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Lógica e Programação Java 6.0

Lógica e Programação Java 6.0

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  • De 04/07 às 18:45 até: 27/07 às 22:45
  • SGAS 910, Conj. B, BL.D - Salas 237 a 243, Asa Sul - Brasília/Distrito Federal - Brasil

Descrição

Duração: 72 horas/aula (de segunda à sexta)

 

 

O curso fornecerá aos alunos uma excelente dinâmica que permitirá um aprendizado teórico e prático da linguagem Java.

 

Os principais tópicos são Lógica de Programação, Orientação a Objeto, Programação  Java e Introdução a Banco de Dados.

 

Através da aplicação desses conceitos, nossos alunos poderão codificar com a linguagem Java, e será fornecida uma base sólida que permitirá o ingresso no mercado de trabalho ou o aprimoramento de seus conhecimentos.

 

 

Público Alvo:

Pessoas que desejam aprender a linguagem de programação Java. Isso inclui estudantes, programadores de linguagens não orientadas a objetos, analistas de sistemas, entre outros.

 

 

Pré requisitos:

Uso dos comandos básicos do Windows, tais como: criação, gerenciamento, remoção de arquivos ou pastas, instalação de aplicativos e criação e edição de arquivos tipo texto.

 

 

Conteúdo Programático:

 

Lógica


   

  • Sequência de Pensamentos Lógicos

    » Introdução ao Pensamento Lógico
    » Conceitos iniciais (variáveis, sistema e constante)
    » Sequência Lógica e Portugol
    » Métodos e funções
    » Exercícios práticos sobre o tópico de Sequência de Pensamentos Lógicos

  • Tipos de Dados

    » Inteiros, Numéricos, Alfanuméricos, Lógicos e Caractere
    » Exercícios práticos sobre o tópico de Tipos de Dados

  • Comandos de Decisão

    » Exercícios práticos sobre o tópico de Decisão

  • Comandos de Repetição

    » Determinado e Indeterminado
    » Exercícios práticos sobre o tópico de Repetição

 

Orientação a Objetos


   

  • Princípios

    » Abstração, Encapsulamento, Herança e Modularização

  • Polimorfismo
  • Classes Abstratas e Classes
  • UML – Unified Model Language

    » Diagrama de Classe
    » IS-A (herança) e HAS-A (associação e agrupamento)
    » Projeto realizado sobre Orientação a Objetos

 

Programação Java

   

  • Linguagem Java

    » Características da linguagem de programação Java
    » Palavras Chaves e Regras de Formação de Nomes (Notação)
    » Tipos primitivos e Classe String, StringBuffer e StringBuilder
    » Casting
    » Wrapper Class
    » Conversão entre os tipos primitivos
    » Exercícios práticos sobre o tópico Linguagem Java

  • Orientação a Objetos na prática com Java

    » Enum, Interface, Classes Abstratas e Classes Reais
    » Princípio do Encapsulamento, métodos GET e SET
    » Polimorfismo por Overload e Override
    » Exercícios práticos sobre o tópico Orientação a Objetos na prática com Java

  • Partes de uma classe

    » Escopo: Público, Protegido e Particular

    » Conceito de pacote e importação
    » Atributos
    » Membros estáticos
    » Composição de métodos
    » Método principal: main
    » Construção de métodos
    » Métodos construtores
    » Exercícios práticos sobre o tópico Partes de uma classe

  • Operadores

    » Operadores aritméticos
    » Operadores unários
    » Operadores relacionais
    » Operadores lógicos
    » Operadores de atribuição
    » Exercícios práticos sobre o tópico Operadores

  • Estruturas de controle

    » Decisão
        - Comandos IF e SWITCH
    » Repetição
        - Comandos WHILE, DO e FOR e FOR-EACH
        - Comandos BREAK e CONTINUE
    » Exercícios práticos sobre o tópico Estrutura de controle abordando os comandos de decisão e repetição

  • Comando de proteção

    » TRY e ASSERT
    » Comandos throws e throw
    » Exercícios práticos sobre o tópico proteção

  • Arrays

    » Exercícios práticos sobre Arrays

  • Formatação

    » Classes NumberFormat e DecimalFormat
    » Classes DateFormat e SimpleDateFormat
    » Método System.out.printf
    » Exercícios práticos sobre Formatação de Tipos

  • Entrada de dados

    » Classe java.util.Scanner
    » Visualização gráfica, classe javax.swing.JOptionPane
    » Exercícios práticos sobre o tópico Entrada de dados

  • Classe Math

    » Exercícios práticos sobre a classe Math

  • IO: Entrada e Saída

    » I/O Stream
    » Byte Stream, Character Stream, Buffered Stream, Data Stream e Object Stream
    » Leitura formatada por meio da classe java.util.Scanner
    » Gravação formatada por meio da classe PrintWriter

    » Standard Stream – I/O por meio da linha de comando
    » Classe File
    » Exercícios práticos sobre o tópico IO

  • Java Reflection e Thread

    » Java Reflection
       - Listando os métodos de uma classe
       - Obtendo informações mais precisas sobre método
       - Obtendo informações sobre construtores de uma classe
       - Obtendo os atributos de uma classe
       - Invocando métodos pelo nome
       - Criando novos objetos a partir do nome da classe
       - Utilizando Atributos e Arrays
     » Thread
       - Herdando a classe Thread ou implementando Runnable
       - Sincronização, Schedule e Prioridades
       - Interrompendo a execução
       - Concorrência entre Threads
    » Exercícios práticos sobre o tópico Java Reflection e Thread

  • Generics e Collections

    » Generics
       - Utilizando Generics com Classe
       - Utilizando Generics com Métodos
       - Utilizando Generics com Collections
     » Collections
       - Interface List
         • Classes ArrayList, LinkedList e ArrayList
       - Interface Set
         • Classes LinkedHashSet, HashSet e TreeSet
       - Interface Map
         • Classes HashTable, LinkedHashMap, HashMap e TreeMap
    » Exercícios práticos sobre o tópico Generics e Collections

 

Introdução a Banco de Dados


   

  • Banco HSQLDB
  • Conexão JDBC
  • Comandos SQL de Manutenção do BD
  • CREATE, ALTER e DROP

    » Comandos SQL de Manipulação de Dados
    » INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT

  • Exemplos sobre conexões com bancos de dados

 

 

Material Didático:

 

Livro: Aplicando Lógica Orientada a Objetos em Java
Editora: Visual Books
Autor: Fernando Anselmo
Número de páginas: 178

 

Livro: Programação Java com Ênfase em Orientação a Objetos
Editora: Novatec
Autor: Douglas Rocha Mendes
Número de páginas: 456

 

 

Diferenciais X25:

   

  • Instrutores altamente qualificados
  • Livros como Material Didático
  • Coffee-break
  • Estacionamento coberto gratuito
  • Computadores de última geração
  • Salas com projetores multimídia
  • Somente 01 aluno por computador
  • Certificado diferenciado pelo aproveitamento do aluno
  • Parcerias internacionais
  • Treinamentos in-company
  • Treinamentos revisados periodicamente

 

 

Observações:

 

  • A carga horária proposta é sempre cumprida mesmo que com complementação de outros assuntos.
  • A X25 Informática reserva-se o direito de iniciar uma turma somente quando atingido o número mínimo de participantes.
  • Para treinamentos personalizados peça um orçamento pelo e-mail comercial@x25.com.br.
  • Emissão de Certificado: Os Certificados de Conclusão serão emitidos aos profissionais que cumprirem com o mínimo de 80% da carga horária e obtiverem médias mínimas de 7.0 pontos nas provas aplicadas, que podem ser práticas ou teóricas. Aqueles com média abaixo de 7.0 pontos e acima de 80% de presença receberão o Certificado de Participação. Aos alunos com freqüência abaixo de 80% não será emitido certificado.
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