Logar
Evento
/

24º Congresso Panamericano de Arquitetos

24º Congresso Panamericano de Arquitetos

Palestrante

Augusto Quijano Axle
Augusto Quijano Axle
Nascido em 1955 na cidade de Mérida, Yucatán no México. E em 1980 se forma em Arquitetura pela Universidade Iberoamericana no México.
David Leatherbarrow
David Leatherbarrow
David Leatherbarrow é um dos críticos mais notáveis no panorama arquitetônico norte-americano atual. Após receber seu doutorado pela University of Essex sob os auspícios de Joseph Rykwert e Dalibor Vesely, ele ensinou nas universidades de Cambridge e de Columbia e, desde 1988, é professor da School of Design da University of Pennsylvania, ensinando teoria e história da arquitetura. Leatherbarrow é autor de livros que tornaram-se clássicos da teoria da arquitetura: Roots of Architectural Invention (1993), On Weathering: The Life of Buildings in Time (1998), Uncommon Ground: Architecture, Technology, and Topography (2000) Surface Architecture (2003) (este com Mohsen Mostafavi), Topographical Stories (2004) e Architecture Oriented Otherwise (2010). Ele tem dezenas de artigos publicados nas mais prestigiadas revistas de arquitetura do mundo como Architectural Design, Rassegna, Journal of Architectural Historians, Harvard Design Magazine, entre outros.
Edgar Gouveia Junior
Edgar Gouveia Junior
Edgard Gouveia Junior é arquiteto e urbanista, foi pesquisador do Instituto TIBÁ – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura, pós-graduado em Jogos Cooperativos, professor da pós-graduação da Universidade Monte Serrat, do YIP – Youth Initiative Program e do MSLS – Master Sustainability Leadership (Suécia), consultor e palestrante internacional nas áreas de empreendedorismo social, protagonismo juvenil, empoderamento molecular e comunitário e Jogos Cooperativos. Facilitador do Projeto Cooperação, Co-fundador do Instituto Elos Brasil e do programa Guerreiros Sem Armas, Designer do Jogo Oasis/Oasis Game e do jogo conhecido como O Chamado/The Call.
Edwin R. Qulies Rodrígues
Edwin R. Qulies Rodrígues
Edwin R. Quiles Rodriguez é arquiteto e urbanista. Ele é consultor de grupos comunitários, ativista urbana, gerente de projetos de arte pública, com a participação dos cidadãos, professor, pesquisador e escritor sobre o tema dos trabalhadores da cidade e comunidades. Ele lecionou na Escola de Arquitetura da Universidade de Porto Rico por 32 anos e fundador da Oficina de Desenho comunitário, um projeto que tem como objetivo "levar a Academia para a" rua "e trazer" rua "para a Academia" para trabalhar juntos em construção e melhoria do ambiente construído.
Fernando Diez
Fernando Diez
Fernando Diez é diretor do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Palermo (UP). Ele é editor executivo de arquitetura também o argentino baseado e construção revista Summa. Nascido em Buenos Aires em 1953, Fernando Diez estudou arquitetura na Universidade de Belgrano, da Argentina e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Estive pesquisando e ensinando arquitetura desde 1979. Ele é autor de Buenos Aires e em algunasconstantes lastransformacionesurbanas e seu livro Crise de Autenticidade na arquitetura argentina está atualmente em impressão. Sua obra crítica e teórica foi publicado na Argentina Amplamente e internacionalmente. Ele é colaborador da seção de Opinião Também jornal La Nación, em Buenos Aires, onde escreve sobre o desenvolvimento, ecologia urbana e as questões ambientais.
Fernando Luiz Lara
Fernando Luiz Lara
Fernando Luiz Lara é um arquiteto brasileiro com graus da Universidade Federal de Minas Gerais (Barch, 1993) e da Universidade de Michigan (PhD, 2001). Interesses Prof Lara giram em torno de arquitetura do século 20 da América Latina, com ênfase na divulgação dos seus valores para além das fronteiras das disciplinas tradicionais. Sua tese de doutorado sobre o tema foi expandido em um livro: A Ascensão de Arquitetura Modernista Popular no Brasil, publicado em 2008 pela Imprensa da Universidade da Flórida. Em seus vários artigos Prof Lara discutiu a inserção moderna e da arquitetura contemporânea brasileira, o seu significado, contexto e sócio-econômico. Suas publicações mais recentes olhar para o vocabulário modernista e espacialidade sendo apropriado pelos mais humildes moradores de favelas. Um membro do Instituto de Arquitetos do Brasil e do DOCOMOMO Brasil, Lara também tem sido ativa em seu país natal como um crítico, pesquisador e educador.
João da Gama Filgueiras Lima
João da Gama Filgueiras Lima
(Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1932) é um arquiteto brasileiro cuja obra é reconhecida especialmente pelo conjunto de projetos que desenvolveu junto à Rede Sarah de hospitais. A maior parte das obras dele encontra-se fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo (regiões tradicionalmente abordadas pela crítica e pela historiografia da arquitetura nacional), especialmente nos estados da região Nordeste do país e em Brasília, cuja construção acompanhou. Apesar de ter nascido, crescido e se formado no Rio de Janeiro, passou a maior parte da vida adulta em Brasília e em Salvador. É conhecido popularmente pela alcunha Lelé.
Jorge Pérez Jaramillo
Jorge Pérez Jaramillo
Consultor em Programas de Urbanismo e Arquitetura, prática profissional em Medellín na Colombia desde 1987, com enfase em desenho de projeto de interiores públicos.
Louise Noelle Gras
Louise Noelle Gras
Nascido na Cidade do México, estudou História da Arte na Universidade Iberoamericana, Cidade do México (BA, 1969), e MA na Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM, 1976-1988, está atualmente trabalhando em sua tese de doutorado. Editor de Arquitetura / México, 1976-1980. Pesquisador do Instituto do InvestigacionesEstéticas UNAM desde 1982, envolvido em muitos aspectos da crítica de arquitectura, sendo co-fundador e diretor do Internacional Comité des Critiques d'Architecture (CICA). Acadêmico Honorário da Sociedade ArquitectosMexicanos, 1988, Membro da Academia de Artes, de 1991, e do México ICOMOS, de 1993, e membro fundador do DOCOMOMO-México, 2003. Foi dado cursos e palestras em universidades, no México e no exterior, e ela é colaborador de várias revistas numerosos arquitetônicos.
Banner - 24º Congresso Panamericano de Arquitetos
Mostrar
  • De 27/11 às 15:00 até: 02/12 às 22:00
  • Rua Celso Paitti, s/n - Jaraguá - Maceió/Alagoas - Brasil

Descrição

O XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos, maior evento promovido pela Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos - FPAA, será realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, de 27 a 30 de novembro de 2012, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, capital do Estado de Alagoas, Brasil.

O público qualificado, proveniente de 41 nações das Américas, propiciará momentos de profundos debates sobre os mais diversos assuntos concernentes aos campos de ação e reflexão crítica dos arquitetos.

O evento terá por tema central "VIVER O TERRITÓRIO, IMAGINAR A AMÉRICA" nas seguintes dimensões propostas:a Casa, a Metrópole, as Celebrações, o Encontro e a Solidão, os Sistemas de Representação, a Virtualidade e os Territórios Verdes.

A participação de delegações das associações nacionais e regionais de arquitetos ensejará também a realização de vários fóruns de discussão dos temas relacionados à organização das ações políticas das entidades em niveis nacional e continental, frente as diversas demandas e necessidades vivenciadas nas diferentes nações e realidades socioculturais.

A estimativa de público para o evento é de cerca de 3.000 congressistas diretos e mais 6.000 visitantes indiretos.

A capital alagoana está especialmente preparada para receber com toda estrutura de conforto e lazer os congressistas, dispondo de uma rede de hotéis diversificada e uma estrutura completa para o local do evento.

Ler mais

Localização

Programação

27
nov
28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
<
Área: 5 Salas Tematicas
Área: Auditório de 500 lugares
Área: Bilheterias do Centro de Convenções
Área: Debates
Área: Foyer
Área: Foyer do Centro de Convenções
Área: Hotel Jatiúca Resort
Área: Intervalo
Área: Teatro Gustavo Leite
Área: Visitas turísticas Opcionais
>
8:00
9:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
Credenciamento e Abertura do Pavilhão de Feiras e Exposições
Coquetel com Show de Música Brasileira
Exposição e Julgamento da XVII Mostra de Arquitetura Alagoana do IAB/AL
Solenidade de Abertura do XXIV Congresso EXPOSIÇÕES + FEIRA Panamericano e Premiações
CONFERÊNCIA

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Mais Informações

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.