Logar
Evento
/

PM-83 - Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum (Noturno)

PM-83 - Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum (Noturno)

Participantes

0
participantes
0
curtidas
Banner - PM-83 - Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum (Noturno)
Mostrar
  • De 11/06 às 19:00 até: 15/06 às 23:00
  • R. Vergueiro, 3185 - 8º andar - Vila Mariana - São Paulo/São Paulo - Brasil

Descrição

O gerenciamento ágil de projetos é uma tendência mundial que cresce ano a ano desde o lançamento do Manifesto Ágil. Dentre os processo ágeis existentes, o Scrum é um dos com maior destaque.

 

O PM-83 é o curso da Caelum de gerenciamento de projetos ágeis com Scrum. É baseado nas experiências da Caelum com anos de desenvolvimento ágil e com cursos de Scrum. É bastante voltado à realidade do mercado brasileiro que, cada vez mais, tem descoberto as vantagens do Scrum nos seus projetos.

 

Durante as 20h do treinamento, apresentaremos o Scrum em detalhes. São discutidos os papéis do ScrumMaster, do Product Owner e do time de desenvolvimento; abordamos com detalhes as reuniões e artefatos do Scrum, como o product backlog, os sprints, o planning meeting e outros. Além disso, utilizamos os conceituados Lean Lego Game e Scrum Lego Game em exercícios práticos.

 

É um curso inovador em sua metodologia e carregado de experiências da Caelum no mercado.

 

Esse curso faz parte da Formação Ágil junto com o curso PM-87.

 

 

Pré-requisitos:

Ter participado no desenvolvimento de um projeto, não necessariamente em cargo de gerência.

 

 

Conteúdo detalhado:

 

Visão geral de agilidade

  1. O que é agilidade
  2. O que ligamos com agilidade
  3. Sobre o curso
  4. Bibliografia

Rumo à agilidade

  1. De onde viemos: Waterfall
  2. Dinâmica: comunicação indireta
  3. De onde viemos: RUP

O que é agilidade

  1. Agilidade e o Manifesto Ágil
  2. O que é um projeto de sucesso?
  3. Vantagens da agilidade
  4. Mitos e verdades
  5. Overview de Scrum

Agilidade com Lean

  1. O Lean
  2. Exercício: Lean Lego Game
  3. Sobre Lean: o método Toyota
  4. Push vs. Pull Systems
  5. Kanban
  6. Systems Thinking
  7. Work Cells
  8. Kaizen

A metodologia Scrum

  1. História do Scrum: adaptando Lean ao desenvolvimento de software
  2. Artefatos
  3. Iteratividade
  4. Interações
  5. Gerência de time auto-gerenciável?

Time-Boxes

  1. Sprint
  2. Duração de um Sprint
  3. Quando sobra ou falta tempo no Sprint
  4. Planning meeting
  5. Review meeting
  6. Definição de pronto
  7. Na prática: Demora no feedback
  8. Retrospectiva
  9. Daily scrum

Artefatos do Scrum

  1. Product Backlog
  2. Histórias e tarefas
  3. Exercício prático: criação de histórias
  4. Priorizando bem um Product Backlog
  5. Na prática: mudando o product backlog a qualquer instante
  6. Definição da visão do projeto
  7. Sprint Backlog
  8. Sprint Burndown
  9. Alternativas aos artefatos

As pessoas no Scrum

  1. O Time
  2. Não há culpados
  3. Gerência de projetos
  4. Eles são pessoas!
  5. Time auto-gerenciado e os papéis
  6. Product Owner
  7. O P.O. é parte da equipe?
  8. O dia-a-dia do Product Owner
  9. Problemas e impedimentos
  10. Scrum Master
  11. O dia-a-dia do Scrum Master
  12. Desenvolvedores

Praticando Scrum

  1. Scrum Lego Game

Scrum no mundo real

  1. Migração: medos e questões
  2. Problemas clássicos de cada papel
  3. Penalidades lúdicas
  4. Quando adaptar?
  5. Consultoria em desenvolvimento com scrum
  6. Discussão em sala: quais problemas você já enxerga na adoção para seu time?

eXtreme Programming

  1. Valores
  2. Práticas
  3. Ferramental
  4. Mais métricas

O que vem a seguir?

  1. Leituras e pessoas
  2. Certificações
Ler mais

Localização

Programação

Este evento não possui atividades no momento.

Planta do Evento

A planta do evento não está disponível.

Contato

Preencha os campos abaixo para enviar e-mail ao organizador.

Campos Obrigatórios
Campos Obrigatórios
Ao se cadastrar, você concorda com nossos Termos de uso.
Ajaxloader

Compartilhar evento por e-mail


Para continuar, faça login ou cadastre-se.

Recomende este evento para sua rede.

Selecione os usuários que deseja recomendar este evento.