Logar
Evento
/

Implantando Governança de Tecnologia da Informação

Implantando Governança de Tecnologia da Informação

Banner - Implantando Governança de Tecnologia da Informação
Mostrar
  • De 16/04 às 08:30 até: 18/04 às 18:00
  • SGAS Qd. 910 - Bl. A Sl. 207 Mix Park - Brasília/Distrito Federal - Brasil

Descrição

Carga horária: 24 horas

 

Questões Relevantes a Serem Tratadas:

1. O que é governança de TI?
2. Por que a governança de TI está entrando na agenda da Administração Pública do Brasil?
3. Já há previsão na legislação de obrigatoriedade de implantar estruturas de governança de TI?
4. Quais são os componentes da governança de TI baseada em riscos?
5. Como construir processos aderentes às melhores práticas previstas pelo ISACA?
6. Como aferir se as iniciativas de governança estão atingindo seus objetivos?
 
 

Resumo do conteúdo programático:

1. Conceitos centrais

2. Frameworks aplicáveis

2.1. Governança de TI

2.2. Riscos

2.3. Gestão

2.4. Abordagens dos diversos documentos da ISACA

3. Avaliações do TCU sobre governança de TI na Administração Pública Federal

3.1. Acórdão 1.603/2008-TCU-Plenário

3.2. Acórdão 2.471/2008-TCU-Plenário

3.3. Acórdão 2.308/2010-TCU-Plenário

4. Governança de TI e legislação brasileira

5. O início de tudo

5.1. Planejamento estratégico institucional

6. Implementando processos de TI

6.1. Definir um Plano Estratégico de TI

6.2. Definir os Processos, Organização e Relacionamentos da TI

6.3. Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI

6.4. Gerenciar Projetos de TI

6.5. Garantir segurança dos sistemas

7. O papel da auditoria interna

8. Juntando tudo

 

Apresentação:

Considerando a necessidade cada vez maior de as organizações manterem sob controle seus riscos operacionais e o fato de que os controles para mitigar esses riscos encontram-se quase sempre dentro dos sistemas de informação que automatizam os processos organizacionais, a governança de TI torna-se assunto cada vez mais importante nas agendas corporativas.

Indutor deste processo na Administração Pública Federal (APF), o Tribunal de Contas da União vem expedindo diversas orientações a cerca do tema, o que levou os órgãos governantes superiores a normatizar diversas práticas sobre governança de TI.

Assim, mais do que aderir às boas práticas, a existência de estruturas de governança de TI na APF já encontram-se positivada na legislação brasileira.

Ao final do treinamento, o participante estará em condições de projetar um modelo de governança de TI baseado nas boas práticas até o ponto em que elabore um conjunto de diretrizes que contribuem para implantá-la organização.

 

Público alvo:

Todos os agentes que devem participar das ações para implementação de governança de TI nas organizações, como representantes das áreas de negócio, orçamentária, financeira, planejamento, recursos humanos e tecnologia da informação, bem como da alta administração da organização.

 

Professores:

Carlos Renato Araujo Braga
Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2003. Ocupa a função de diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU). É graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007) e especialização em Capacitación de Adultos pela IDI/Olacefs. Possui as certificações CISA® (Certified Information Systems Auditor), CIA® (Certified Internal Auditor) e CGAP® (Certified Goverment Auditor Professional). É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006. Larga experiência em treinamentos na área de controle e auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de controle e auditoria de TI. Artigos publicados na revista do TCU. É diretor de educação do Capítulo ISACA® Brasília.

 

Wesley Vaz

Auditor Federal de Controle Externo do TCU, desde 2008 atua na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU).  Possui mais de 10 anos de experiência em atividades de gestão de projetos de tecnologia da informação nas áreas privada e governamental, especificamente voltados à produção de informações estratégicas para suporte à decisão. Exerceu o papel de Coordenador-Geral do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, vinculado ao Ministério da Justiça e foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, onde atuou como gestor de projeto de implantação do Observatório da Despesa Pública. Atuou ainda como gerente do projeto Datawarehouse Sinergia, que disponibilizou o sistema de suporte à decisão estratégica do Tribunal de Contas da União. Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP (área de inteligência de negócios) e MBA em Gestão Empresarial pela UCG/FGV-RJ. Obteve a certificação PMP® (Project Management Professional) válida entre os anos de 2003 a 2006, e atualmente possui o certificado CISA® (Certified Information System Auditor). Está docente da Universidade Católica de Brasília, onde leciona e pesquisa temas relacionados à inteligência competitiva governamental, planejamento estratégico de sistemas de informação, qualidade de software e gestão de projetos.

 

Investimento necessário:

Confirme sua inscrição com até 15 (quinze) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 1.850,00. Após este prazo o valor será de R$ 2.190,00.

PARA CADA 4 (QUATRO) INSCRIÇÕES DE UM MESMO ÓRGÃO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 5ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA.

Incluso:
coffe-break, material de apoio (bloco de anotações, caneta, pastas) e certificado de participação.

 

Horários: das 8:30 hrs. às 12:30 hrs. e das 14:00 hrs. às 18:00 hrs.

Local de realização: O local de realização do evento será confirmado até 10 dias antes do mesmo, assim como a confirmação do evento.

 

Cancelamento e substituição do curso:

O cancelamento das inscrições poderá ser efetuado até 7 (sete dias) úteis anteriores à data de início do evento. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.