Logar
Evento
/

UML - Projetos de Sistemas Orientados a Objetos (Sábado)

UML - Projetos de Sistemas Orientados a Objetos (Sábado)

Participantes

0
participantes
0
curtidas
Banner - UML - Projetos de Sistemas Orientados a Objetos (Sábado)
Mostrar
  • De 11/08 às 09:00 até: 15/09 às 18:00
  • Av. Paulista, 1009 - 9° andar - São Paulo/São Paulo - Brasil

Descrição

Carga Horária: 40 horas

 

 

Objetivo

 

Este treinamento destina-se a todos aqueles que pretendem compreender o processo de desenvolvimento de softwares utilizando os modelos apresentados pela linguagem UML (Unified Modeling Language), hoje essenciais neste contexto.

 

No decorrer das aulas, serão apresentados conceitos de modelagem de sistemas utilizando a UML, além de ser esclarecido como estes conceitos devem ser aplicados no dia a dia dos profissionais que trabalham com essa linguagem, entre outras informações.
 

 

Pré-requisito

 

Para que os alunos possam aproveitar este treinamento ao máximo, é importante que eles tenham conhecimentos básicos de informática e compreendam sua terminologia.
 

 

Conteúdo Programático


Introdução

História do desenvolvimento de softwares; Definições necessárias para o entendimento da UML; Modelos orientados a objetos vs. Modelos estruturados; Vantagens e restrições da orientação a objetos; UML - Definição e história; Arquitetura da UML; Modelos estáticos; Modelos dinâmicos.

 

Projetos de desenvolvimento de software

Definição de projetos de desenvolvimento de software; Definição de processos de desenvolvimento de software; Pré-projeto ou planejamento de execução da proposta para o cliente; Análise de requisitos; Arquitetura/Design; Implementação; Testes e homologação; Implantação; Modelos de processos de desenvolvimento de software; Modelo de processo cascata; Modelo de processo iterativo e incremental; Modelo de processo ágil; Definição de artefatos para cada processo do projeto de desenvolvimento de software; Pré-projeto ou planejamento da execução da proposta para o cliente; Análise de requisitos; Arquitetura/Design; Implementação; Testes; Homologação; Implantação; Gestão de projetos de desenvolvimento de software.

 

Casos de uso

Introdução aos casos de uso; Definição de casos de uso; Definição de atores; Notações; Casos de uso; Atores; Identificação de casos de uso e atores a partir da definição de requisitos; Identificação de casos de uso; Identificação de atores; Passo-a-passo para a identificação de atores; Identificação das descrições de casos de uso; Modelo de descritivo de casos de uso; Especificação de caso de uso - visão macro; Especificação de caso de uso - visão detalhada.

 

Diagrama de casos de uso

Introdução aos diagramas de casos de uso; Aplicação dos diagramas de casos de uso nos processos de desenvolvimento de um software; Interações envolvendo casos de uso e atores; Notação; Associação; Dependência; Dependência - Extensão; Dependência - Inclusão; Generalização/Especialização (herança); Fronteira do sistema ou cenário; Notação; Construção do diagrama de casos de uso; Mostrando todos os casos de uso de um determinado ator; Mostrando um caso de uso e todas as suas relações; Mostrando todos os casos de uso a serem implementados em um determinado cenário; Passo-a-passo para o diagrama de casos de uso visão geral; Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.

 

Diagrama de atividades

Introdução ao diagrama de atividades; Aplicação do diagrama de atividades no processo de desenvolvimento de software; Notação; Atividade; Transição; Decisões; Barra de sincronização; Thread simultânea; Thread condicional; Condição de guarda; Início do fluxo ou subfluxo; Fim do subfluxo; Fim do fluxo; Nota; Subatividade; Swimlanes ou raias; Construção do diagrama de atividades; Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.

 

Classes

Introdução a classes; Diferença entre tabelas de banco de dados e classes; Notação de classe; Visibilidade; Visibilidade de classes; Visibilidade de atributos; Visibilidade de métodos; Identificação de classes a partir do diagrama de casos de uso; Passo-a-passo.

 

Diagrama de classes

Introdução ao diagrama de classes; Aplicação do diagrama de classes no processo de desenvolvimento de um software; Interações entre classes; Associação de multiplicidade; Situações específicas; Composição; Agregação; Herança; Dependência; Construção de diagramas de classes; Abstração de classes e atributos; Construção do diagrama de classes de negócio; Estudo de caso; Construção do diagrama de classes de implementação; Passo-a-passo para a construção do diagrama de classes.

 

Diagrama de seqüência

Introdução ao diagrama de seqüência; Aplicação do diagrama de seqüência no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de ator; Notação de classe - visão de negócio; Notação de classe - visão de implementação; Notação de linha de vida; Notação de tempo de atividade ou ativação; Notação de chamadas ou mensagens; Chamadas síncronas; Chamadas assíncronas; Chamadas recursivas; Chamadas de retorno; Notação de nota; Notação de estereótipos; <>; <>; <>; Construção de diagramas de seqüência; Construção do diagrama de seqüência de negócio; Construção do diagrama de seqüência de implementação; Passo-a-passo.

 

Diagrama de colaboração ou comunicação

Introdução ao diagrama de colaboração ou comunicação; Aplicação do diagrama de colaboração ou comunicação no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de objeto; Notação de chamadas ou mensagens; Notação de mensagens síncronas; Notação de mensagens de retorno; Notação de mensagens recursivas; Construção de diagramas de colaboração ou comunicação; Passo-a-passo.

 

Diagrama de objetos

Introdução ao diagrama de objetos; Aplicação do diagrama de objetos no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de objeto; Construção do diagrama de objetos; Passo-a-passo.

 

Diagrama de estados ou máquina de estados

Introdução aos diagramas de estados ou máquina de estados; Estados; Evento; Transição; Aplicação do diagrama de estados ou máquina de estados no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Estado simples; Estado com atividades internas; Estado inicial; Estado final; Estado composto; Transição; Estado de escolha; Estado de junção; Barra de sincronização; Separação/Bifurcação; União/Junção; Estado de submáquinas; Estado de sincronismo; Autotransição; Construção do diagrama de estados.

 

Diagrama de pacotes

Introdução ao diagrama de pacotes; Pacotes; Tipos de pacotes; Relacionamento de dependência; Visibilidade; Aplicação do diagrama de pacotes no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Pacote; Relacionamento de dependência; Exportação; Importação; Visibilidade; Construção do diagrama de pacotes.

 

Diagrama de componentes

Introdução ao diagrama de componentes; Componentes; Tipos de componentes; Interfaces; Relacionamentos; Portas; Diferenças entre classes e componentes; Diferenças entre componentes e interfaces; Aplicação do diagrama de componentes no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Componentes; Estereótipos; Interfaces; Relacionamentos; Dependência; Portas; Visões Caixa Preta e Caixa Branca; Construção do diagrama de componentes.

 

Diagrama de implantação

Introdução ao diagrama de implantação; Nós; Relacionamentos; Diferenças entre nós e componentes; Aplicação do diagrama de implantação no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Nó; Estereótipos; Relacionamentos; Artefatos de implantação; Construção do diagrama de implantação.

 

Diagrama de estrutura composta

Introdução ao diagrama de estrutura composta; Colaborações; Portas; Ocorrência de colaboração; Parte; Aplicação do diagrama de estrutura composta no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Colaboração; Ocorrência de colaboração; Portas; Partes; Conector; Construção de diagramas de estrutura composta; Passo-a-passo.

 

Diagrama de tempo

Introdução ao diagrama de tempo; Aplicação do diagrama de tempo no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Lifeline; Constraint de duração de tempo; Construção de diagramas de tempo; Passo-a-passo.

 

Diagrama de interação geral

Introdução ao diagrama de interação geral; Aplicação do diagrama de interação geral no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Frame; Construção de diagramas de interação geral; Passo-a-passo.

Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.