Blog da Twygo
Universidade Corporativa
Publicado 16/07/2018
Por Kátia

A universidade corporativa é uma prática muito popular que as grandes empresas adotam para desenvolver seus colaboradores da melhor forma possível. Ela é uma ação que usa a aprendizagem contínua como ferramenta estratégica no negócio.

E o mais interessante é que, além de trazer muitas vantagens para a empresa, não é preciso de uma grande estrutura para montá-la, quer saber por quê?

Então acompanhe o post, nele vamos te contar os benefícios da UC e um passo a passo para você montar uma na sua organização. Confira:

 

O que é uma Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa ou Empresarial é uma instituição de ensino que existe dentro das empresas, com o objetivo de capacitar colaboradores para atuarem no presente e no futuro.

Ela é a evolução de uma área de Treinamento e Desenvolvimento dentro da organização, e seu foco é oferecer cursos e treinamentos para os colaboradores, fortalecendo a aprendizagem contínua.

Além de promover o aprendizado pontual, a UC também atende outras necessidades organizacionais como formação continuada, pesquisa interna, desenvolvimento de competências visando o futuro da empresa etc.

Em outras palavras, a universidade corporativa é a maneira mais eficaz de a empresa desenvolver colaboradores a partir da sua visão específica de negócio. Assim, você tem profissionais mais produtivos e preparados para desempenhar suas funções.

 

E-book Universidade Corporativa

Quais as diferenças entre uma universidade corporativa e uma universidade tradicional?

A estrutura das UCs é inspirada na estrutura das Universidades Tradicionais: ambas se estruturam em cursos, produzem e compartilham conhecimentos e visam evoluir as pessoas que passam por elas. Porém, há particularidades específicas em cada uma delas. As principais são:

Diferença entre universidade corporativa e universidade tradicional

Ensino

A universidade tradicional é baseada no ensino teórico e forma o estudante para atuar no mercado de trabalho.

Já a universidade corporativa desenvolve o profissional de forma mais prática, tendo como base os valores específicos da empresa para que ele seja um especialista em sua atuação.

Modalidade

As universidades tradicionais podem oferecer formações presenciais, a distância ou híbridas. Já as UCs geralmente usam plataformas EAD (ou LMS) para estruturarem os conteúdos e formarem os colaboradores.

As plataformas EAD:

  • Armazenam o conteúdo para ser consumido sempre que necessário;
  • Promovem capacitações sem dependerem de horário e localidade;
  • Exigem menor custo de investimento em capacitações.

Regulamentação

O MEC (Ministério da Educação) é que regulamenta os cursos superiores na universidade tradicional. As UCs não precisam dessas regulamentações justamente porque estão ensinando assuntos específicos da sua organização, assim elas funcionam como cursos livres.

 

Universidade corporativa online com o Twygo

Que as UCs fazem sucesso e estão cada vez mais populares você já sabe. Mas você sabe o porquê? Vamos explicar isso no próximo tópico, acompanhe!

Benefícios da Universidade Corporativa

As Universidades Corporativas podem ser adotadas em empresas de diferentes portes e para diferentes objetivos, mas há algo que todas elas têm em comum: muitas vantagens. Quer saber quais são elas? Separamos algumas para comentar a seguir.

Benefícios da universidade corporativa

1. Mantém missão, visão e valores alinhados

Toda empresa possui missão, visão e valores muito específicos e que precisam ficar claros para os colaboradores.

As UCs ajudam a alcançar isso oferecendo cursos próprios que garantem conhecimento 100% alinhado aos princípios da organização.

2. Capacita novos colaboradores

A integração de colaboradores costuma exigir bastante tempo, fazendo com que equipes parem seus trabalhos e percam produtividade.

Porém, com a UC, a pessoa já tem acesso a todos os conteúdos que precisa para realizar seu trabalho com qualidade.

3. Promove habilidades específicas

As Universidades Corporativas têm o foco em melhorar as habilidades do profissional dentro da empresa. Assim, é possível formar profissionais capacitados em assuntos específicos e aprimorar a qualidade técnica da equipe, o que rende resultados positivos a curto e a longo prazo.

4. Encontra os líderes que a sua organização precisa

Com a Universidade Corporativa você pode oferecer capacitações para os colaboradores e acabar descobrindo potenciais líderes.

Além disso, você pode capacitar esses novos líderes com treinamentos técnicos e comportamentais, o que agiliza o desenvolvimento desses profissionais.

E-book gestão por competências

5. Valoriza as pessoas

Qual a melhor forma de valorizar seus colaboradores? Investindo no desenvolvimento deles!

Seu colaborador se sentirá mais importante e certamente mais motivado se tiver acesso a uma base de conhecimentos em forma de Universidade Corporativa.

6. Gera mais retorno do que treinamentos pontuais

Uma pesquisa realizada pela Corporate University Xchange revelou que, enquanto o investimento em treinamentos tradicionais geram 50% de retorno, o investimento em universidades corporativas gera 200%.

Isso significa que é mais vantajoso promover a UC com o ensino a longo prazo, do que em treinamentos pontuais.

Leia também:Vantagens de ter uma Universidade Corporativa!

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma universidade corporativa, deve estar se perguntando o que é preciso fazer para implantar uma na sua empresa. Dê uma olhada no próximo tópico!

Como implantar uma Universidade Corporativa?

Implantar uma Universidade Corporativa não é nenhum bicho de sete cabeças, mas precisa ser feito com muita atenção e dedicação. Por isso, separamos os 6 passos que você deve seguir ao implantar a sua.

Como montar uma universidade corporativa

1. Reconhecer o cenário atual da empresa

Empresas com muitas filiais podem querer a UC para padronizar o treinamento dos colaboradores em todas as unidades. Já outras organizações podem querer formar as equipes em habilidades específicas relacionadas ao negócio.

A questão é: descubra qual o objetivo principal da sua UC! Nessa etapa, você deve entender a situação atual da empresa e pensar como estruturar a UC a partir disso.

Itens para avaliar:

  • Orçamento disponível;
  • Demanda de desenvolvimento;
  • Dimensão da UC;
  • Equipe de organização.
Calculadora de orçamento de T&D

2. Planejar a estrutura e organização da UC

Agora vem o momento de planejar a UC mais detalhadamente. É preciso pensar em coisas como:

  • Quais cursos serão ofertados?
  • Serão cursos próprios ou terceirizados?
  • Quem serão os instrutores?
  • Quem ficará responsável pela produção (edição, design, captação de áudio e imagem etc.)?

Outro ponto a se pensar é a organização dos cursos dentro da UC. Muito provavelmente você terá diferentes trilhas de aprendizagem de acordo com cada perfil de colaborador, como trilhas para a liderança, para os vendedores, para os times de produto, para o pessoal administrativo etc.

3. Escolher uma plataforma LMS

Como já comentamos, a plataforma EAD ou LMS é o coração da Universidade Corporativa. Por isso é tão importante escolher bem a plataforma que irá hospedar a sua UC.

Alguns aspectos que você deve avaliar ao escolher uma solução são:

  • A plataforma oferece indicadores de desempenho dos colaboradores?
  • Há possibilidade de hospedar vários cursos ao mesmo tempo (para equipes diferentes)?
  • É possível personalizar o domínio e as cores da página?
  • Existe suporte a diferentes formatos de conteúdo (vídeos, PowerPoints, questionários etc.)?
  • Há limite de usuários?
  • O custo-benefício é vantajoso?

Pense com calma e analise as opções que melhor se adequam com a realidade da sua empresa, com o porte e as necessidades que você tem no dia a dia.

4. Produzir o conteúdo

Na maioria das organizações, os próprios colaboradores vão ajudando na produção de conteúdo, cada um contribuindo com o que sabe mais.

Como estruturar conteúdos para Universidade Corporativa

Por exemplo, os profissionais mais antigos podem ensinar o processo de trabalho aos mais novos, além de dar dicas de boas práticas que aprenderam no dia a dia. Tudo isso pode ser gravado no ambiente da empresa mesmo e ser disponibilizado na plataforma LMS para o restante da equipe.

Atente-se para garantir que o conteúdo oferecido aos colaboradores seja focado em questões mais práticas, úteis e relevantes para o dia a dia deles.

Porém, não basta só produzir o conteúdo para os cursos e deixar lá para sempre: também é preciso mantê-lo atualizado. Então, não deixe de fazer uma revisão periódica nas aulas da Universidade Corporativa e incluir novos conteúdos caso se faça necessário.

Kit Como fazer videoaulas incríveis

5. Incentivar a participação dos colaboradores

Além de divulgar o projeto na empresa, sugerimos que você promova reuniões individuais entre os colaboradores e seus líderes antes do início dos cursos. Nesses encontros, os líderes devem expressar o que esperam que o colaborador alcance com o curso e mostrar como isso irá contribuir para suas atividades do dia a dia.

Dessa forma, o momento de aprendizagem terá um significado real para os estudantes, que muitas vezes não sabem por que estão sendo treinados.

6. Avaliar os resultados

Um passo muito importante para a Universidade Corporativa é a mensuração de resultados, preparamos uma lista com os 3 melhores métodos de avaliação:

 

  1. Opinião: Peça feedback para os colaboradores, pergunte se o conteúdo está sendo relevante, o que é positivo na UC e o que pode melhorar. Essas respostas ajudam a identificar a recepção dos colaboradores e as melhorias a serem feitas.
  2. Avaliação técnica: Para avaliar os resultados de treinamentos técnicos, faça uma avaliação objetiva sobre o conteúdo e o que os colaboradores de fato aprenderam. É a maneira mais básica de saber se a UC está cumprindo sua missão.
  3. Avaliação de desempenho: acompanhar na prática o desempenho dos colaboradores é essencial para saber se de fato a UC fez diferença para a execução dos seus trabalhos. Para avaliar a prática de um profissional de vendas, por exemplo, o líder pode ouvir uma ligação ou uma abordagem comercial e analisar se o processo comercial está sendo seguido, se o colaborador foi atencioso e respondeu às dúvidas do cliente etc.

Conclusão

Para concluir, podemos dizer que a Universidade Corporativa é uma instituição de ensino empresarial que fortalece a educação corporativa e pode ser um centro de lucros na empresa.

Aproveite para acessar nossa biblioteca de conteúdos e conferir materiais que vão te ajudar a implantar e mensurar os resultados da sua própria Universidade Corporativa.

Para começar, gostaríamos de te indicar nosso webinar Como capacitar times de marketing e vendas usando uma Plataforma EAD, para entender como o EAD pode ser um ótimo aliado nesse momento!

Conheça o LMS da Twygo

Desenvolva seu ambiente de treinamentos e cursos no mesmo dia. Crie sua conta e comece grátis!