Logar
Evento
/

PMP Foundations - Gerenciamento de Projetos PMP com Base no PMBok 4° Edição

PMP Foundations - Gerenciamento de Projetos PMP com Base no PMBok 4° Edição

Participantes

0
participantes
0
curtidas
Banner - PMP Foundations - Gerenciamento de Projetos PMP com Base no PMBok 4° Edição
Mostrar
  • De 10/03 às 09:00 até: 17/03 às 18:00
  • Av. Paulista, 2006 - 16° andar - São Paulo/São Paulo - Brasil

Descrição

Carga Horária e PDUs: 16 horas; 14 PDUs

Curso aos sábados

Valor: R$ 690,00

Objetivo:

Apresentar a metodologia de gerenciamento de projetos no modelo do PMI (Project Management Institute). O conteúdo deste curso PMP Foundations Gerenciamento de Projetos está alinhado com o PMBOK 4a. edição.

O Curso PMP Foundations Gerenciamento de Projetos propõe a ajudar os profissionais de gerenciamento de projetos com uma abordagem prática do que deve ser realizado do início ao encerramento do projeto, oferecendo uma visão sistêmica que poderá ser utilizada como um guia na execução de suas atividades.

Apesar de cobrir os principais processos de Gerenciamento de Projetos, este curso não é o suficiente para preparar o aluno para certificação PMP® do PMI® em função de priorizar a prática no lugar da teoria. Entretanto, este curso pode ser utilizado como apoio inicial aos estudos preparatórios desta certificação.

O Curso PMP Foundations Gerenciamento de Projetos é o curso inicial para o aluno estar apto a realizar o cuso preparatório para certificação PMI Exam Prep.

Pré Requisito:
Não possui pré-requisito para o curso PMP Foundations Gerenciamento de Projetos.

Conteúdo Programatico:

• Introdução ao gerenciamento de projetos
• Conceitos do PMP, histórico, instituições relacionadas, porque os projetos falham, papel do gerente de projetos com base no PMP do PMI, influência dos stakeholders
• Estruturas organizacionais e suas influências no ambiente do projeto
• Ciclo de vida do projeto e visão geral dos processos do PMBoK® 4º Edição do PMI
• Seleção de projetos, iniciando o gerenciamento de projeto, termo de abertura de projeto, identificação de stakeholders, gestão de mudança organizacional
• Planejamento do projeto com base no PMI, escopo, criação de EAP, estimativas de tempo, caminho crítico, desenvolvimento do cronograma
• Execução de um projeto, gestão de conflitos, desenvolvimento da equipe do projeto, gerenciando expectativas dos stakeholders, questões relacionadas à aquisições
• Monitoramento e controle de projeto, análise de valor agregado, controle de mudanças.

Informações Adcionais:

O curso PMP Foundations Gerenciamento de Projetos capacita o aluno uma ampla visão do gerenciamento de projetos de modo a possibilitar a escolha dos itens mais importantes desta metodologia de acordo com as possibilidades e recursos de sua organização. Para realização do exame de certificação é necessário cursar também o módulo Curso PMP do PMI Exam Prep 4º Edição.

Desde 1981, o PMI (Project Management Institute) mantém um guia de projetos, o "Project Management Body of Knowledge" (PMBoK), que contém os padrões e as linhas mestras das práticas usadas nesta disciplina. O PMBoK tem ampla aceitação, milhares de gerentes de projetos no mundo todo adotam as práticas sugeridas por este guia. Estas práticas são o resultado de um consenso entre profissionais experientes neste tema.

O que é um gerente de projeto?

Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.
Em campo, um gerente de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu término e desta forma assegurar que esta visão seja realizada.
Qualquer tipo de produto ou serviço — edifícios, veículos, eletrônicos, software de computador, serviços financeiros, etc — pode ter sua execução supervisionada por um gerente de projeto e suas operações por um gerente de operações.

Padrões de gerência de projetos

Ao longo do tempo, houve diversas tentativas para desenvolver padrões internacionais de gerência de projetos. Dentre elas, destacam-se:

• Project Management Body of Knowledge, um conjunto de conhecimentos gerenciado pela organização Project Management Institute. Tem-se tornado um padrão de fato em diversas indústrias;
• ISO 10006: 1997, Quality management - Guidelines to quality in project management;
• PRINCE2™: Projects IN a Controlled Environment;
• Referencial Brasileiro de Competências (RBC), um dos conjuntos de conhecimentos mais recentes sobre gerenciamento de projetos, aborda além dos processos de gestão, competências Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos (ABGP);
• [[IPMA Competence Baseline]] (ICB), edição mais recente do corpo de conhecimento desenvolvido pelo International Project Management Association, cuja representação no Brasil é realizada pela ABGP. Trata do olho da competência em gerenciamento de projetos e tenta trazer à área uma visão mais holística e inovadora do gerenciamento de projetos.

O que é um PMP (Project Management Professional)?

A Certificação Project Management Professional (PMP - Profissional de Gerência de Projetos , em português) é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI) que atesta profundos conhecimentos nas boas práticas de gerenciamento de projetos, responsabilidade social e ética, baseados na norma PMI-ANSI denominada PMBOK.
É provavelmente a mais reconhecida pelo mercado entre as oferecidas pelo programa de Certificações Profissionais do Instituto e também a de maior destaque mundial no que tange à Gerência de Projetos, sendo a primeira organização a ter o seu programa de Certificação homologado pelo ISO em 1999.
O seu objetivo é dar reconhecimento público de que o profissional certificado tem excelentes conhecimentos e grande experiência na Gerência de Projetos na forma preconizada pelo PMI na norma PMBOK.
Para obtê-la é necessário ao profissional, além de ser aprovado no Exame de Certificação PMP que inclui 200 perguntas de múltipla escolha, aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e cumprir uma série de requisitos quanto à educação formal em Gerência de Projetos e à experiência na área.

O que é o PMI (Project Management Institute)?

O Project Management Institute (PMI®) é uma entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de projetos.

Estabelecido em 1969 e com sede na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, o Project Management Institute (PMI) foi fundado por cinco voluntários. O primeiro seminário da organização ocorreu em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, e teve um público de 83 pessoas.
Hoje, o PMI é considerado uma comunidade global, com mais de 200.000 profissionais associados, representando 150 países. Os profissionais afiliados vêm de virtualmente todas as indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, negócios, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutico, saúde e telecomunicações.

O PMI também edita o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e oferece diversas certificações, entre outros:

• Certified Associate in Project Management (CAPM, Certificado de Associado em Gerência de Projeto): demonstrar uma base comum do conhecimento e dos termos no campo da gerência de projeto. Ele requer 1500 horas do trabalho em uma equipe de projeto ou 23 horas/aula em gerência de projeto.
• Project Management Professional (PMP, Profissional da Gerência de Projeto): contém curso de especialização e experiência, concordando em aderir a um código da conduta profissional, e aprovação para avaliar e medir objetivamente o conhecimento da gerência de projeto. Além disso, um certificado PMP deve estar sempre atualizado com o risco de perda da certificação.
• Program Management Professional (PgMP)
• Scheduling Professional (PMI-SP)
• Risk Management Professional (PMI-RMP)
Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.