Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 06/11/2018
Por Multipeers

As empresas geram dados constantemente. Todos os dias, o fluxo de informação aumenta de forma exponencial, o que complica muito a sua análise e torna mais difícil uma tomada de decisão consciente e eficaz. A informação é proveniente das mais diversas fontes de dados e é necessário que exista uma análise detalhada e regrada para que se tomem as decisões mais corretas. Mas como tomar decisões quando estamos “afundados” em tanta informação? E quais são as vantagens de analisar os dados para a tomada de decisão? É o que vamos perceber com esse artigo!

Boa leitura!

Vantagens da análise de dados para tomada de decisão

1 – Analisar os dados em tempo real melhora a performance empresarial

As ferramentas BAM (Business Activity Monitoring) como o Multipeers são essenciais no mundo empresarial atual, pois permitem agrupar num só dashboard todas as informações oriundas das mais diversas fontes de dados.

A capacidade de aceder à informação em tempo real melhora tudo, pois é a garantia de que estamos sempre trabalhando com base nas informações mais atuais que existem. A tomada de decisões fica mais facilitada, pois não é necessário recorrer a relatórios extensos e antigos para decidir o que fazer a seguir.

Com a informação tão acessível, a probabilidade de tomar decisões erradas é quase zero, o que vai aumentar a eficiência das empresas. Além disso, o Multipeers também permite a criação de alertas de negócio que avisam os gestores sobre situações anômalas e que requerem a sua atenção imediata.

Analisar os dados no momento em que são gerados já não é um planeamento para o futuro, mas sim uma necessidade do presente!

2 – Os KPI’s ajudam a “tirar uma fotografia” do negócio

Os KPI’s relacionam-se com o ponto anterior. Um KPI – indicador de performance – é um valor que demonstra se a empresa está atingindo os seus principais objetivos. A empresa pode e deve ter KPI’s bem definidos.

Do mesmo modo, cada departamento e colaborador deve conhecer os seus KPI’s de modo que possam trabalhar para atingir os seus objetivos e ajudar a empresa a crescer. “Se não sabemos para onde vamos, qualquer caminho serve”: deste modo, é indispensável que cada colaborador conheça o seu papel na empresa para que possa orientar o seu trabalho diário no sentido de atingir todos os seus objetivos.

Os KPI’s tornam a análise da informação mais eficiente e produtiva!

3 – Cloud computing: aliada de uma tomada de decisão rápida

O cloud computing veio facilitar a mobilidade laboral – uma realidade cada vez mais presente nas empresas de todo o mundo  –  ao permitir que documentos importantes do negócio sejam consultados em qualquer lugar e para que exista uma tomada de decisão efetiva.

Mudar o sistema de e-mail corporativo para uma solução baseada na Cloud é também bastante importante para aumentar a mobilidade empresarial e para que decisões possam ser tomadas sem perdas de tempo.

As ferramentas de videoconferência foram as primeiras a possibilitar a mobilidade empresarial e, hoje em dia, estão a avançar em grande escala para as plataformas mobile, o que aumenta significativamente o âmbito de atuação da mobilidade.

4 – A análise permanente permite agir “antes da tempestade”

Os gestores nem sempre conseguem identificar desvios nas rotinas de trabalho em tempo útil, o que compromete a produtividade do negócio.

Ao analisar os dados de forma permanente, através de um dashboard, por exemplo, é possível juntar o histórico das operações da empresa e poder definir padrões para detectar desvios e anomalias em tempo real.

Assim, o sistema é capaz de perceber que algo não está bem e de alertá-lo de imediato para que possa agir antes de se tornar um problema sério. Fazer uma análise de dados de forma constante vai ajudá-lo a solucionar problemas antes de estes se transformarem numa dor de cabeça séria!

Ter uma visão mais ampla é fundamental para conseguir acompanhar o negócio e tomar decisões acertadas.

No dia-a-dia empresarial agitado de e com as exigências cada vez maiores dos consumidores, ter conhecimento sobre o mercado é uma arma obrigatória para se vencer.

Faça download deste e-book sobre monitorização do negócio e saiba como um sistema BAM pode ajudar a sua empresa a analisar os dados e a crescer de modo sustentado!


Aproveite e também teste gratuitamente o Twygo para acompanhar informações sobre treinamento e desenvolvimento de colaboradores em tempo real!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!