O que é Blended Learning

Blended learning é um termo ainda pouco conhecido no Brasil, porém, ele vem se popularizando cada dia mais graças aos avanços da tecnologia! Neste texto vamos te explicar definitivamente o que é blended learning, com exemplos para você entender porque essa metodologia está tão em alta!

Acompanhe para ver:

Boa leitura!

O que é Blended Learning?

Blended Learning ou b-learning (também conhecido como ensino híbrido) é uma modalidade de ensino-aprendizagem baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Seu principal objetivo é atender as necessidades tanto do perfil de aluno voltado para o ensino presencial quanto o voltado para o ensino a distância.

E por que ele está se popularizando tanto?

A modalidade de ensino a distância (EAD) é popular desde o tempo dos cursos por correspondência, mas com o boom da revolução tecnológica ele tomou outra forma e hoje em dia acontece quase que totalmente online.

Porém, o EAD exige algumas pré-disposições dos seus alunos como:

  • organização;
  • disciplina e
  • autonomia.

E não são todos que apresentam essas características.

Ao mesmo tempo, o ensino presencial exige:

  • tempo;
  • disponibilidade de deslocamento e
  • outros fatores que podem dificultar a vida do aluno que trabalha e tem uma vida bastante corrida.

E é aí que surge o b-learning: uma modalidade que promete agregar o melhor dos dois mundos para dar as melhores condições de aprendizagem aos alunos.

Mas você deve estar se perguntando: como combinar o ensino presencial e duas formas de ensino?

Como funciona o b-learning na prática?

Alguns cursos baseados na modalidade b-learning priorizam o ensino a distância: o aluno faz todos os estudos, atividades e pesquisas em casa e os encontros presenciais são para socialização e discussão do aprendizado.

Outros priorizam o ensino presencial: tudo acontece na sala de aula e o que fica para a parte online são execuções de atividades planejadas pelo professor e algumas leituras.

Muito importante: independentemente da visão de b-learning da instituição, o aluno precisa ter total consciência sobre o que está contratando!

  • B-learning presencial

Para a parte presencial é interessante considerar dinâmicas que envolvam os alunos no processo de aprendizagem. É muito importante variar os tipos de atividades para que a aula seja atrativa. Recomendamos investir em apresentações de slides, jogos coletivos e debates.

  • B-learning a distância

Na parte a distância, além da variação de conteúdos ser muito importante para cativar o aluno, é fundamental contar com bons recursos. Uma plataforma EAD, por exemplo, é a ferramenta ideal para executar as atividades no meio online! Além disso, elementos como: bons textos e materiais bem didáticos podem ajudar o aluno a adquirir o conhecimento.

  • Avaliação da aprendizagem

A avaliação de aprendizagem também pode acontecer mesclando os dois meios! Métodos como auto avaliação, trabalhos em grupo, avaliações individuais e apresentação de trabalhos são sempre certeiros.

O que é blended learning
O b-learning mistura técnicas do ensino presencial com o ensino a distância.

Vantagens do b-learning

Esta modalidade de ensino apresenta muitas vantagens para atender aos mais variados perfis de alunos:

  • Agrada gregos e troianos

Como já te contamos anteriormente, o blended learning vem se popularizando cada vez mais porque consegue agradar tanto alunos que não têm tempo para frequentar o ensino totalmente presencial quanto aqueles que precisam da troca de experiências que apenas esta modalidade proporciona. O melhor é que os encontros presenciais podem ser negociados para que mesmo quem não tenha tempo, consiga ter a disponibilidade de comparecer.

  • Mais efetivo para resolução de dúvidas

Uma das principais dificuldades do aluno EAD é a dificuldade na comunicação com o instrutor/professor, acarretando na demora para troca de informações e resolução de dúvidas. Com o b-learning, professor e alunos terão sempre um encontro marcado para conversarem pessoalmente e sanarem dúvidas.

  • Autonomia

Os alunos possuem mais autonomia para gerenciar suas aprendizagens, também tendo um compromisso, garantindo que prazos sejam cumpridos e metas alcançadas.

  • Respeito total à disponibilidade do aluno

A principal proposta do b-learning é respeitar totalmente a disponibilidade do aluno, isso também inclui os encontros presenciais, que devem ser negociados para atende-lo da melhor forma.

É muito comum que empresas e universidades ofereçam primeiro cursos b-learning para posteriormente migrarem para o e-learning, mas isso já é assunto para outro post! Por enquanto vamos te mostrar como o b-learning pode ser efetivo na educação corporativa.

Blended Learning e Treinamento Corporativo

Para muitas empresas é difícil conciliar a agenda de seus colaboradores com programas de capacitação e treinamento, mas acham importante que todos tenham momentos de socialização coletiva da aprendizagem. O b-learning auxilia para que esses obstáculos sejam quebrados, garantindo que os colaboradores possam ter experiência online, mesclada com o ensino presencial.

A melhor dica é contratar uma plataforma EAD para fazer o gerenciamento da parte de aprendizagem online: ver o que cada colaborador está aprendendo, executar as atividades, fazer a avaliação da aprendizagem e organizar conteúdos as empresas.

O mercado apresenta uma grande variedade dessas plataformas, por isso fique atendo e escolha aquela que melhor se encaixar com as suas necessidades.

Conclusão

O Blended Learning (ou b-learning) é uma metodologia de ensino que mistura o EAD com o presencial, afim de contemplar pessoas que têm facilidades e dificuldades nesses dois meios, ou seja, ele tenta trazer o melhor dos dois mundos.

Alguns instrutores preferem adotar práticas EAD para depois fazer discussões presenciais, já outros preferem apostar nas técnicas presenciais e depois irem para o EAD. O blended learning é adotado principalmente em universidades e ambientes corporativos.

Apostamos que você ainda vai ouvir muito sobre o b-learning!

Agora que você já sabe o que é blended learning, entenda também o que é o e-learning e não deixe de aplicar estes métodos no treinamento da sua empresa.

Plataforma EAD Educação Corporativa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *