Logar
Evento
/

Governança de TI no Setor Público

Governança de TI no Setor Público

Participantes

0
participantes
0
curtidas
Banner - Governança de TI no Setor Público
Mostrar
  • De 26/07 às 08:30 até: 27/07 às 17:30
  • SHS, Qd.03, Bloco J - Asa Sul - Brasília/Distrito Federal - Brasil

Descrição

Carga horária: 16 horas

 

 

Curso homologado pelo Escritório de Projetos do Centro de Tecnologia de Software de Brasília –TECSOFT, agente da Sociedade SOFTEX/MCT. O TECSOFT tem a finalidade de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico de software e serviços técnicos em Tecnologia da Informação, bem como o desenvolvimento econômico das empresas de software e de serviços técnicos em Tecnologia da Informação.

 

 

Apresentação

 

Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.

 

No caso de organizações públicas, com a recomendação do Tribunal de Contas da União para o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação aderente ao padrão COBIT 4.1 e a publicação das Instruções Normativas 4/2008 e 4/2010 pelo Ministério do Planejamento, o gestores de TI da área pública passarão a ser auditados e as aquisições de produtos e serviços de TI deverão ser previamente contempladas nos respectivos PDTI.

 

Este curso faz uma abordagem estruturada de como implementar a Governança de TI, bem como fornece subsídios importantes no uso do modelo COBIT 4.1 na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.

 

 

A Quem se Destina

 

Diretores, Gestores e Profissionais de Tecnologia da Informação que atuem ou prestem serviços no setor público.

 

 

Resultados para os Participantes

 

Ao final do treinamento, o participante será capaz de:

 

  • Compreender o conceito de Governança de TI e suas melhores práticas, em especial o modelo COBIT 4.1
  • Entender como executar o alinhamento do Planejamento Estratégico da organização com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
  • Compreender as implicações gerenciais da IN 4/2008 e 4/2010 na gestão de TI nos órgãos públicos, bem como das recomendações do TCU sobre o tema.
  • Discutir situações práticas relacionadas ao tema, com base em estudo de caso.

 

 

Conteúdo Programático

 

GOVERNANÇA DE TI

   

  • Princípios básicos da Governança de TI;
  • Melhores práticas: visão geral do ITIL, CMMi, COBIT e PMBOK;
  • Governança de TI no setor público: normatização e auditoria;
  • A IN 4/2008 e 4/2010 e acórdãos do TCU;
  • Tendências: BPMN e SOA.

 

O MODELO COBIT 4.1

   

  • Áreas foco da Governança de TI: Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Recursos e Medição de Desempenho;
  • Estrutura do modelo: processos de TI, recursos e informações de controle;

        » Processos: Planejamento e Organização (PO), Aquisição e Implementação (AI), Entrega e suporte (DS) e Monitoração e Avaliação (ME);
        » Gestão de recursos: Aplicações, Informação, Infraestrutura e Pessoas;
            - Medição de desempenho: modelo de maturidade, medição de resultados e indicadores de desempenho.

 

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (PDTI)

   

  • Aplicação do processo PO 01 do COBIT: como definir um Plano Estratégico para TI;

        » Alinhamento do Planejamento Estratégico com o PDTI: utilizando o BSC (Balanced Scorecard) em projetos de TI;
        » Portfólio de Projetos de TI: alinhamento entre os programas e projetos de TI;
        » Plano Tático: como construir um plano tático de investimentos em TI;
            - Retorno sobre o investimento em projetos de TI: otimizando o uso de recursos públicos na área de TI.

 

FERRAMENTAS DE SUPORTE TECNOLÓGICO – VISÃO GERAL

 

 

Metodologia

   

  • Exposição do conteúdo teórico através de slides;
  • Aplicação do H2PM® Work Place Learning: metodologia de aprendizado baseada na simulação da realidade organizacional em sala de aula

 

Será disponibilizado para o aluno:

   

  • Caderno do Participante com os slides do curso
  • Road Map para a Governança de TI
  • Manual do Método

 

 

Expositor (a) Marco Antônio Siqueira Cardoso

 

Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília/UnB, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela Escola Superior de Administração Postal e pela University of California.

 

Tem em sua formação profissional passagens por companhias multinacionais de  grande porte, onde assimilou, entre outras, as metodologias denominadas Value Chain Analysis (Michael Porter - Harvard Business School) e Discovery Process (The Boston Consulting Group) aplicadas à disciplina da Análise e Redesenho de Processos Organizacionais e planejamento e desenvolvimento de projetos.

 

Foi Gerente de Filial de Serviços de Tecnologia da Informação da Unisys em Brasília e Coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação Região Centro-Oeste da XEROX do Brasil. Atualmente é Coordenador do Escritório de Projetos da TECSOFT/SOFTEX/MCT.

 

É membro do WWIS (Who´s Who International Professional Society – USA), da TECSOFT/SOFTEX e do quadro de Consultores do PNUD / ONU.

 

Participou da implementação do Escritório de Projetos de diversas organizações.

 

Atuou como facilitador e consultor na formação de gerentes de projetos de organizações privadas e públicas entre elas Petrobrás, ANP, Coca Cola, Banco do Brasil, TCU, Tribunal de Justiça de GO, Ministério Público do DF, GMS, Eletrobrás, INTO, Eletrosul, EMBRAPA, BNDES, FINEP,ECT entre outros.

 

Implementou programas corporativos de gerenciamento de projetos no  TECSOFT/SOFTEX, Caixa Econômica Federal, Vivo, Banco Central, Presidência da República, Cia. de Saneamento de Santo André/SP e Cia. de Saneamento de Brasília entre outros.

 

É professor e consultor do IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

 

 

Investimento, Prazo e Procedimentos Para Inscrições

 

R$1700,00 por participante

R$1530,00 (para organizações clientes do IDEMP)

 

Incluídos: materiais didáticos, certificado, almoço e coffee-breaks.

 

A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

 

Se necessitar mais informações, fale conosco:

  • Rio, 21.2524-4266/2220-4104 ou idemp@idemp.com.br
  • Brasília, 61.3224-6813 ou unidadebsb@idemp.com.br

 

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

 

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

 

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento.

 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.

Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.