideias e sugestões da equipe.

Viu como cada um tem seu papel na implementação da cultura de aprendizagem? Você pode conferir mais dicas no nosso outro post sobre cultura de aprendizagem. Vai lá ler!

Todas essas práticas que listamos são ótimas, mas se você quiser trazer essa cultura de forma mais dinâmica, uma universidade corporativa é perfeita! No próximo tópico, te explicamos como ela agrega na aprendizagem contínua, olha só!

Dica extra: Universidade corporativa

Uma universidade corporativa é um ambiente no qual você pode disponibilizar cursos e treinamentos para os colaboradores, de forma mais integrada e dinâmica. Assim, o conhecimento fica disponível para o colaborador usufruir quando quiser e com maior flexibilidade, o que facilita as trocas de conhecimento no dia a dia.

É uma forma organizada de armazenar o conhecimento na sua empresa, e que facilita o aprendizado.

Se você quiser saber mais sobre como funciona essa ferramenta, não deixe de ler nosso e-book sobre universidade corporativa! Lá te contamos todas as vantagens que ela traz e te damos dicas de como utilizá-la da melhor maneira. Faça o download gratuitamente clicando no banner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
Show Buttons
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Contact us
Hide Buttons