Blog da Twygo
Tecnologias e Ensino
Publicado 30/11/2016
Por Andreia

 

Na hora de criar cursos ou treinamentos empresariais, é possível escolher entre muitos modelos de aplicação: palestras, eventos, mentorias… a lista não acaba. 

Mas, em meio a esse mar de opções, sempre existe aquela onda que se destaca. E em matéria de aprendizagem corporativa, essa onda tem nome: e-learning.  

Quer entender como e por quê? Então acompanhe o post!  

Se preferir vá direto para a parte do texto que mais te interessar: 

  • O que é e-learning? 
  • Características do e-learning; 
  • 6 passos para implementar e-learning na sua empresa 

Vamos começar entendendo o que é e-learning: 

O que é e-learning?

E-learning é uma modalidade de ensino a distância que utiliza recursos tecnológicos para transmitir conteúdos e estimular a aprendizagem. E-learning é a abreviação de “eletronic learning” em inglês, que significa aprendizado eletrônico. 

E-learning, como você vai descobrir neste texto, é mais barato, prático e funcional do que treinamentos tradicionais. Por isso, plataformas como o Twygo são indispensáveis para elevar seus treinamentos para o próximo nível! 

Teste grátis

Agora você já sabe o que é e-learning, mas quais as diferenças dessa modalidade para o ensino tradicional? Confira na imagem abaixo: 

Quais as diferenças do e-learning para o ensino tradicional?

Tipos de e-learning

O E-learning síncrono é quando o instrutor e o aprendiz estão em aula simultaneamente, seja por uma transmissão ao vivo, por ligação de voz ou chat. 

Leia também: Aulas ao vivo: descubra como potencializar a sua transmissão! 

Nesse tipo de e-learning, o aluno pode tirar suas dúvidas com o professor em tempo real. O modelo é mais prático, mas os conflitos de agenda continuam. Ainda assim, esse modelo tem seu espaço já que é de fácil organização. 

E-learning assíncrono 

No E-learning assíncrono, não há simultaneidade entre o instrutor e o colaborador. Há trocas de informações, geralmente via e-mail, fóruns e chats, mas não em tempo real.  

Uma capacitação e-learning pode ser aplicada no modelo híbrido, conhecido como blended learning.  

Nesse modelo, parte do conteúdo pode estar disponível de forma assíncrona, sem a presença simultânea das pessoas, e outra parte de forma síncrona, quando todos estarão juntos na mesma sala virtual. 

E-learning corporativo 

O e-learning corporativo é aplicado em empresas que possuem uma universidade corporativa EAD, e desejam treinar pontualmente ou desenvolver os colaboradores. O objetivo envolve melhorar os resultados pessoais ou coletivos dos colaboradores a curto ou longo prazo. 

E-book-Universidade-Corporativa-CTA

 

Temos um post inteiramente dedicado ao e-learning corporativo, não deixe de ler se quiser saber mais sobre esse assunto.

E se você também quer implementar e-learning na sua empresa, aqui está o passo a passo para garantir o sucesso da implementação: 

Vantagens do e-learning

flexibilidade-e-learning

1. Flexibilidade

O ensino EAD tem a vantagem de não exigir deslocamento. Isso ajuda a vender cursos online para as mais diversas regiões, assim como é uma excelente opção para empresas que possuem diversas filiais e não podem reunir os colaboradores presencialmente para um treinamento.

A Educação a Distância também é muito mais flexível na questão dos horários, pois os cursos podem ser acessados no momento mais adequado para o aprendiz.

Tratando-se de flexibilidade, não há dúvidas de que o e-learning é a melhor escolha.

2. Economia

Com o e-learning, não há necessidade de deslocamento, ambiente físico (como uma sala de aula ou grandes galpões) e nem mesmo o uso constante de materiais como: projetores, materiais de áudio e vídeo, apostilas impressas, livros etc.

O custo para produzir e oferecer seus cursos tende a ser bem inferior comparado ao ensino presencial, que consequentemente fará com que os valores repassados para os alunos também sejam menores, no caso de venda de cursos.

3. Maior controle sobre o aprendizado

No ensino online as organizações têm relatórios pontuais dos conteúdos visualizados por seus alunos, progresso total dos cursos, notas em provas ou em exercícios que os alunos executaram.

Os alunos, por sua vez, podem saber suas notas imediatamente, seus pontos de melhorias, acessar fóruns e o portal atualizado com frequência, tudo isso de uma forma simples e rápida.

4. Estudo no seu ritmo

Em qualquer programa de ensino, há os que têm um nível maior de dificuldades na aprendizagem e aqueles que aprendem com mais facilidade.

No e-learning, cada um aprende no seu passo, sem atropelar os que precisam de mais tempo, mas também sem travar o progresso dos que já concluíram determinada parte do curso.

Se você está pensando em botar algum tipo de e-learning em prática, podemos te ajudar a planejá-lo. Confira os 6 passos importantes na hora de empreender projetos de e-learning:

6 passos para colocar seu e-learning em prática

entender-ambiente-da-empresa

1. Entenda o seu ambiente e defina os requisitos da plataforma EAD

Tudo começa com um bom planejamento: 

  • Pense no perfil das pessoas que vão consumir o conteúdo, isso garante que ele seja melhor direcionado depois; 
  • Defina se os cursos serão síncronos, assíncronos ou híbridos, use este texto para te ajudar a escolher; 
  • Pense em quais formatos vai usar, se haverá gamificação, se usará fast learning; 

Para facilitar nessa parte, leia nosso texto sobre levantamento de necessidades de treinamento. 

A partir disso, você pode definir requisitos para a sua plataforma EAD:  

2. Escolha a plataforma de aprendizagem EAD

Aprender de forma online não é impossível sem uma plataforma EAD, mas é muito mais difícil, tanto para o colaborador quanto para a empresa.  

Plataforma EAD não são caras e oferecem uma série de recursos para ajudar na gestão e compreensão dos conteúdos. Para concluir este passo e entender melhor as possibilidades de uma plataforma como essas, leia nosso texto sobre funcionalidades, vantagens e aplicações de um sistema EAD. 

defina-o-processo

3. Defina um processo

Definir um processo para o seu e-learning significa estabelecer um padrão que diga como tudo será feito na hora de criar, disponibilizar e implementar melhorias no seu e-learning. 

Como serão feitos os cursos? Quem será responsável por cada parte do processo? Como serão feitos os testes de aprendizagem? 

É preciso criar regras para geração dos conteúdos e validação de absorção de conhecimento para evitar falhas e desorganização. 

4. Prepare um curso piloto

Com um planejamento pronto, é hora de botar a mão na massa. Crie um projeto piloto que será distribuído em pequena escala, o objetivo é testar a eficácia, fazer os ajustes necessários e, depois de obter sucesso, replicar com setores maiores. 

O conteúdo do curso piloto precisa ser bem planejado, organizado e divulgado. Divida o conteúdo em módulos e aulas. Se quiser, pode preparar testes, roteirizar, gravar e editar vídeos, criar materiais complementares e etc. 

Isso pode parecer muito complexo, mas tornar assuntos complexos em coisas simples e fáceis de entender é nossa especialidade, no banner abaixo você descobre como fazer videoaulas incríveis: 

Como-fazer-videoaulas-incríveis-e-transpor-as-barreiras-do-isolamento-social

Esse conteúdo pode ser produzido por você ou por terceiros. Há diversas empresas que oferecem conteúdos (especialmente para treinamentos corporativos) prontos para serem aplicados.

5. Avalie os resultados do piloto

Conforme o curso piloto for disponibilizado, é necessário verificar seus resultados. Essa verificação depende dos seus objetivos, mas podem ser mensuradas por meio de: 

  • Avaliações de aprendizado; 
  • Retorno financeiro; 
  • Depoimentos dos participantes; 
  • Indicadores de satisfação; 
  • Taxa de adesão; 
  • Entre outros. 
  • Também te ensinamos a fazer isso gratuitamente, só clicar no banner abaixo!

Como-mensurar-resultados-de-treinamentos-corporativos

6.Oficialize o seu ambiente EAD 

Se os resultados com o projeto piloto forem satisfatórios, você pode tornar esse modelo oficial.  

Agora, é hora de tocar o projeto de forma mais ampla com base nos formatos e softwares escolhidos como padrão para a sua organização. Você pode fixar este texto no seu navegador para consultar nossas dicas sempre que precisar. Se quiser uma versão mais resumida, dê uma olhada nesse infográfico que preparamos (Dica: baixe e leve com você pra consultar depois 😉 

Clique aqui para ampliar

Infografico-elearning

Se você chegou até aqui e ainda não usa o Twygo, essa é a oportunidade perfeita. Faça um teste grátis e inicia o seu treinamento piloto. Clique no banner abaixo e inicie seu trial gratuitamente! 

Disponibilize aulas online com o twygo

 

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!