Logar
Evento
/

IP-67 | Desenvolvimento móvel com iOS 5 (Noturno)

IP-67 | Desenvolvimento móvel com iOS 5 (Noturno)

Participantes

0
participantes
0
curtidas
Banner -  IP-67 | Desenvolvimento móvel com iOS 5 (Noturno)
Mostrar
  • De 20/08 às 18:00 até: 31/08 às 22:00
  • Rua do Ouvidor, 50 - Sobreloja 201 - Centro - Rio de Janeiro/Rio de Janeiro - Brasil

Descrição

Carga Horária: 40 horas aula

 

 

O objetivo desse curso é torná-lo apto a desenvolver aplicativos para iOS, o sistema operacional usado pela Apple nos dispositivos móveis como o iPhone, iPad e iPod Touch. Com o conhecimento adquirido durante essas 40 horas de estudo, você será capaz de criar aplicações com a mesma aparência dos aplicativos nativos que já vêm instalados nesses aparelhos.

 

O foco é criar uma aplicação que faz uso de muitos componentes visuais, armazenamento de dados, passando por dicas de XCode que é o IDE oficial da Apple para desenvolvimento. Ao final do curso, você irá compreender os fundamentos básicos da linguagem Objective-C, utilizada pelos frameworks de desenvolvimento para iOS.

 

 

Pré-requisitos:

 

Experiência em programação com alguma linguagem de programação como Java, Ruby, C#, C ou C++.

 

 

Conteúdo Detalhado:

 

Introdução

  

  • iPhone, iPad e o iOS
  • Mercado atual de celulares
  • Boas práticas de design no iOS

 

Sua primeira aplicação

  

  • Conhecendo o Xcode: o ambiente de desenvolvimento da Apple
  • Criando um novo projeto
  • Exercícios: Criando novo projeto no Xcode
  • Primeira Aplicação para iOS
  • Exercícios: O simulador do Xcode
  • Adicione comportamento à sua aplicação: Objective-C
  • Exercícios: Dando vida a aplicação

 

Começando com Objective-C

  

  • História e objetivos da linguagem
  • Uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e suas características básicas
  • Exercícios: NSLog e o console do Xcode
  • Objetos e a troca de mensagens
  • Exercícios: De string para números, implementando um "somador"
  • Usando um novo componente visual: UISlider
  • Exercícios: UISlider
  • Mais detalhes sobre a linguagem
  • Desafios Opcionais

 

Criando uma aplicação a partir do zero!

  

  • Motivação: criar uma aplicação inspirada pelo aplicativo nativo Contacts
  • Exercícios: Criando o projeto para listar contatos
  • Obtendo dados do usuário através de um formulário
  • Exercício: criando um ViewController
  • Exercício: Criando a tela do formulário
  • Especificando uma view inicial
  • Exercício: especificando a view inicial
  • Criando um contato a partir dos dados do formulário
  • Usando NSMutableDictionary para gerenciamento de informações
  • Exercício: NSMutableDictionary e dados do formulário

 

Criando código de fácil manutenção: suas próprias classes

  

  • Classes e Objetos: compreendendo melhor os arquivos .h e .m
  • Exercício: Criação da classe Contato
  • Propriedades e o gerenciamento de memória
  • Instanciando e usando objetos
  • Exercício: Criando um Contato a partir de um formulário

 

Visualizando informações como nas aplicações nativas

  

  • Armazenando objetos em instâncias de NSMutableArray
  • Armazenando contatos na memória
  • Customizando a inicialização de objetos: o método init
  • Exercício: Armazenando contatos com NSMutableArray
  • Um componente para listar registros: UITableViewController
  • Exercício: Um UITableViewController como tela principal da aplicação

 

Navegando entre telas de forma intuitiva

  

  • Objective-C, uma linguagem dinâmica: buscando métodos em tempo de execução
  • Exercícios: Configurando um UINavigationBar
  • Telas modais e transições animadas
  • Exercícios: Exibindo o formulário em um modal
  • Usando o UINavigationController para melhorar a usabilidade
  • Exercícios: Configurando o Navigation Bar do formulário de cadastro
  • Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  • Exercícios: usando um UIBarButtonItem para armazenar um contato

 

Apresentando dados da mesma forma que as aplicações nativas: UITableView

  

  • Usando a mesma listagem em diversos view controllers
  • Exercícios: Passando um NSMutableArray por referência
  • UITableViewController: um view controller para listar registros
  • Exercícios: Listando contatos

 

Protocolos e File System: gravando os dados quando a aplicação é encerrada

  

  • Property List (plist), um formato de arquivo baseado em XML
  • Protocolos: garantindo a existência de métodos em um objeto
  • Exercícios: O protocolo NSCoding
  • File system no iOS e as classes NSKeyedArchiver e NSKeyedUnarchiver
  • Exercícios: gravando e recuperando os contatos registrados

 

Usando o modo de edição nativo do UITableView

  

  • Precisa editar uma view? Use o padrão do iOS!
  • A fonte de dados de uma tabela: o UITableViewDataSource
  • Excluindo um registro da tabela
  • Exercícios: Removendo um contato

 

O padrão delegate

  

  • Selecionando um registro da tabela
  • Exercícios: recuperando registro selecionado em um UITableView
  • Exibindo um formulário já preenchido
  • Exercícios: passando um contato para o formulário
  • Escolhendo a ação de um botão no formulário
  • Exercícios: Botão específico para a ação de editar
  • Delegate: entendendo o padrão
  • Exercícios: implementando o padrão delegate com um protocolo

 

Entendo delegation e implementando o padrão com protocolos

  

  • Delegate: um padrão usado por todo o iOS
  • Exercícios: criando um delegate
  • Destacando uma linha na tabela via seleção
  • Exercícios: selecionando uma linha na tabela programaticamente
  • Diminuindo o acoplamento para aumentar a qualidade do código

 

Extraindo todo o poder do nosso dispositivo: telefone, e-mail, mapas e mais

  

  • O evento long press: para sua aplicação se comportar como as nativas
  • Exercícios
  • Utilizando URIs para integração com outros aplicativos
  • Frameworks: adicionando mais comportamentos nativos a um aplicativo
  • Exercícios

 

Apêndice A: Tirando proveito do hardware: interagindo com a câmera

  

  • Usando a biblioteca de imagens nativa do dispositivo
  • UIActionSheet: uma forma nativa de selecionar uma ação
  • Acessando a câmera do dispositivo
  • Exercícios

 

Visualizando mapa e apresentando mais de uma tela

  

  • Criando uma tela com o elemento MKMapView
  • Exercícios: Criando outra view e adicionando o Mapa
  • Mostrando várias telas com o elemento UITabBarController
  • Exercício: Criando um UITabBarController e exibindo mais de uma tela
  • Alterando os ícones de uma UITabBarController
  • Carregando uma imagem do projeto para a aplicação
  • Exercicio: Adicionando botões na UITabBar
  • Mostrando a localização atual do usuário
  • Simulando uma localização com o XCode
  • Exercicio: Localizando o usuário e arquivo GPX

 

Buscando a localização geografica do usuário

  

  • Melhorando nosso formulário com o ScrollView
  • Buscando as coordenadas do usuário a partir do endereço
  • Blocos, mais simples que ::delegate::!
  • Exercicio: Fazendo geocode do endereço do usuário
  • Visualizando os contatos no mapa
  • Exercicios: Mostrando os contatos no mapa

 

Apêndice C: Disponibilizando seu aplicativo na Apple App Store

  

  • App Store: a plataforma oficial de distribuição de aplicações da Apple
  • Burocracias e dificuldades para testar sua aplicação em um dispositivo
  • Sobre os guidelines da Apple para desenvolvimento de aplicações iOS

 

Storyboard e CoreData

  

  • CoreData
  • Exercícios de CoreData
  • Storyboard
  • Exercícios de Storyboard
  • Juntando Tudo!
  • Exercícios Finais

 

* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.

Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.