E-learning

E-learning é abreviação para eletronic learning (aprendizado eletrônico, em português) e consiste em uma modalidade de ensino a distância que utiliza recursos tecnológicos para transmitir conteúdos e estimular a autoaprendizagem.


Vamos entender melhor do que se trata e como funciona:

Qual a diferença do e-learning para o ensino tradicional?

O ensino tradicional, também chamado ensino presencial, pode até contar com o apoio de meios eletrônicos como tablet, notebook e datashow, mas são apenas materiais complementares, ele ainda baseia seu acontecimento em encontros presenciais.

Além disso, no ensino presencial quem tem a responsabilidade de reger e de fazer com que os alunos entendam as aulas é o professor, e dele é o papel de orquestrar como transmitir o ensino.

O e-learning, por outro lado, baseia seu acontecimento totalmente em algum meio eletrônico e geralmente vinculado à Internet.

Nessa modalidade o aluno assume total autonomia sobre o aprendizado e a responsabilidade pela absorção do conhecimento é dividida entre professores e alunos, que precisam ter um empenho e dedicação maior para que aprendam.

Há quem prefira o ensino presencial por acreditar que nessa modalidade a qualidade de ensino é melhor, mas se o aluno escolher uma instituição de ensino a distância (EAD) competente, ele terá muito mais trabalho do que em um ambiente presencial para garantir sua aprovação no final do curso.

São várias os passos a serem seguidos para que os alunos de e-learning tenham bons resultados e aprendam os conteúdos, pois é preciso que eles apresentem uma série de características, como:

  • Pro-atividade.
  • Disciplina.
  • Organização.
  • Autonomia
  • Determinação.

Quando falamos em educação não existe algo totalmente certo ou totalmente errado, mas sim preferências e/ou diferenças. 

plataforma e-learning

Tipos de e-learning

O e-learning pode acontecer de dois modos:

E-learning síncrono

O E-learning síncrono é quando o instrutor e o aprendiz estão em aula simultaneamente, seja por uma transmissão ao vivo, por ligação de voz ou chat.

Nesse tipo de e-learning o aluno pode tirar suas dúvidas com o professor no momento em que ele estiver aprendendo.

Com a evolução dos meios eletrônicos, esse tipo se tornou cada vez mais comum porque as tecnologias de transmissão de voz e vídeo pela Internet estão mais avançadas.

Leia também  Como escolher um software de gestão de projetos para tirar o seu EAD do papel?

E-learning assíncrono

No E-learning assíncrono o movimento é contrário.

Instrutor e aprendiz não estão em aula simultaneamente, há trocas de informações, mas não é ao mesmo tempo.

Esse tipo de e-learning pode contar com outros meios eletrônicos, como: e-mail, troca de conteúdos em uma plataforma online, fóruns de discussão e muito mais.

Geralmente um curso em e-learning pode misturar as duas práticas, ou até adotar o b-learning ao invés do e-learning síncrono.

Por que o e-learning está se popularizando tanto?

Segundo dados da revista Exame, 5 bilhões de pessoas têm smartphones ao redor do mundo.

Só no Brasil, 64,7% da população está conectada à Internet (dados da revista Veja).

Isso significa uma coisa: as pessoas estão cada vez mais conectadas, em qualquer hora ou lugar.

Da mesma forma, elas também estão com cada vez menos tempo para conciliar estudos com o trabalho. No entanto, o aperfeiçoamento se faz cada dia mais necessário, pois o mercado de trabalho está muito competitivo.


Veja mais conteúdos sobre EAD


Por isso o e-learning está se popularizando: porque concilia a falta de tempo com a facilidade de acessar os conteúdos direto da Internet.

5 Vantagens do e-learning

O atual cenário educacional passa por um período desafiador, há estagnação em programas de bolsas de estudos, os valores dos cursos presenciais estão cada vez mais altos, o mercado passa por um momento onde estudar ficou muito caro e dessa forma o ensino a distância se torna ainda mais atrativo, um dos principais diferenciais diz respeito ao valor, mas não é só isso.

1 – Flexibilidade

O ensino EAD é a única opção para muitos que moram longe dos polos educacionais, ou em cidades retiradas que não contam com instituições de ensino presencial.

A Educação a Distância também é a escolha de alunos que trabalham ou têm outros compromissos que não permitem estudarem em um horário fixo, ou ainda para pais e mães que não querem abandonar os estudos, mas também não podem ou não querem deixar de ficar com seus filhos pequenos.

Leia também  O que é, como aplicar e quais as vantagens do Microlearning

Tratando-se de flexibilidade, não há dúvidas de que o e-learning é a melhor escolha.

2 – Economia

Com o e-learning os professores não terão necessidade de se deslocar de uma cidade para outra para ministrar suas aulas, não será preciso um ambiente físico, como por exemplo, uma sala de aula e nem mesmo o uso constante de materiais como: datashow, materiais de áudio e vídeo, apostilas impressas, livros e etc.

O custo para produzir e oferecer seus cursos tende a ser bem inferior comparado ao ensino presencial, que consequentemente fará com que os valores repassados para os alunos também sejam menores ao que eles pagariam no mesmo curso presencial.

Os alunos não precisarão se deslocar e nem gastar tempo no trânsito, pois poderão acessar suas aulas de qualquer lugar e a qualquer hora.

3 – Uniformização e rápida atualização

Quando se trata de ensino, tudo muda muito rápido! No caso do e-learning, as atualizações são simples e geralmente mais rápidas que no ensino presencial, sem falar que o mesmo curso pode ser transmitido para diferentes profissionais, porém com linguagens ou conteúdos diferentes, ou seja, uma mudança que teria um nível de complexidade alta tratando-se do presencial, será algo simples de ser colocado em prática para o EAD.

4 – Maior Controle sobre o Aprendizado

No ensino online as instituições têm relatórios pontuais dos conteúdos visualizados por seus alunos, progresso total dos cursos, notas em provas ou em exercícios que os alunos executaram. Já os alunos poderão saber suas notas, pontos de melhorias, falar com tutores, acessar fóruns e o portal atualizado com frequência, tudo isso de uma forma simples e rápida.

5 – Estude no seu Ritmo!

Em uma sala de aula existem diferentes tipos de alunos, há os que têm um nível maior de dificuldades na aprendizagem e aqueles que aprendem com mais facilidade, no e-learning cada um aprende no seu passo, sem atropelar os que precisam de mais tempo, mas também sem travar o progresso dos que já concluíram determinada parte do curso.

Leia também  Treinamento EAD (Treinamento a Distância): o que é, vantagens e como fazer na sua empresa

Ainda que tenhamos explanado as diversas vantagens do ensino online, quem deve considerá-las positivas para a vida acadêmica é o aluno, pode ser que o e-learning não supra as necessidades de todos.

Está pensando em iniciar um projeto de Ensino Online? Entenda como vender cursos e comece agora mesmo!

Plataforma EAD para Cursos Online saiba mais v02

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *