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Lógica e Programação Java 6.0

Lógica e Programação Java 6.0

Banner - Lógica e Programação Java 6.0
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  • De 06/08 às 18:45 até: 14/09 às 22:45
  • SGAS 910, Conj. B, Bloco D - Sala 237 - Mix Park Sul - Brasília/Distrito Federal - Brasil

Descrição

Duração: 72 horas/aula (segundas, quartas e sextas-feiras)

 

 

Objetivo

 

Permitir que o aluno possa dar os primeiros passos e desenvolver aplicativos em linguagem de programação Java. Compreender o uso efetivo dos conceitos da Programação Orientada a Objetos. Produzir programas eficazes que possam ser carregados pela Máquina Virtual Java (JVM) e produzir resultados esperados. Compreender os conceitos de portabilidade da linguagem Java tornando as aplicações independentes de plataforma aonde funcionam. Criar códigos que possam ser reutilizáveis, flexíveis e produtivos.

 

 

Público Alvo

 

Iniciantes ou profissionais que procuram novas técnicas de programação e interessados nos conceitos da Orientação a Objetos, estudantes do Ensino Médio, do nível Técnico ou do Ensino Superior.

 

 

Pré requisitos

 

Uso dos comandos básicos do Windows, tais como: criação, gerenciamento, remoção de arquivos ou pastas, instalação de aplicativos e criação e edição de arquivos tipo texto.

 

 

Diferenciais X25

 

- Instrutores altamente qualificados
- Livros como Material Didático
- Coffee-break
- Estacionamento coberto gratuito
- Computadores de última geração
- Salas com projetores multimídia
- Somente 01 aluno por computador
- Certificado diferenciado pelo aproveitamento do aluno
- Parcerias internacionais
- Treinamentos in-company
- Treinamentos revisados periodicamente

 

 

Material Didático

 

Livro: Aplicando Lógica Orientada a Objetos em Java
Editora: Visual Books
Autor: Fernando Anselmo
Número de páginas: 178


Livro: Programação Java com Ênfase em Orientação a Objetos
Editora: Novatec
Autor: Douglas Rocha Mendes
Número de páginas: 456

 

 

Conteúdo Programático

 

Lógica
 

  • Sequência de Pensamentos Lógicos

    • Introdução ao Pensamento Lógico
    • Conceitos iniciais (variáveis, sistema e constante)
    • Sequência Lógica e Portugol
    • Métodos e funções
    • Exercícios práticos sobre o tópico de Sequência de Pensamentos Lógicos

  • Tipos de Dados

    • Inteiros, Numéricos, Alfanuméricos, Lógicos e Caractere
    • Exercícios práticos sobre o tópico de Tipos de Dados

  • Comandos de Decisão

    • Exercícios práticos sobre o tópico de Decisão

  • Comandos de Repetição

    • Determinado e Indeterminado
    • Exercícios práticos sobre o tópico de Repetição

 

Orientação a Objetos
 

  • Princípios

    • Abstração, Encapsulamento, Herança e Modularização

  • Polimorfismo
  • Classes Abstratas e Classes
  • UML – Unified Model Language

    • Diagrama de Classe
    • IS-A (herança) e HAS-A (associação e agrupamento)
    • Projeto realizado sobre Orientação a Objetos

 

Programação Java
 

  • Linguagem Java

    • Características da linguagem de programação Java
    • Palavras Chaves e Regras de Formação de Nomes (Notação)
    • Tipos primitivos e Classe String, StringBuffer e StringBuilder
    • Casting
    • Wrapper Class
    • Conversão entre os tipos primitivos
    • Exercícios práticos sobre o tópico Linguagem Java

  • Orientação a Objetos na prática com Java

    • Enum, Interface, Classes Abstratas e Classes Reais
    • Princípio do Encapsulamento, métodos GET e SET
    • Polimorfismo por Overload e Override
    • Exercícios práticos sobre o tópico Orientação a Objetos na prática com Java

  • Partes de uma classe

    • Escopo: Público, Protegido e Particular

    • Conceito de pacote e importação
    • Atributos
    • Membros estáticos
    • Composição de métodos
    • Método principal: main
    • Construção de métodos
    • Métodos construtores
    • Exercícios práticos sobre o tópico Partes de uma classe

  • Operadores

    • Operadores aritméticos
    • Operadores unários
    • Operadores relacionais
    • Operadores lógicos
    • Operadores de atribuição
    • Exercícios práticos sobre o tópico Operadores

  • Estruturas de controle

    • Decisão
         • Comandos IF e SWITCH
    • Repetição
         • Comandos WHILE, DO e FOR e FOR-EACH
         • Comandos BREAK e CONTINUE
    • Exercícios práticos sobre o tópico Estrutura de controle abordando os comandos de decisão e repetição

  • Comando de proteção

    • TRY e ASSERT
    • Comandos throws e throw
    • Exercícios práticos sobre o tópico proteção

  • Arrays

    • Exercícios práticos sobre Arrays

  • Formatação

    • Classes NumberFormat e DecimalFormat
    • Classes DateFormat e SimpleDateFormat
    • Método System.out.printf
    • Exercícios práticos sobre Formatação de Tipos

  • Entrada de dados

    • Classe java.util.Scanner
    • Visualização gráfica, classe javax.swing.JOptionPane
    • Exercícios práticos sobre o tópico Entrada de dados

  • Classe Math

    • Exercícios práticos sobre a classe Math

  • IO: Entrada e Saída

    • I/O Stream
    • Byte Stream, Character Stream, Buffered Stream, Data Stream e Object Stream
    • Leitura formatada por meio da classe java.util.Scanner

    • Gravação formatada por meio da classe PrintWriter
    • Standard Stream – I/O por meio da linha de comando
    • Classe File
    • Exercícios práticos sobre o tópico IO

  • Java Reflection e Thread

    • Java Reflection
         • Listando os métodos de uma classe
         • Obtendo informações mais precisas sobre método
         • Obtendo informações sobre construtores de uma classe
         • Obtendo os atributos de uma classe
         • Invocando métodos pelo nome
         • Criando novos objetos a partir do nome da classe
         • Utilizando Atributos e Arrays
    • Thread
         • Herdando a classe Thread ou implementando Runnable
         • Sincronização, Schedule e Prioridades
         • Interrompendo a execução
         • Concorrência entre Threads
    • Exercícios práticos sobre o tópico Java Reflection e Thread

  • Generics e Collections

    • Generics
         • Utilizando Generics com Classe
         • Utilizando Generics com Métodos
         • Utilizando Generics com Collections
    • Collections
         • Interface List
             • Classes ArrayList, LinkedList e ArrayList
         • Interface Set
             • Classes LinkedHashSet, HashSet e TreeSet
         • Interface Map
             • Classes HashTable, LinkedHashMap, HashMap e TreeMap
    • Exercícios práticos sobre o tópico Generics e Collections

 

Conceitos Introdutórios a Banco de Dados
 

  • Banco HSQLDB
  • Conexão JDBC
  • Comandos SQL de Manutenção do BD
  • CREATE, ALTER e DROP

    • Comandos SQL de Manipulação de Dados
    • INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT

  • Exemplos sobre conexões com bancos de dados

 

 

Observações

   

  • A carga horária proposta é sempre cumprida mesmo que com complementação de outros assuntos.
  • A X25 Informática reserva-se o direito de iniciar uma turma somente quando atingido o número mínimo de participantes.
  • Para treinamentos personalizados peça um orçamento pelo e-mail comercial@x25.com.br.
  • Emissão de Certificado: Os Certificados de Conclusão serão emitidos aos profissionais que cumprirem com o mínimo de 80% da carga horária e obtiverem médias mínimas de 7.0 pontos nas provas aplicadas, que podem ser práticas ou teóricas. Aqueles com média abaixo de 7.0 pontos e acima de 80% de presença receberão o Certificado de Participação. Aos alunos com freqüência abaixo de 80% não será emitido certificado.

 

 

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