Blog da Twygo
Gestão de Pessoas
Publicado 13/12/2021
Por TwygoEAD

Para que uma empresa alcance o sucesso, ela precisa trabalhar como uma orquestra: em perfeita harmonia, com todos trabalhando juntos em prol do mesmo resultado. Isso só acontece quando há alinhamento estratégico na organização.

Se a sua empresa não possui esse alinhamento, já passou da hora de corrigir este problema, e nós vamos te ajudar com isso! Mas primeiro, você sabe o que é alinhamento estratégico?

O que é alinhamento estratégico?

Alinhamento estratégico é o processo de entender os objetivos gerais da organização e garantir que os setores trabalhem em prol desse único propósito.

Sem alinhamento estratégico, a empresa não possui uma direção e os colaboradores não reconhecerão o papel que possuem na empresa. Mas quais exatamente são as vantagens de garantir o alinhamento estratégico?

Vantagens do alinhamento estratégico

Define o foco da empresa

Nem sempre uma organização surge com uma missão, uma visão e valores definidos, mesmo que esses sejam aspectos fundamentais para qualquer empresa de sucesso.

Mais abaixo nós vamos explicar sobre isso com mais detalhes, mas lembre-se: toda empresa precisa ter um foco, do contrário ela não cresce ou se consolida no mercado.

Maior engajamento das equipes

A sensação de fazer parte de um time é crucial para motivar o colaborador a fazer seu trabalho. Em um time de futebol, do goleiro ao atacante, todos sabem sua função e contribuem para o todo, e em uma empresa não deve ser diferente.

Desde o estagiário até o CEO, todos devem trabalhar para contribuir com a estratégia da empresa. Mas isso só é possível com um bom alinhamento estratégico.

Colaboradores que acreditam na empresa

Quem atinge um objetivo não é a empresa, mas as pessoas que fazem parte dela. Isso significa que os profissionais ideais são aqueles que compreendem e apoiam o papel organização. Felizmente, o alinhamento estratégico garante isso. Para aproveitar todas essas vantagens, vamos ver como fazer o alinhamento estratégico na prática?

Como garantir alinhamento estratégico

1. Defina a missão, visão e valores da empresa

Nós já citamos a importância de ter uma missão, visão e valores bem definidos, mas agora vamos explicar melhor cada um desses aspectos:

Missão

A missão de uma empresa é o motivo dela existir, se a sua empresa não tem uma missão definida, já está na hora de defini-la e isso vale para qualquer área de atuação. Vamos ver alguns exemplos?

Exemplo 1

Área de atuação da Empresa: loja de roupas.

Missão: vestir as pessoas com tecidos confortáveis e acabamento premium.

Exemplo 2

Área de atuação da Empresa: energia solar.

Missão: proporcionar energia às pessoas através de processos modernos e seguros que garantem o acesso a energia limpa e sustentável.

Conseguiu entender? Sem um objetivo bem definido, a empresa corre o risco focar em muitas coisas, perder o rumo e não conseguir fazer nada.

Visão

A visão são os objetivos que a empresa busca alcançar. De maneira geral, podemos definir a visão como sendo o lugar onde você quer estar.

Voltando aos exemplos anteriores, a visão da rede de loja de roupas pode ser: estar presente nos guarda-roupas de pessoas de todos os estados do Brasil. Enquanto na empresa de painéis solares pode ser: ser responsável por 30% de toda a energia solar no país em cinco anos.

Valores

Os valores são os princípios da empresa. São esses princípios que auxiliarão na definição de padrões éticos e morais que a empresa se baseará para definir estratégias.

Os princípios da rede de lojas de roupas pode ser: qualidade, durabilidade e variedade. Na empresa de painéis solares poderia ser: sustentabilidade, segurança e profissionalismo.

Para definir esses aspectos, conversar com o criador da empresa e com pessoas chave, como gerente de RH ou sócios, facilita bastante.

Não esqueça de garantir que todos com algum vínculo com a empresa conheçam, esse é o primeiro passo para que o alinhamento estratégico esteja devidamente implementado, mas não é o único. Vamos conhecer o próximo?

2. Divulgue as informações

Problemas de comunicação interna são um empecilho durante o processo de alinhamento estratégico. Comunique todos os times sobre a missão, a visão e os valores da empresa.

As equipes, dessa forma, poderão tomar decisões alinhadas com o esperado, garantindo que todos contribuirão para o mesmo objetivo. A partir disso, você já começará a perceber uma alteração na cultura organizacional.

3. Crie um culture code da empresa

O culture code é um documento em que toda a cultura organizacional da sua empresa fica registrada, funcionado como um material para guiar novos colaboradores, fornecedores e clientes sobre como a empresa trabalha.

O culture code é um documento muito importante em grandes empresas, quer exemplos? Netflix, Toro Investimentos, só para citar alguns! Para criar o seu, nós recomendamos seguir os seguintes passos:

  • Defina a missão, visão e valores;
  • Levante informações sobre os processos de todas as áreas da empresa;
  • Leia o culture code de empresas semelhantes;
  • Submeta uma prévia para aprovação de representantes de diversas áreas;
  • Finalize-o e faça uma divulgação.

Siga estes passos e com certeza você terá uma cultura organizacional mais produtiva e alinhada!

4. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo onde são definidos os objetivos e metas, geralmente para o próximo ano, com o propósito de definir o foco da empresa.

Você pode ler o texto acima que nós recomendamos, mas resumindo, nós sugerimos os seguintes passos:

  1. Use matriz SWOT para avaliar a situação da empresa;
  2. Defina quais objetivos devem ser alcançados;
  3. Delimite responsáveis aptos e prazos realistas e estimulantes;
  4. Utilize uma ferramenta para gerenciar tudo;
  5. Adapte-se às mudanças que acontecerão.

5. Contrate pessoas que se identifiquem com a empresa

Durante o processo de seleção de novos colaboradores, um gerente de RH precisa observar muitos detalhes para identificar o perfil dos candidatos.

Não adianta o candidato ter boas habilidades, se ele não acredita na empresa e não trabalha alinhado com outros colaboradores. Esses conflitos atrapalham a performance de todos, por isso o perfil dos colaboradores deve estar alinhado com o da empresa.

6. Dissemine a estratégia

Com tudo planejado, o último passo é garantir que todos tenham conhecimento da estratégia definida. Mas qual é a melhor forma de fazer isso? Através de uma plataforma de treinamentos. Esse tipo de plataforma possibilita a disseminação de conteúdos com vídeos e PDFs que auxiliam na compreensão dos colaboradores sobre a nova fase da empresa.

Seguindo esses passos, a empresa estará totalmente alinhada. Mas, é sempre importante frisar que todo esse trabalho não gera frutos do dia para a noite. Para acelerar esse processo, nós preparamos um webinar totalmente gratuito sobre como acelerar mudanças organizacionais. Clique no banner abaixo e assista!

Como acelerar mudanças organizacionais com o desenvolvimento das pessoas
Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!